Postagens

Mostrando postagens de Outubro 27, 2017

Amor e dor

Imagem
Gonzaga Mota* Peço permissão ao leitor para dizer-lhe que somente a leitura de um bom livro e assistir a um jogo do Flamengo, na televisão e principalmente no Maracanã, são para mim diversões melhores do que um bom filme. Gosto muito de ir ao cinema. Todavia, nos últimos anos, não acompanho, como acompanhava a projeção de películas nacionais e estrangeiras. Vivemos num ambiente tão complicado, precisando de mensagens de solidariedade, paz e esperança e não de guerras, ataques de extra-terrestres, armas mortíferas, destruição do mundo, conflitos inter-planetários etc. Os efeitos cinematográficos podem até ser bem concebidos, mas o final, apesar de algumas vezes, ser a vitória do bem contra o mal, é apresentado de uma forma cruel, sanguinária e depressiva, deixando quem assiste dominado pelo sentimento da violência. Não que eu seja a favor dos chamados "pastelões" ou dos filmes "água com açúcar". No momento, é difícil uma boa comédia ou um bom drama. Mas respeito a o…

XI Bienal de Dança encerra este fim de semana, com destaque para espetáculos em Itapipoca

Imagem
Nivea Jorge passou uma década longe da dança. Quando voltou a esta arte, a bailarina estava em outra fase, havia passado por transformações que ficaram inscritas em seu retorno. Depois do hiato, Nivea Jorge voltou feita intérprete-criadora, apresentando seu primeiro trabalho. "Solo de Barro - Primordia" estreou no ano passado e, neste sábado (28), será uma das atrações XI Bienal Internacional de Dança do Ceará. A apresentação de "Solo de Barro - Primordia" acontece hoje, às 19 horas, no Galpão da Cena (rua Raimundo Lopes de Souza, 331 Coqueiro), em Itapipoca. A ação integra a programação da Bienal no Interior do Estado. Além de Itapipoca, Aquiraz, Juazeiro do Norte, Paracuru, Sobral e Trairi receberam espetáculos do evento. Itinerâncias O espetáculo "Solo de Barro - Primordia" foi construído a partir de uma vivência em zigue-zague. A pesquisa cênica começou na capital cearense, em Messejana. A primeira parada foi a Olaria de Seu Heitor, acompanhando a tra…

Fundação Edson Queiroz abre mostra de arte em Portugal

Imagem
Homenagear as diversas vertentes e influências do Modernismo Brasileiro e, ao mesmo tempo, levar o público português e turistas a mergulhar na trajetória de artistas nacionais do período de 1920 a 1960. Este é o principal objetivo da exposição "Modernismo Brasileiro na Coleção da Fundação Edson Queiroz", pela primeira vez desembarcando em solo estrangeiro. A mostra internacional foi lançada, nessa quinta-feira (26), no Museu Coleção Berardo (Centro Cultural de Belém), em Lisboa, e conta com uma seleção apurada de 76 obras pertencentes à Coleção da Fundação Edson Queiroz. Ocupando um espaço de 760m², a iniciativa possui curadoria de Regina Teixeira de Barros e projeto dos arquitetos Daniela Alcântara e Rui Campos Matos. "Nós estamos muito felizes com a abertura dessa exposição no Centro Cultural de Belém, devido à importância que este local tem hoje para a arte mundial e muito expressivamente aqui em Portugal. Trazemos um recorte importante do acervo da Fundação Edson Q…

"Diário de Anne Frank" completa 70 anos e sua história é recontada no teatro em Fortaleza, em apresentação única

Imagem
Em 1942, quando os nazistas invadiram os Países Baixos, a menina judia Anne Frank é forçada a se esconder com a família em um anexo secreto de uma fábrica, onde permaneceria por dois anos. Registrada no diário da garota de 13 anos, posteriormente publicado por seu pai, a história tornou-se best seller mundial. Por ter entrado em domínio público no ano passado, "O Diário de Anne Frank" rende, desde então, ainda mais reedições e adaptações em diferentes linguagens artísticas. Uma delas será apresentada hoje (27) em Fortaleza, quando o espetáculo "Anne Frank" ocupa o palco do Teatro Celina Queiroz, da Universidade de Fortaleza (Unifor). Trazido pelo Instituto de Ciências Médicas (ICM), a peça é uma realização da Contar Produções Artísticas, cuja proposta é realizar espetáculos sempre gratuitos. O grupo já tem em seu currículo 19 apresentações - algumas em cidades do interior de São Paulo, como Campinas, Piedade e Americana, outras na capital paulista. Agora, o grupo …

O melhor treinamento cerebral que você pode fazer

Imagem
Pesquisas com ressonância magnética revelam que este hábito simples exercita o cérebro mais do que se imaginava Um grupo de pesquisadores da Universidade de Stanford têm investigado o que acontece no cérebro enquanto uma pessoa lê livros de literatura. Os pesquisadores escanearam o cérebro de um grupo de pessoas, coletando imagens da atividade cerebral por meio de ressonância magnética, enquanto essas pessoas liam livros de Jane Austen. Os resultados da pesquisa indicaram um aumento surpreendente e inesperado do fluxo sanguíneo para diferentes regiões do cérebro. A atividade cerebral e o fluxo sanguíneo durante a leitura vão muito além da área cerebral associada à função executiva de prestar atenção a uma tarefa, no caso, a tarefa da leitura. Uma das responsáveis pela pesquisa, Natalie Phillips, PhD, explicou que dedicar-se com atenção à leitura “requer a coordenação de múltiplas funções cognitivas complexas”. O fluxo sanguíneo também aumenta significativamente durante a leitura praz…

Conduzidos pela mão de Deus

Imagem
Padre Geovane Saraiva* Passamos por tempos difíceis e esperamos que a mão do Senhor possa nos conduzir neste mundo com segurança, como na assertiva de Dom Helder: “Quando houver contraste entre a tua alegria e um céu cinzento, ou entre a tua tristeza e um céu em festa, bendiz o desencontro, que é um aviso divino de que o mundo não começa e nem acaba em ti”. Somos chamados a acolher os dons do Espírito de Deus e, com bons olhos, a perceber as dores, angústias e necessidades dos que carregam cruzes pesadas, mas, paradoxalmente, contam com um Deus que é Pai, que, didaticamente, não dispensa o esforço humano, o de mostrar ao mundo os sinais da Sua presença, quando se busca generosidade, justiça e paz.
O nosso outubro missionário aponta para cada criatura humana, imagem e semelhança de Deus. Sendo assim, que os nossos louvores cheguem ao Deus de misericórdia, na sua bondade infinita para conosco, que, ao descer do céu e se fixar no meio de seu povo, garantiu-nos a salvação. Da nossa parte c…

Mais Visitadas

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

VIVENDO E APRENDENDO

Escritora portuguesa constrói alegoria sobre passado e presente do Brasil