Pular para o conteúdo principal

Projeto Sorriso Grisalho e o trabalho voluntário que resgata autoestima

Os alunos, com a orientação dos professores, vão até instituições que abrigam idosos para cuidar da saúde bucal, dos sorrisos. As entidades acolhidas em 2016 são: Lar Sagrado Coração, Lar três Irmãs e a Unidade Abrigo, todos localizados em Fortaleza

Foto: Divulgação / Projeto
Alunos e idosos em um momento de aprendizado e troca de experiências
Vontade de ajudar, ânsia para pôr em prática os ensinamentos da universidade e a sensação de ter feito algo bom para pessoas que não teriam como pagar pelo serviço. Essas são características de um projeto realizado por professores e alunos do curso de odontologia da Universidade Federal do Ceará. É o projeto sorriso grisalho.

Trata-se de um projeto de extensão da UFC que busca resgatar a autoestima através da reabilitação do sorriso dos idosos. Os alunos, com a orientação dos professores, vão até instituições que abrigam idosos para cuidar da saúde bucal, dos sorrisos. As entidades acolhidas em 2016 são: Lar Sagrado Coração, Lar três Irmãs e a Unidade Abrigo, todos localizados em Fortaleza.

Aluno do segundo semestre do curso de odontologia, Samuel Dias fala da importância do projeto: “semestre passado eu visitei um abrigo de idosos que despertou em mim a vontade de ajudar de alguma forma, então resolvi unir o útil ao agradável. Ao mesmo tempo que busco os ensinamentos para a profissão que escolhi, ajudo pessoas a ter uma melhor qualidade de vida”, afirma Samuel. Ele também fala da preocupação em conhecer os idosos, saber mais sobre eles. “Além das atividades de higienização bucal e prevenção nós também desenvolvemos atividades lúdicas com eles, no intuito de estreitar os laços de afeto”, pontua o estudante.

À frente da coordenação do projeto há três anos, o professor Rômulo Régis conversou com a Agência da Boa Notícia sobre o trabalho desenvolvido. Acompanhe na entrevista.

(Agência da Boa Notícia) Há quanto tempo o projeto acontece?
Rômulo Régis - Desde 2000, cadastrado na Pro-reitoria de Extensão da UFC

(ABN) Por que você, como profissional, resolveu atuar em um projeto voluntário em benefício da terceira idade?
Esse foi minha primeira experiência em um projeto de extensão durante a graduação, de 2000-2005. Participei efetivamente das atividades do projeto durante esse periodo. Após me graduar, me especializei na área de reabilitação oral e tenho trabalhado bastante com o público idoso no ambiente clinico. Quando retornei a UFC como docente, fui convidado pela coordenadora do projeto a me juntar a ela nas atividades do projeto novamente, em 2013, e desde entâo estou à frente do projeto juntamente com ela, a profa. Walda Viana Brigido de Moura. Gosto muito de trabalhar com o público idoso, eles têm muito a nos ensinar.

(ABN) Quantos idosos já foram beneficiados com o trabalho?
É difícil estimarmos esse número... pois todos os semestres nossas atividades variam... atuamos em Instituições de Longa permanência para idosos (atualmente estamos na Unidade de Abrigo do estado, no Lar Três Irmãs e no recanto Sagrado Coração de Jesus. Realizamos também por 5 anos na Casa de Nazaré), em grupos de convivência de Idosos, os quais são formados por idosos mais independentes. Já atuamos em grupos de idosos em Guaramiranga, por exemplo. Cada instituição ou grupo tem número de participantes bem distinto...

(ABN) Como é feita a triagem para a escolha das instituições beneficiadas?
Geralmente conhecemos uma instituição nova quando somos solicitados e, se percebermos que podemos contribuir com ela, nós fazemos um plano de trabalho.

(ABN) Além do acompanhamento da saúde bucal dos pacientes, há outras atividades trabalhadas nos encontros com os idosos? Quais?
Sim. Nosso contato direto com os idosos se dá por meio de atividades de educação em saúde bucal, exame para levantamento de necessidades bucais, higienização bucal supervisionada, atendimento ambulatorial e domiciliar. Além disso, fazemos atividades de convivência com os idosos como dinâmicas de grupo, rodas de conversa, bazares e oficinas de artesanato, participação nas festividades promovidas pelas próprias instituições, como Festas Juninas, comemoração do Dia dos Pais e Mães, Natal, Carnaval, Páscoa, dentre outras. Também, buscamos promover capacitação aos cuidadores atuantes nas instituições para que eles possam participar nesse processo de prevenção e promoção da saúde bucal dos idosos residentes,

(ABN) O que é a odontogeriatria? Quais os desafios desse ramo da odontologia?
Odontogeriatria é “a especialidade que se concentra no estudo dos fenômenos decorrentes do envelhecimento que também têm repercussão na boca e suas estruturas associadas, bem como a promoção de saúde, o diagnóstico, a prevenção e o tratamento de enfermidades bucais e do sistema estomatognático do idoso”. Temos  grandes desafios: 1. formação especializada de dentistas que promovam a saúde bucal, atuem na prevenção e no restabalecimento da saúde bucal de idosos nos ambientes fora dos consultórios: nas instituições de longa permanência, nos domicílios, bem como em ambientes hospitalares.  2. Inserção da Odontogeriatria nos currículos acadêmicos, assim como temos áreas como odontopediatria. 3. Formação adequada de cuidadores de idosos e auxiliem na manutenção da saúde bucal desses idosos, entendendo que a mesma é parte essencial da saúde geral deles.

(ABN) Quais as doenças bucais mais comuns na terceira idade?
Cárie; doença periodontal; Edentulismo parcial ou total (perda dos dentes); câncer de boca; infecções orais e sistêmicas associadas ao uso de próteses dentárias; manifestações orais de medicações sistêmicas, como a xerostomia (diminuição do fluxo salivar).
 
Serviço:
Projeto Sorriso Grisalho

Boa Notícia

Comentários