Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 12, 2014

Retorno - Totó

Imagem
Gonzaga Mota* Nunca sairás da minha lembrança, teus olhos castanhos e lindos, tua face alegre e macia, tuas ideias puras e sinceras, dão-me triste saudade.
É por isso que canto com esperança: voltas para mim. Não estou no último estágio da vida. Tenho forças para encontrar a verdade, não vou chorar, mas sorrindo, te amar, margarida..
- Ah, como seria bom ter você, ao meu lado, feliz. Não sou cético, voltarás. Será uma estória do bem, nunca será do mal. De amor.
*Integra a  Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza, poeta, escritor, professor da UFC e ex-governador do Ceará

Cinema - Título original: Tabu

Imagem
Tabu Uma idosa temperamental, uma empregada cabo-verdiana e uma vizinha dedicada a causas sociais partilham o mesmo andar em um prédio em Lisboa. Quando a primeira morre, as outras duas passam a conhecer um episódio do seu passado.
País: Brasil / Portugal / Alemanha Ano: 2012 Gênero: Drama Classificação: 14 Direção: Miguel Gomes Elenco: Teresa Madruga, Laura Soveral, Ana Moreira, Henrique Espírito Duração: 110 min

Em cartaz

Estados Unidos anunciam proibição do comércio de objetos de marfim

Imagem
domtotal.com Objetos feitos de marfim, num evento contra a venda do material, em Londres, em 10 de fevereiro de 2014. Washington - Os Estados Unidos anunciaram nesta terça-feira que proibirão o comércio de marfim, em um novo esforço para ajudar os países africanos a lutar contra a caça ilegal de elefantes e rinocerontes.
"Esta proibição é a melhor forma de garantir que o mercado dos Estados Unidos não contribua para a diminuição dos elefantes africanos que vivem em estado selvagem", destacou a presidência americana em um comunicado.
O decreto da Casa Branca proíbe qualquer importação de marfim de elefante da África, em particular na forma de Antiguidades, e as exportações - com algumas exceções, entre as quais algumas antiguidades genuínas.
Para ser considerado uma antiguidade, um objeto deve ter mais de 100 anos e cumprir com outros critérios estabelecidos pela lei americana de proteção de espécies em risco de extinção.
O comércio ilegal de marfim é alimentado em grande parte pel…

Uma em cada 14 mulheres no mundo já foi vítima de abuso sexual

Imagem
domtotal.com Taxas mais altas de violência sexual estão no Centro da África Subsaariana Uma em cada 14 mulheres já foi, pelo menos uma vez, vítima de abuso sexual por parte de alguém que não o seu parceiro, mostra estudo feito em 56 países e publicado hoje (12) na revista The Lancet.
De acordo com o levantamento, a situação varia muito de país para país. A taxa de mulheres vítimas de abusos chega a 20% na região central da África Subsaariana mas, em média, 7,2% das mulheres com 15 anos ou mais dizem ter sido atacadas sexualmente pelo menos uma vez na vida.
"Descobrimos que a violência sexual é uma experiência comum para as mulheres em todo o mundo, e em algumas regiões é endêmica, atingindo mais de 15% em quatro regiões. No entanto, as variações regionais precisam ser interpretadas com cautela devido às diferenças na disponibilidade de dados e nos níveis de denúncia", explicou Naeemah Abrahams, do Conselho de Investigação Médica da África do Sul, que coordenou o trabalho com col…

Para juristas, projeto de lei antiterrorismo coloca em risco estado de direito

Imagem
domtotal.com Não especificar o que se enquadra como terrorismo abre possibilidade para criminalização política.Protesto no Congresso Nacional poderá ser enquadrado na nova lei, caso aprovada. Por Ayrina Pelegrino e Luka Franca
O Congresso Nacional voltou a debater a tipificação do terrorismo em sua pauta nesta terça-feira (11/2) motivado pela morte do cinegrafista Santiago Andrade ocorrida no dia anterior. O cinegrafista foi alvo de rojão durante manifestação contra o aumento da tarifa de ônibus no Rio de Janeiro na última quinta-feira (6). O falecimento levou alguns senadores a defenderem a aprovação do PLS 499/13 (Projeto de Lei do Senado), também conhecido como Lei Antiterrorismo, em regime de urgência pelo Senado.
O enunciado do artigo 2 do projeto define como terrorismo o ato de "provocar ou infundir terror ou pânico generalizado mediante ofensa ou tentativa de ofensa à vida, à integridade física ou à saúde ou à privação da liberdade da pessoa". A pena seria de 15 a 30 anos…

Que o sangue da Irmã Dorothy acorde a Igreja!

Imagem
Padre Geovane Saraiva*
Quando o site da Rádio do Vaticano publicou a notícia: “Padre Renato Salvatore, superior geral dos Camilianos e outras cinco pessoas receberam uma ordem de prisão preventiva, sob a acusação de terem impedido a dois sacerdotes de participar na eleição do Superior Geral da Ordem, que ocorreu em maio de 2013, encenando um falso controle da polícia judiciária. A ausência dos dois sacerdotes teria permitido ao Padre Salvatore ser eleito Superior Geral” (Rádio Vaticano, 07/11/2013). Assim, refleti comigo mesmo: a crise na Igreja vai muito além do que se imagina.
De longe sabemos da questão do homossexualismo, nas casas de formação e dentro do clero, como um tabu, o qual ninguém podia falar; a realidade no mundo inteiro de inúmeros sacerdotes que foram assassinados nas últimas décadas em situações ambíguas; de bispos e cardeais que são obrigados a renunciar, vivendo em situação de reclusão, alguns deles não podem nem presidir as celebrações eucarísticas, dentro dum conte…

Mais Visitadas

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

VIVENDO E APRENDENDO

Escritora portuguesa constrói alegoria sobre passado e presente do Brasil