Postagens

Mostrando postagens de Agosto 15, 2017

A DEMOCRACIA CAMUFLADA

Imagem
Grecianny Carvalho Cordeiro*
A Câmara dos Deputados está empenhada em votar a reforma política, consistente em promover algumas alterações do atual sistema eleitoral. Mas como nada que vem do Legislativo Federal se destina a fortalecer a democracia, a atender aos interesses do povo brasileiro, essa reforma política, votada às pressas, durante a madrugada, sem qualquer discussão com a sociedade, terá o condão de camuflar a combalida democracia brasileira. A reforma política, umas das moedas de troca para que a Câmara dos Deputados não aprovasse o pedido de abertura de processo contra o presidente da República por crime de corrupção, esconde seus perniciosos tentáculos.
Eis o resumo da ópera: DISTRITÃO. Os estados e municípios serão distritos eleitorais e elegerão os candidatos mais votados dentro do distrito. Não serão computados os votos para as legendas partidárias. DISTRITAL MISTO. O eleitor votará em um candidato de sua preferência e em uma lista fechada de candidatos, determinada p…

Razão e sobrenatural se chocam no romance "Coração satânico", de William Hjortsberg, recém-lançado no País

Imagem
por Dellano Rios - Editor de área William Hjortsberg tinha 76 anos quando morreu, em abril passado. Os obituários dedicados ao escritor norte-americano, invariavelmente, elegeram dois marcos em sua vida e obra: o romance "Falling Angel" (1978) e o roteiro de "A Lenda" (1985), uma fantasia mediana que Ridley Scott dirigiu, tendo Tom Cruise como protagonista. O primeiro diz mais das capacidades de Hjortsberg. O romance é uma história de detetive, com elementos sobrenaturais. Os dois domínios constantemente se encontram, na literatura, nos quadrinhos e no cinema, quase sempre pendendo mais para o clima de terror extraordinário. Mas Hjortsberg não é um ficcionista qualquer. É de um tipo caro às letras dos EUA: não é um gênio, nem tem cacife para criar um clássico, mas domina a técnica com poucos. É, por isso mesmo, o tipo de autor que Hollywood corteja (e deveria cortejar cada dia mais). Dito isso, vale lembrar que uma história de detetive é um exercício de lógica (vid…

I Encontro de Música Instrumental da UFC transforma Fortaleza em polo de discussão e difusão das mais diferentes frentes sonoras

Imagem
O título desta matéria pode até soar pomposo - afinal, quando comenta-se sobre o expediente da "erudição", um dos primeiros sentimentos que emerge é um processo de conhecimento hermético e, por vezes, excludente. Na contramão desse modelo, há quem entenda que uma instrução vasta e variada passa por dividir conhecimentos. Esta, em uma leitura inicial, é a missão do I Encontro de Música Instrumental da Universidade Federal do Ceará (UFC). Oficialmente, o evento acontece de hoje (15) até 20 de agosto, reunindo uma série de atividades em torno da música produzida no Ceará e Brasil. Outro atrativo da empreitada é ocupar diferentes espaços culturais e acadêmicos da Capital. A premissa é que toda a cidade respire música no mais puro sentido. A programação tem a característica democrática de reunir a experiência de musicistas consagrados à de realizadores que começam a dar os primeiros passos na área. Vontade de aprender e compartilhar vivências é, necessariamente, um dos requisito…

Cineclube exibe gratuitamente animação brasileira que concorreu ao Oscar

Imagem
O Cineclube Âncora realiza nesta quarta-feira, 16, a partir das 14 horas, a exibição do filme "O Menino e o Mundo" (2014), de Alê Abreu. Após a sessão, que será realizada no auditório do Porto Iracema das Artes, haverá debate com o animador e realizador, Levi Magalhães. O evento é gratuito e aberto ao público. O longa brasileiro "O Menino e o Mundo" foi um dos cinco indicados ao Oscar de melhor filme de animação na edição de 2016. O enredo apresenta a história de um garoto que sai do campo para a cidade grande em busca do pai, que teve que abandonar a família para procurar emprego. Para a surpresa do garoto, durante essa jornada ele encontra uma sociedade marcada pela pobreza, exploração de trabalhadores e falta de perspectivas. O Cineclube Âncora é um projeto criado e desenvolvido pelos alunos do Curso Básico de Audiovisual do Porto Iracema das Artes. Este mês, a iniciativa promove um ciclo de debates sobre o som nos filmes de ficção. Serviço: Cineclube Âncora- fil…

Igreja celebra Assunção de Maria

Imagem
Dogma foi definido por Pio XII em 1950, mas celebração tem vários séculos e é feriado nacional em Portugal Lisboa, 15 ago 2017 (Ecclesia) – A Igreja Católica assinala hoje a solenidade litúrgica da Assunção de Maria, um dogma solenemente definido pelo Papa Pio XII em 1 de novembro de 1950 e celebrado há vários séculos, numa data que é feriado em Portugal. “Declaramos e definimos ser dogma divinamente revelado que a imaculada Mãe de Deus, a sempre virgem Maria, terminado o curso da vida terrestre, foi assunta em corpo e alma à glória celestial", refere a constituição apostólica ‘Munificentissimus Deus’ com a qual se deu a definição deste dogma da fé católica. Pio XII referia que “não só os simples fiéis, mas até aqueles que, em certo modo, personificam as nações ou as províncias eclesiásticas, e mesmo não poucos padres do Concílio Vaticano pediram instantemente à Sé Apostólica esta definição”. “Com o decurso do tempo essas petições e votos não diminuíram, antes foram aumentando d…

Há 40 anos morria Elvis Presley, primeiro astro do rock

Imagem
Sua morte foi constatada no hospital: o rock acabava de perder seu primeiro astro. (1955) Show de Elvis Presley em Memphis (INP/AFP/Arquivos)
Em 16 de agosto de 1977, Elvis Presley foi encontrado inconsciente em sua mansão de Memphis, no estado do Tennessee. Sua morte foi constatada no hospital: o rock acabava de perder seu primeiro astro.
O "rei" foi fulminado por um ataque cardíaco aos 42 anos. Os boatos mencionavam uma overdose, e um de seus seguranças descreveu um Elvis "drogado e paranoico", em uma entrevista gravada poucas horas antes de sua morte.
Desmaios
Em 17 de agosto, milhares de pessoas se concentraram ao redor da mansão "Graceland", a residência do astro, para prestar uma homenagem e dar o último adeus ao lendário cantor, que estava praticamente aposentado desde 1972.
Na Elvis Presley Boulevard lotada, a mistura de emoção, calor sufocante e multidão provocou dezenas de desmaios e a intervenção de ambulâncias.
Os fãs anônimos foram autorizados…

Cérebro humano pode aprender apenas em certas fases do sono

Imagem
Pesquisas adicionais devem ser feitas para determinar como as descobertas podem ter uma aplicação prática como auxílio de aprendizagem. Participantes de um estudo foram capazes de memorizar padrões sonoros tocados para eles durante duas fases do sono. (Divulgação)
Cientistas fascinados com a ideia de que os humanos podem aprender enquanto dormem - uma nova lingua, por exemplo - há muito vêm encontrando resultados experimentais incompatíveis. Uma equipe de pesquisadores disse que finalmente desvendou o porquê: o cérebro humano pode aprender apenas em certas fases do sono.
Os participantes de um estudo foram capazes de memorizar padrões sonoros tocados para eles durante duas fases do sono chamadas Rapid Eye Movement (REM) e N2, revelam os pesquisadores na revista Nature Communications.
REM é a fase de inconsciência durante a qual temos sonhos vívidos e, como o nome diz, os olhos se movem rapidamente. A N2 é uma fase de sono mais leve, não REM.
Uma terceira fase do sono profundo, chamada…

Mais Visitadas

Papa Francisco sobre os direitos humanos: todos têm o direito de ser felizes

Dom Aloísio em nossos corações

O STF é uma vergonha

Diferenças entre instrução e educação