Pular para o conteúdo principal

Lições para a vida: palavra do Prof. José Olímpio Araújo

POR UM NOVO ARDOR MISSIONÁRIO
Professor José Olímpio de Sousa Araújo*
Resultado de imagem para Professor José Olímpio de Sousa Araújo amlef
POR UM NOVO ARDOR MISSIONÁRIO

“Lições para a vida” nos remete ao novo sentido do ser religioso, do pastoreio da Igreja e da corresponsabilidade dos cristãos, em busca de um mundo de paz, de harmonia, de solidariedade. Levando a sério o mandamento de Jesus Cristo: “Ide por tudo o mundo; pregai o Evangelho a todas as criaturas” (Mc 16,15).

Para tanto, o autor foca na Carta que Jesus deixou para a Humanidade, ainda tão pouco lida e tão pouco entendida em sua verdadeira mensagem; e na sabedoria deixada por figuras exponenciais do cristianismo, dos primórdios ao tempo atual: João Batista, São Pedro, São Paulo, Santo Agostinho, Pe. Antônio Vieira, Santo Afonso Maria de Ligório, Teresa D’Ávila, Madre Teresa de Calcutá, Charles de Foucauld, e outros sábios, doutores e santos... Profundo conhecedor da vida e obra de D. Hélder Câmara e das mensagens do Papa Francisco, alicerça seus escritos nas ideias e exortações dos dois, principalmente. Sem esquecer a vivificante espiritualidade do outro Francisco, “o Pobrezinho de Assis”.

Outro ponto marcante nestes artigos do Pe. Geovane: conclui cada texto com uma exortação, deixando claro que seu objetivo maior é evangelizar. E sua escrituração, a serviço da fé e da evangelização, lhe valeu expressivos e expressos reconhecimentos do próprio Papa Francisco.

Mostra, com simplicidade e clareza, princípios da sã doutrina, e variados temas, polêmicos ou não, que devem constar da pauta de vida dos cristãos, tais como: a Bíblia Sagrada; a Eucaristia e a Adoração (íntimo contato com “o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”); a vocação; a vivência cristã e a vida de oração; a fé, a esperança, e a caridade; o amor conjugal, o amor de Deus (a ser vivenciado pelos seguidores de Cristo); as injustiças sociais, os refugiados; a morte (a passagem para a verdadeira vida – afinal, “por vontade do Criador e Pai, somos convidados a nunca perdermos de vista a cidade do céu, a Jerusalém do Alto”).

E o mundo segue sedento de amor. E a messe precisando de mais, muito mais operários. Para espalhar esse amor alucinado de Deus para com as criaturas. O Amor que “não é amado”. E (por que não dizer?) ao lado das injustiças sociais, o maior pecado do mundo é a falta de amor entre as pessoas. Aliás, as injustiças sociais são consequências claras e visíveis da falta de amor. Pois bem. Pe. Geovane Saraiva, o acadêmico, escritor e sacerdote, é um convicto operário da Messe do Senhor. Incita os leitores a um modo novo de ser missionário, do qual ele próprio, como pastor, está imbuído. Sempre acreditando, sempre confiando na misericórdia divina. “Como é maravilhoso notar nas pessoas uma fé viva, lúcida e consequente!”, exclama ele. Entende que “o sustento da ação missionária da Igreja e o sucesso de todo trabalho depende, evidentemente, da íntima e estreita união com Deus dos seguidores de Jesus de Nazaré”.

Assevera Dom Hélder Câmara: "Missão é partir, é não se deixar bloquear nos problemas do pequeno mundo a que pertencemos (...) É, sobretudo, abrir-se aos outros como irmãos, descobri-los e encontrá-los. E, se para encontrá-los e amá-los é preciso atravessar os mares e voar lá nos céus, então Missão é partir até aos confins do mundo" (Dom Hélder Câmara). Entendamos, com o Papa Francisco, que nos é necessária a ‘coragem’ de sermos missionários e de “resistirmos à incredulidade no mundo atual“.

Cada vez que leio um artigo do Pe. Geovane, enriqueço-me na Fé, no Amor e na Caridade. Sinto-me próximo, e desejoso, de pertencer ao quadro de discípulos de Cristo.

E eis que, nesta coletânea de artigos, ele nos oferece lições de catequese, uma catequese “enxuta”, sem exagero, sem proibições, catequese de amor e paz, tal como ensinou o Mestre dos mestres. “Lições para a vida”. Oxalá que ela atinja os confins do mundo, na santa ânsia de um novo ardor missionário, pregado por Pe. Geovane Saraiva

*É coautor dos livros “Desenvolvendo a habilidade de escrever” e “Ortografia Atualizada”, com programa na  Universitária FM - Minuto da Língua, (Da Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza (AMLEF) e da Academia Limoeirense de Letras).

Comentários