Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Dezembro 7, 2017

CNH brasileira troca papel por plástico e vira "cartão de crédito" até 2019

Do UOL, em São Paulo (SP) 07/12/2017 09h07 Documento será totalmente reformulado: terá chip, código QR e poderá ser integrado a diversos sistemas públicos ou privados O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) anunciou nesta semana que a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) dos motoristas brasileiros passará por uma profunda reformulação até 2019: o documento deixará de ser confeccionado em papel e passará a ser de plástico, com chip e código QR integrados e funcionamento inspirado nos cartões de crédito. Segundo comunicado encaminhado pelo Ministério das Cidades, órgão ao qual o conselho está vinculado, o modelo foi desenvolvido com apoio da UNB (Universidade de Brasília), que elaborou um estudo recomendando a alteração. Objetivo será possibilitar que a CNH brasileira seja integrada a diversos outros sistemas, públicos ou privados, inclusive fora do país. Novos materiais, novas possibilidades Com a "CNH inteligente" será possível ter acesso rápido e offline, pelo celular,…

Escândalo de abusos sexuais às portas da Academia Sueca

Academia Sueca, instituição que concede anualmente o Nobel de Literatura, se viu envolvida em denúncias contra o marido de uma de suas integrantes, acusado de cometer abusos sexuais e de vazar o nome de vários ganhadores do prestigioso prêmio. Dezoito mulheres revelaram anonimamente há alguns dias supostas situações de assédio e abuso sexual, algumas delas ocorridas em instalações vinculadas à academia. Três das mulheres agora afirmam que esse mesmo homem em três ocasiões antecipou publicamente quem seria o ganhador do Nobel, informa o jornal Dagens Nyheter. Os nomes vazados seriam os da austríaca Elfriede Jelinek(Nobel em 2004), do britânico Harold Pinter (2005) e do francês Patrick Modiano (2014), segundo o principal jornal sueco. A reportagem acrescenta que esse indivíduo teria se gabado de uma suposta participação na concessão do Nobel de 2008 ao francês

Um brasileiro na Academia Francesa

O fotógrafo Sebastião Salgado tornou-se, nesta quarta-feira (6), o primeiro brasileiro a integrar a Academia de Belas Artes, instituição que tem origem no século 17 e uma das cinco academias que compõem o Institut de France, templo da excelência francesa nas artes e nas ciências. Em diversos momentos da cerimônia o fotógrafo não conteve as lágrimas. Ele tomou posse em uma das quatro cadeiras da seção de fotografia da academia, para a qual foi eleito em 2016, no lugar de seu amigo Lucien Clergue, morto em 2014. Com a mesma elegância com que veste seu colete para percorrer os quatro cantos do planeta, Salgado entrou no plenário do Institut de France vestindo o fardão preto com detalhes bordados em dourado da instituição. A cerimônia foi aberta com uma mensagem rápida enviada pelo presidente francês Emmanuel Macron, que não esteve presente, mas enviou suas "mais calorosas saudações" ao fotógrafo brasileiro. No discurso de boas-vindas, o fotógrafo francês Yann Arthus-Bertrand, …

Exposição de um dia reflete sobre o tempo e o papel da imprensa

É com uma trajetória de grandes exposições que a Multiarte, uma das galerias de arte mais antiga da Capital, comemora 30 anos este mês. Nos últimos anos, além das exibições, o espaço tem recebido grupos de estudos dedicados à reflexão e ao pensamento artístico. Desses encontros surgiu o projeto experimental ma.té.ri.a, iniciativa que tem como mestre e curador o artista visual Solon Ribeiro. Durante os últimos sete meses, Solon reuniu um coletivo de artistas para a realização de pesquisas que resultaram em um projeto de livro cujo fio condutor é a imprensa e as matérias de jornal. Solon comenta que os objetos que integram ma.té.ri.a foram concebidos como livros, embora admita que tais itens podem ficar “desconfortáveis” numa biblioteca ou, ainda, que possam ter seu estatuto “questionado”. O curador explica que, em um primeiro contato, os livros “não se reconhecem” como tal, visto que não permitem a leitura por meio do código escrito ou não foram elaborados em papel ou para serem folhe…

A arte da pizza napolitana entra na lista de Patrimônio Imaterial da Unesco

A arte dos "pizzaiolo" napolitanos, que deu fama mundial a esta especialidade da cozinha italiana, entrou nesta quinta-feira para a lista de Patrimônio Imaterial da Humanidade da Unesco. A decisão foi adotada pelo Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, que se reúne desde segunda-feira na ilha de Jeju, na Coreia do Sul. Dois milhões de pessoas assinaram a petição mundial para apoiar a candidatura desta arte praticada atualmente em Nápoles por quase 3.000 'pizzaiolo" e que, segundo os promotores da iniciativa, "desempenha um papel essencial na vida social e na transmissão entre gerações". O presidente da associação de pizzaiolos napolitanos, Sergio Miccù, havia prometido comemorar a eventual entrada de sua arte na lista de patrimônio imaterial com a distribuição de pizzas nas ruas. Além do espetacular manejo da massa, esta é uma habilidade culinária que associa canções, s…

O texto do primeiro SMS da história

O primeiro SMS foi enviado há 25 anos e levava uma mensagem muito especial No dia 3 de dezembro de 2017 comemoraram-se os 25 anos da primeira mensagem de texto (SMS) enviada de um computador a um celular, recordada não só por haver iniciado uma nova etapa nas comunicações interpessoais, mas também pela breve, mas significativa saudação que transmitiu: “Merry Christmas” (Feliz Natal). Esta mensagem de texto, também conhecida como SMS (Short Message Service), foi transmitida em 3 de dezembro de 1992 pelo engenheiro da empresa Vodafone, Neil Papworth, no Reino Unido. A saudação natalina foi enviada do seu computador ao celular de Richard Jarvis, um colega de sua rede GSM. Entretanto, a ideia de enviar mensagens de texto foi realizada oito anos antes, durante uma conferência sobre telecomunicações. Naquela ocasião, o engenheiro finlandês Matti Makkonen pensou que seria bom ter um serviço de mensagens de um celular para outro celular. Depois do êxito conseguido por Papworth, o finlandês R…