Pular para o conteúdo principal

Veja dez monumentos brasileiros iluminados de rosa

Anualmente, prédios e monumentos por todo o mundo ganham novosares durante o mês de outubro. No embalo do período conhecido como Outubro Rosa, pontos turísticos e equipamentos públicos, e privados, brasileiros aderem à cor em prol da conscientização à prevenção do câncer de mama.
O ato de iluminar de rosa monumentos, pontes, teatros e outros locais turísticos foram posteriores ao inicio da campanha - não há, porém, uma informação oficial de como, quando e onde foi realizada a primeira iluminação. A ação, entretanto, já se tornou símbolo do período. Confira dez monumentos das cinco regiões do País que "se vestiram de rosa" durante este mês.

1. Espigão
Fortaleza está no clima do Outubro Rosa. Durante o mês de outubro, vários lugares da cidade iluminam suas fachadas e pontos turísticos. O Espigão, próximo à avenida Rui Barbosa, é exemplo de locais que aderiram à campanha e trazem o rosa em sua estrutura.

2. Elevador Lacerda
Um dos principais símbolos de Salvador foi iluminado em referência ao Outubro Rosa. O Elevador Lacerda, até o fim deste mês, permanece em tom de rosa.

3. Cristo Redentor
Cartão postal mais conhecido do Rio de Janeiro e também uma das sete maravilhas do mundo moderno, o Cristo Redentor iluminou-se de rosa neste mês de outubro

4. Viaduto do Chá
São Paulo entrou novamente na campanha Outubro Rosa. Alguns pontos da capital paulista estão iluminados, como é o caso do Viaduto do Chá.

5. Palácio do Planalto
Brasília ilumina as fachadas dos prédios dos três poderes em adesão ao Outubro Rosa – o Palácio do Planalto onde fica o gabinete oficial da presidência da república também se iluminou de rosa neste mês.

6. Viaduto Latif Sebba
Importante cartão postal de Goiânia, capital de Goiás, o viaduto Latif Sebba, por mais um ano, aderiu ao rosa em alusão à campanha mundial de combate ao câncer de mama.

7. Fachada do TJPA
Em Belém, capital do Pará, a fachada do Tribunal de Justiça do estado segue até o final deste mês iluminada de rosa.

8. Teatro Amazonas
Ainda na região norte do Brasil, outra cidade aderiu ao Outubro Rosa: Manaus. A capital amazonense, mais uma vez, iluminou um de seus principais e mais antigos cartões postais, o Teatro Amazonas, fundado em 1896.

9. Estufa do Jardim Botânico
Em Curitiba, capital do Paraná, é tradição a iluminação da estufa do Jardim Botânico durante o mês de outubro. Em 2017, não é diferente e a beleza desse ponto turístico curitibano não ficaria fora dessa lista.

10. Museu de História da Medicina
No Rio Grande do Sul, o Outubro Rosa tem atenção especial. Segundo dados da Fundação de Economia e Estatística (FEE) apontam que o estado gaúcho possui a terceira maior taxa de mortes por câncer de mama entre as mulheres com mais de 20 anos. Na imagem, o Museu da História da Medicina, localizado em Porto Alegre.
O Povo

Comentários