Postagens

Mostrando postagens de Maio 1, 2020

Anúncios Parceiro Magalu - Erigleissonevoce

Palavras têm poder

Imagem
Uma simples palavra tem o poder de alegrar alguém que sofre; de fazer sofrer alguém alegre; de alimentar e destruir sonhos; de trazer luz à vida ou de leva-la às sombras; de deflagrar a guerra e anunciar a paz. O fato é que nós somos a soma de nossas palavras, gestos e ações, a refletirem nossa essência. Por isso, palavras devem ser medidas, principalmente em momentos de raiva, porque elas podem ser nefastas; delas poderemos nos arrepender e não haverá mais como voltar e apagar o que foi dito. Muitas vezes, um pedido de desculpas ou de perdão jamais será suficiente para esquecer o que foi dito, porque palavras são como navalhas afiadas, que cortam a carne, que violentam a alma. Ao analisar a expressão: “E daí?”, em qualquer circunstância que for utilizada, sempre indicará desinteresse, desprezo, algo que não lhe diz respeito, que não lhe importa... Portanto, a expressão: “E daí?” Nunca, jamais, em qualquer situação, significará solidariedade, afeição, empatia, amor ao próximo, senso …

Curso básico de extensão LITERATURA CEARENSE

Imagem
Hoje, 1º de maio, além de ser o dia dedicado ao Trabalho, é aquele em que comemoramos os 191 anos de nascimento de JOSÉ DE ALENCAR, grande romancista cearense e brasileiro, que tão forte marca deixou em nossa literatura. Em 2019, aos seus 190 anos, apresentamos um projeto em comemoração à data e, assim, como presente desse aniversário para todos nós, A PARTIR DE 4 DE MAIO DE 2020 (segunda-feira), a Universidade Aberta do Nordeste da Fundação Demócrito Rocha, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e com o apoio da Universidade Federal do Ceará (UFC), inicia as INSCRIÇÕES GRATUITAS E ABERTAS PARA TODO O PAÍS do curso básico de extensão LITERATURA CEARENSE, com 140h. Fascículos, videoaulas, radioaulas, webconferências, material complementar, entre outros, com o objetivo de promover, de forma geral e para todo o país, o interesse, a pesquisa e a leitura da literatura produzida no Ceará, desde o século XIX à contemporaneidade, através de alguns de seus autores(as), grupos/agremiaçõe…

Leitores em extinção

Imagem
Preguiça e excesso de informação estão mudando nossos hábitos Apenas 8% dos brasileiros em idade produtiva são considerados plenamente capazes de entender e se expressar através da leitura e da escrita (Unsplash/ Seven Shooter) Fernando Fabbrini* Atenção, leitor, para a primeira frase: “o cachorro está pulando”. Segunda frase: “o cachorro está pulando de alegria porque seu dono chegou em casa trazendo um osso”. Entre esses dois cachorrinhos felizes há hoje um buraco que separa milhões de pessoas. Pesquisas realizadas nos EUA e Europa revelam que cerca de 35% dos indivíduos na faixa de 16 a 65 anos não se dispõem a entender porque o cachorro está pulando. É preguiça; uma preguiça assustadora associada à ansiedade. Por isso, leem apenas as primeiras palavras e desistem do resto. No Brasil é assim também. E pior: além do analfabetismo histórico que alcança quase 12 milhões, apenas 8% dos brasileiros em idade produtiva são considerados plenamente capazes de entender e se expressar através d…

Dia do trabalhador

Imagem
Proclamando São José como protetor dos trabalhadores, a Igreja quis demonstrar que está ao lado deles, os mais oprimidos, dando-lhes como patrono o mais exemplar dos homens, aquele que aceitou ser pai adotivo de Deus feito homem, mesmo sabendo o que poderia acontecer à sua família. Orani João, Cardeal Tempesta, O. Cist. Arcebispo da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro Iniciamos o mês de Maria com uma comemoração universal: o dia do trabalhador! Esta data é comemorada em todo o mundo e se apresenta como um clamor a reconhecer todas as circunstâncias que envolvem a realidade laboral, principalmente aquelas situações de exploração do trabalho e a realidade do crescente desemprego. Recordamos e rezamos por todos aqueles homens e mulheres que se esforçam na luta pelo pão de cada dia, com honestidade e valentia, fazendo frutificar na terra os dons recebidos por Deus manifesto em suas habilidades e colhendo os frutos do suor do seu rosto. O trabalho foi desde o princípio um precei…