Pular para o conteúdo principal

Pastoral do Turismo na Bahia promove ações em igrejas do centro histórico da capital

O projeto "Verão com Fé" vai promover apresentações musicais, palestras e celebrações de padroeiros
A Pastoral do Turismo de Salvador (BA) lançará, no próximo dia 20, o projeto "Verão com Fé". Durante os meses de janeiro e fevereiro, as igrejas históricas ou de peregrinação do Centro Histórico e da Cidade Baixa da capital baiana vão receber atividades diversas relacionadas ao turismo religioso. Além das grandes festas de padroeiros que acontecem no verão, como Bom Jesus dos Navegantes e Senhor do Bonfim, os turistas terão a oportunidade de participar de palestras sobre os painéis de azulejos da igreja da Ordem 3ª de São Francisco e de tardes de louvor na igreja de Nossa Senhora d'Ajuda.
Para o coordenador nacional da Pastur e na arquidiocese de Salvador, padre Manoel Filho, a ideia é oferecer ao turista e ao soteropolitano uma programação diferenciada durante o verão. “É uma forma de mostrar a Igreja viva, acolher bem, oferecer opções e divulgar a dinâmica das comunidades de Salvador”, destaca o padre. O lançamento do projeto Verão com Fé sera às 15h, na sede da cúria metropolitana de Salvador. Atualmente, a arquidiocese de São Salvador abriga o maior número de basílicas do país, 4, e é dirigida pelo arcebispo primaz do Brasil, dom Murilo Krieger.
De acordo com o coordenador da Pastur, padre Manoel Filho, é perceptível o surgimento da demanda de articulação onde já é possível pensar em ações bem práticas, como a sinalização das igrejas e a formulação de informações para peregrinos. “A Cidade Baixa tem uma característica muito forte do turismo religioso, com realidades muito próprias da região e com isso surge a necessidade de pensar esse aspecto com mais força”, disse.
Com informações da Pastur e arquidiocese de Salvador (BA)
CNBB

Comentários