Pular para o conteúdo principal

Fundação Edson Queiroz abre mostra de arte em Portugal

A exposição "Modernismo Brasileiro na Coleção da Fundação Edson Queiroz" foi lançada ontem em Portugal com a participação de representantes da Fundação Edson Queiroz e da Coleção Museu Berardo ( Foto: Lucas de Menezes )
Homenagear as diversas vertentes e influências do Modernismo Brasileiro e, ao mesmo tempo, levar o público português e turistas a mergulhar na trajetória de artistas nacionais do período de 1920 a 1960. Este é o principal objetivo da exposição "Modernismo Brasileiro na Coleção da Fundação Edson Queiroz", pela primeira vez desembarcando em solo estrangeiro.
A mostra internacional foi lançada, nessa quinta-feira (26), no Museu Coleção Berardo (Centro Cultural de Belém), em Lisboa, e conta com uma seleção apurada de 76 obras pertencentes à Coleção da Fundação Edson Queiroz. Ocupando um espaço de 760m², a iniciativa possui curadoria de Regina Teixeira de Barros e projeto dos arquitetos Daniela Alcântara e Rui Campos Matos.
"Nós estamos muito felizes com a abertura dessa exposição no Centro Cultural de Belém, devido à importância que este local tem hoje para a arte mundial e muito expressivamente aqui em Portugal. Trazemos um recorte importante do acervo da Fundação Edson Queiroz, do Modernismo de 1920 a 1960, com artistas que representam bem a arte moderna brasileira", comentou o chanceler da Universidade de Fortaleza (Unifor), Edson Queiroz Neto, durante cerimônia de abertura da exposição.
Emocionado, o chanceler também frisou a realização de um projeto sonhado por seu pai, Airton Queiroz. "Sinto-me muito emocionado porque esta exposição no exterior foi a última grande alegria do meu pai. Ele sonhava com isso aqui".
A presidente da Fundação Edson Queiroz, Lenise Queiroz, falou do desejo de levar as obras expostas para outros países da Europa. "Eu sinto que esta exposição em Portugal é de muita importância, não só para a Unifor e para a Fundação Edson Queiroz, mas para o Estado do Ceará e, de uma certa forma, para o Brasil porque a gente trouxe 76 obras do Modernismo Brasileiro para um outro continente. A nossa intenção é que possamos levar esta exposição para outros países da Europa", disse.
Inserindo o público na atmosfera modernista do espaço, Daniela Alcântara, arquiteta responsável pelo projeto da mostra ao lado de Rui Campos Matos, revela que seguiu a tendência curva em diferentes momentos da exposição. "Evocamos a arquitetura modernista por um percurso sinuoso, orientando as pessoas pela sala. Durante esse trajeto, inserimos as esculturas, dando-as destaque", explica.
Dividida em seis núcleos ou zonas, conforme detalha a curadora Regina Teixeira de Barros, a exposição privilegia uma ordem cronológica para, então, fazer associações entre a trajetória dos artistas e o contexto histórico e artístico em que viveram. Em destaque nomes como Lasar Segall, Di Cavalcanti, Cândido Portinari, Victor Brecheret, Ernesto De Fiori, Alberto da Veiga Guignard, Lygia Clark e os cearenses Sérvulo Esmeraldo e Antonio Bandeira.
Interesse
A mostra, que segue itinerando desde 2015 pelo Brasil, já tendo passado por São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba e Rio de Janeiro, chegou a Portugal devido a um interesse mútuo entre o Museu Coleção Berardo e a Fundação Edson Queiroz, afirmou a diretora artística do Museu Berardo, Rita Lougares. "Decidimos trazer uma exposição sobre o Modernismo porque acho importante não fazermos apenas coisas contemporâneas. E o Modernismo Brasileiro não é muito conhecido em Portugal. Estamos muito felizes com essa parceria e esperamos que a exposição receba por volta de mil pessoas por dia", ressaltou.
A curadora da mostra, Regina Teixeira de Barros, fez questão ainda de frisar o desejo de levar as obras do Museu Berardo para exposição no Espaço Cultural Unifor, em Fortaleza. "Pensamos em levar o Museu Berardo para Fortaleza", disse. A informação foi confirmada pelo chanceler da Unifor. "Vamos estreitar esses laços. Queremos levar o Museu Berardo para Fortaleza no futuro. Não sabemos ainda quando, porque ano que vem vamos ter uma surpresa na nossa Cidade. Em função dos 45 anos da Unifor, estamos pensando com todo carinho em uma bela montagem, de uma forma mais ampla, do acervo da Fundação Edson Queiroz. Expô-lo ao público de uma forma apropriada", adiantou o chanceler.
Diário do Nordeste

Comentários