Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Dezembro 13, 2016

Estados assinam pacto para criar comissões de combate ao trabalho escravo

Da Agência Brasil Um pacto foi assinado hoje (13), em Brasília, entre o governo federal, 15 estados e o Distrito Federal na tentativa de fortalecer o combate ao trabalho escravo no país. Saiba MaisSTF libera divulgação de lista de empresas autuadas por trabalho escravo O documento prevê que sejam criados, até dezembro de 2017, Comissões Estaduais para Erradicação do Trabalho Escravo (Coetrae) e, no caso dos estados que já possuem o órgão, que seja garantido o pleno funcionamento dos grupos. A criação das instâncias estaduais está prevista desde 2003, quando foi criado a Comissão Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo (Conetrae). As comissões têm a participação de diferentes órgãos do Estado e também de organizações da sociedade civil. Assinaram o pacto nesta terça-feira as seguintes unidades da federação: Maranhão, Bahia, Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte, Rondônia, Pará, Tocantins, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná …

Lições para a vida

Padre Geovane  Saraiva* Pela nossa simples e humilde iniciativa literária, prestes a ser publicada numa feição totalmente pastoral, rogamos ao bom Deus que possamos contribuir, quando olhamos o clamoroso gemido de dor da humanidade, manifestado numa sociedade pouco organizada, distraída e adormecida ao sonho do nosso bom Deus, com um mundo de harmonia, esperança e paz. Assim como a esperança deve ser para nós cristãos qual âncora da alma, firme e segura,[1] que o nosso livro, ao chegar em suas mãos, estimado leitor, possa favorecer no sentido de consolidar e elevar sua alma, em meio às tempestades da vida.
Como alhures já dissemos por vezes, à medida que passam os tempos, a missão da Igreja merece uma maior atenção, sempre acompanhada de um renovado ardor da parte dos cristãos. Faz-se mais necessário o valor indizível da oração como sustento da ação missionária e pastoral da Igreja; e o sucesso de todo trabalho depende, evidentemente, da íntima e estreita união com Deus dos seguidores d…

Lições para a vida: palavra do Prof. José Olímpio Araújo

POR UM NOVO ARDOR MISSIONÁRIO Professor José Olímpio de Sousa Araújo* POR UM NOVO ARDOR MISSIONÁRIO

“Lições para a vida” nos remete ao novo sentido do ser religioso, do pastoreio da Igreja e da corresponsabilidade dos cristãos, em busca de um mundo de paz, de harmonia, de solidariedade. Levando a sério o mandamento de Jesus Cristo: “Ide por tudo o mundo; pregai o Evangelho a todas as criaturas” (Mc 16,15).

Para tanto, o autor foca na Carta que Jesus deixou para a Humanidade, ainda tão pouco lida e tão pouco entendida em sua verdadeira mensagem; e na sabedoria deixada por figuras exponenciais do cristianismo, dos primórdios ao tempo atual: João Batista, São Pedro, São Paulo, Santo Agostinho, Pe. Antônio Vieira, Santo Afonso Maria de Ligório, Teresa D’Ávila, Madre Teresa de Calcutá, Charles de Foucauld, e outros sábios, doutores e santos... Profundo conhecedor da vida e obra de D. Hélder Câmara e das mensagens do Papa Francisco, alicerça seus escritos nas ideias e exortações dos dois, …

ACL elege Ubiratan Aguiar presidente

A Academia Cearense de Letras (ACL) elegeu, na tarde de ontem, a nova diretoria para o biênio 2017-2018. Em evento no Palácio da Luz, no Centro da Capital, o escritor e magistrado Ubiratan Aguiar foi escolhido o novo presidente da entidade, tendo como vice-presidente a escritora Angela Gutierrez. A posse da nova administração deve ocorrer no início de fevereiro. Titular desde 2013 da cadeira de número 29 da ACL, cujo patrono é o historiador Paulino Nogueira, Ubiratan Aguiar sucederá, a partir do ano que vem, o escritor José Augusto Bezerra no cargo de presidente. Natural do Cedro, Aguiar é bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e atuou na política como vereador, deputado e ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). Na literatura, lançou obras de poesia e livros nas áreas de Educação e Política. Após a eleição, Aguiar agradeceu aos membros da ACL e destacou a honra de se tornar o mais novo presidente. "Presidir a Academia Cearense de…

Fortaleza Liberta volta a celebrar e debater a cultura negra na capital cearense

por Felipe Gurgel - Repórter Marcello Santos (de boina), do grupo Caravana Cultural, participa da sétima edição do Fortaleza Liberta ( Foto: Divulgação ) A sétima edição do projeto "Fortaleza Liberta" acontece hoje (13), de 16h às 22h, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), na Praia de Iracema. O evento, trazendo a referência dos marcos abolicionistas no Ceará, celebra as expressões da cultura negra em Fortaleza. A programação reunirá, além das cerimônias de abertura e encerramento, painéis, apresentações dos grupos locais "Na Quebrada do Coco", "Batuqueiros da Caravana" e "D' Passagem"; exposição de indumentárias e adereços da Associação Cultural Maracatu Rei do Congo e o lançamento da próxima edição da Bienal Percussiva. As discussões vão se concentrar em dois momentos. Às 16h20, no auditório do CDMAC, haverá o painel "As manifestações da cultura tradicional e popular de expressão afro-brasileira presentes em Fortaleza"…

Hoje é celebrada Santa Luzia, padroeira dos olhos

(ACI).- Neste dia 13 de dezembro, a Igreja celebra a festa da Santa Luzia, padroeira dos olhos, porque, segundo uma antiga tradição, teriam arrancado os olhos dela por proclamar firmemente a fé, mas, ela recuperou a visão. Segundo “as atas” de Santa Luzia, ela nasceu na Siracusa, Sicília (Itália), em uma família nobre e foi educada na fé, tanto que fez votos de virgindade, em segredo. Seu pai morreu durante sua infância e sua mãe Eutiquia a incentivada a contrair matrimônio com um jovem pagão. Estando sua mãe enferma, Luzia propôs que fossem em romaria ao túmulo de Santa Águeda, em Catânia, e que se Eutiquia ficasse curada, isto seria a confirmação de que não deveria se casar. Deus ouviu suas orações e, milagrosamente, sua mãe se curou. Ela, então, revelou que desejava se consagrar a Deus e repartir sua fortuna entre os pobres. Eutiquia lhe deu a permissão. O pretendente de Luzia se incomodou e delatou a santa como cristã. O juiz insistiu para que desistisse, mas Santa Luzia lhe responde…

Nasce primeira biblioteca em braille em Portugal

A primeira biblioteca em braille em Portugal vai nascer na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), pelas mãos dos responsáveis pelo Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID) daquela instituição, com o apoio do Lions Clube de Leiria. Com o mote «Mãos que lêem», a biblioteca terá obras de vários géneros literários.
«Queremos disponibilizar um espaço em braille que englobe não só obras técnicas, que é o que geralmente acontece – incluídas numa biblioteca `normal´ –, mas também romances e outras obras, para que a comunidade cega possa ter uma verdadeira biblioteca, diversificada e com opções para todos os gostos e necessidades», explicou Célia Sousa, coordenadora do CRID, citada pelos serviços de comunicação da instituição.
A professora e investigadora da ESECS realça que «imprimir em braille é muito dispendioso, pelo que contar com o apoio do Lions Clube de Leiria é essencial para a prossecução deste projeto, porque além do…

Festival de Música Rádios MEC e Nacional anuncia os vencedores

Vladimir Platonow - Repórter da Agência Brasil Rio de Janeiro - A premiação do Festival de Música Rádios MEC e Nacional 2016 teve apresentação do grupo de choro Época de Ouro (Vladimir Platonow/Agência Brasil)Vladimir Platonow/Agência Brasil Os vencedores do Festival de Música Rádios MEC e Nacional 2016 foram conhecidos na noite desta segunda-feira (12), durante solenidade de entrega da premiação em sete categorias. A festa ocorreu na Sala Funarte Sidney Miller, no Palácio Gustavo Capanema. Neste ano, foram inscritas 217 músicas, sendo 167 de MPB, 38 de música instrumental e 12 de música erudita. O festival marca as festividades dos 80 anos das rádios MEC e Nacional. O prêmio de Melhor Canção ficou com Prato Cheio, interpretado por Ana Clara Horta, de autoria de Ana Clara Horta, Miguel Jorge, Gabriel Pondé e João Bernardo. A melhor Música Instrumental foi concedida a Villalobiando, interpretada por Quarteto Djalma, de autoria de Henrique Machado. O prêmio foi transmitido ao vivo pelas rádi…

Passageiro terá que pagar por bagagem em voos a partir de março

Sabrina Craide - Repórter da Agência Brasil A partir de março do ano que vem, as companhias aéreas não terão mais que oferecer obrigatoriamente uma franquia de bagagens aos passageiros. Isso significa que os viajantes vão poder escolher, na hora de comprar a passagem, se vão despachar ou não as bagagens. Para quem optar pelo serviço, poderá haver cobrança pelo volume despachado. A medida valerá para passagens compradas a partir de 14 de março de 2017. Atualmente, a franquia de bagagens é de um volume de 23 quilos nos voos domésticos e de dois volumes de 32 quilos nos internacionais.  As novas regras para o transporte aéreo de passageiros estão em consulta pública desde março e deverão ser aprovadas pela diretoria da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) amanhã (13). Para a agência, a liberalização das franquias vai trazer benefícios aos passageiros. “A Anac não vai mais dizer que o passageiro vai ter que pagar necessariamente por uma peça de 23 quilos. Pode ser 23 quilos, 10 quilos, 15…

Enem será aplicado hoje e amanhã para privados de liberdade

Unidades prisionais e socioeducativas têm 54.358 candidatos inscritos para fazer o EnemAgência Brasil Começa nesta terça-feira, 13, a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para pessoas privadas de liberdade. As provas serão aplicadas hoje e amanhã para 54.358 inscritos de unidades prisionais e socioeducativas, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O número representa um aumento aproximado de 19% em relação aos 45,5 mil inscritos no ano passado. A maioria dos inscritos, 58%, é da Região Sudeste. O Sul tem 17% das inscrições, o Nordeste, 12%, o Centro-Oeste, 7%, e o Norte, 6%. A maior parte deles, 78% (42.490), tentará a certificação do ensino médio por meio do exame. Para isso, os candidatos precisarão alcançar pelo menos 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento das provas e nota acima de 500 pontos na redação. Vão participar do exame os órgãos e as instituições cujas unidades prisionais e socioeducativas firmara…

Projeto Sorriso Grisalho e o trabalho voluntário que resgata autoestima

Os alunos, com a orientação dos professores, vão até instituições que abrigam idosos para cuidar da saúde bucal, dos sorrisos. As entidades acolhidas em 2016 são: Lar Sagrado Coração, Lar três Irmãs e a Unidade Abrigo, todos localizados em FortalezaFoto: Divulgação / ProjetoAlunos e idosos em um momento de aprendizado e troca de experiências Vontade de ajudar, ânsia para pôr em prática os ensinamentos da universidade e a sensação de ter feito algo bom para pessoas que não teriam como pagar pelo serviço. Essas são características de um projeto realizado por professores e alunos do curso de odontologia da Universidade Federal do Ceará. É o projeto sorriso grisalho.
Trata-se de um projeto de extensão da UFC que busca resgatar a autoestima através da reabilitação do sorriso dos idosos. Os alunos, com a orientação dos professores, vão até instituições que abrigam idosos para cuidar da saúde bucal, dos sorrisos. As entidades acolhidas em 2016 são: Lar Sagrado Coração, Lar três Irmãs e a Un…