Pular para o conteúdo principal

Artista cearense ganha premiação no 1° concurso Paz no Caos

O painel vencedor é do artista Almeida Luz. Foto: Divulgação/Assessoria
O artista cearense Almeida Luz, mais conhecido como LUZ, foi o vencedor do I Concurso PAZ no CAOS, promovido nos meses de agosto e setembro pela SJ Administração de Imóveis. Com o objetivo de divulgar a arte urbana, a empresa disponibilizou uma parede de 35m² no interior de sua agência central (Av. Santos Dumont, 1388) para receber a obra – escolhida por uma comissão julgadora – e uma premiação em dinheiro, além de todo o material de pintura e suporte requerido pelo artista para a execução do projeto.
Ao todo, a empresa recebeu 19 inscrições de obras de artistas locais. “Assim como a arte urbana, a SJ também está presente em toda a cidade, então, é natural que nossos caminhos se cruzem”, afirma Luciana Alencar, diretora geral da empresa. A iniciativa integra uma série de ações em comemoração aos 35 anos da SJ, como a reforma de sua sede. “O painel veio a coroar essa celebração, oferecendo aos nossos colaboradores e clientes o contato permanente com uma arte tão genuína como a urbana”, complementa a gestora, enfatizando que visitantes são muito bem-vindos para apreciar a obra.

Sobre a obra Paz no Caos

O painel de 35m², executado por Luz, foi finalizado no início de outubro. Utilizando técnica em spray, o artista conta que passou vários dias tentando compreender a sensação de paz em uma situação de caos, até encontrar no elemento gráfico do farol o ponto de partida para seu trabalho. “Ele representa um norte, uma direção para quem se encontra perdido”, conta o artista. Construído sobre uma rocha, o farol aparece firme e imponente em meio a figuras que remetem à desordem. “Nesses elementos, priorizei o uso de cores quentes, como amarelo, laranja e vermelho, para provocar um estado de inquietação”, continua.
Quem conhece o trabalho de Luz, consegue identificar no painel uma característica forte de seus trabalhos, as hachuras. Este foi o maior trabalho indoor já realizado pelo artista, cujas obras estão presentes em vários pontos da cidade, como os murais do Boteco Praia (Avenidas Beira-mar e Abolição) e da Rua Compartilhada (Hospital São Carlos).

Incentivo

Ainda incipientes em nossa capital, iniciativas como a da SJ ajudam a quebrar paradigmas relacionados à arte urbana, enquanto uma arte marginalizada, destinada somente às ruas. “Essa mobilização funciona como um despertador, como uma nova forma de apresentar a street art, possibilitando ao artista diferentes formas de contato com seus apreciadores, abrindo novos mercados e formas de comercialização também”, analisa Luz.
O painel de Luz soma-se a outras obras de artistas cearenses em exposição na agência central da SJ, como a obra “Iracema”, de Zé Pinto, esculturas de Mestre Noza e o presépio feito de material reciclável pelo artista Luís Eduardo Ângelo da Silva, exposto no período de Natal. “Temos como uma de nossas missões valorizar e incentivar a produção artística da nossa terra, tão rica e expressiva, por isso, fazemos questão de expor algumas obras que a representam em nossa agência para que o público tenha um acesso direto a elas”, explica Luciana Alencar.

Sobre o artista Luz

Almeida Luz, artista urbano cearense mais conhecido como Luz, possui mais de 20 anos de carreira, tendo enveredado pela ilustração, quadrinhos e fotografia. Há 10 anos, ganhou as ruas e faz delas o habitat natural para suas artes, adotando um traço inconfundível com sua técnica em spray. Pintou por diversas cidades dentro e fora do Brasil, tendo suas obras expostas em galerias, centros culturais e universidades, além de murais espalhados em vários pontos conhecidos de Fortaleza. Atualmente, o artista dedica-se também a ensinar técnicas de desenho, pintura a óleo e spray por meio de oficinas.
Contato: (85) 98827-6444 / grafiteluz@gmail.com

Serviço

Exposição Paz no Caos
Data: aberto à visitação por tempo indeterminado
Local: SJ Administração de Imóveis – Avenida Santos Dumont, 1388
Horário: 8h às 19h (segunda à sexta) e 8h às 15h (sábados)
Visitação gratuita
Mais informações: (85) 3255-8818

Com informações da Assessoria de Comunicação
Boa Notícia

Comentários