Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Outubro 12, 2017

Por que o Dia das Crianças no Brasil acontece em 12 de outubro?

Data da celebração difere da data universal criada pela ONUUNICEF BRASIL/CAVADAS Neste 12 de outubro o Brasil comemora o Dia das Crianças, uma data própria do país, aprovada na década de 20 pelo Congresso Nacional e ratificada pelo presidente Arthur Bernardes no decreto 4.867, de 5 de novembro de 1924. Ele diz: "fica instituído o dia 12 de outubro para ter lugar, em todo o territorio nacional, a festa da criança". A ideia surgiu depois de um congresso celebrado um ano antes, em que se discutiu os direitos dos meninos e meninas da América Latina. Para comemorar o dia, o Google dedicou um doodle em sua página inicial de busca. Para além dos presentes e dos passeios, o dia também serve de balanço para se avaliar como as políticas voltadas às crianças estão se desenvolvendo no país. O Brasil enfrenta ainda desafios importantes na área, comoo aumento na taxa de homicídios de crianças e adolescentes, segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Curiosamente, a data…

Catalunha sob os olhares do mundo

por Marlyana Lima - Editora Atenção senhores passageiros, em breve um novo e importante país pode entrar na rota de viagem para as suas próximas férias. Em meio à efervescência política provocada pela iminente confirmação de independência da Catalunha, a região formada pelas províncias de Barcelona, Girona, Lérida e Tarragona mostra ao mundo o quanto tem a oferecer a quem pretende visitá-la. Das áreas urbanas, que exibem obras magníficas de Gaudí, museus centenários e também edifícios ultramodernos, até os recantos rurais como a Costa Dourada e o Parque da Zona Vulcânica La Garrotxa, os catalães têm muito a oferecer aos visitantes sedentos por cultura, história, gastronomia e aventuras radicais. Isso sem falar de seu grande templo esportivo: o Camp Nou do FC Barcelona, o maior estádio da Europa com capacidade para quase 100 mil pessoas. As visitas são bem populares e o tour completo, incluindo passagem pelos vestiários e pelo museu dos atletas, custa em média U$ 35. Acredite, milhões …

Mansão de Picasso na Costa Azul francesa é vendida por 20 mi de euros

A mansão da Costa Azul francesa onde Picasso passou seus últimos anos foi vendida nesta quinta-feira, 12, por pouco mais de 20 milhões de euros a um empresário neozelandês em um leião em Grasse. O artista espanhol comprou a propriedade de Mougins, perto de Cannes (sudeste) em 1961, morou nela com sua segunda esposa e musa inspiradora, Jacqueline Roque, e morreu ali 12 anos depois. Roque disputou a propriedade com os filhos de Pablo Picasso após sua morte e se suicidou nesta casa em 1986. Sua filha, Catherine Hutin-Blay, nascida de um primeiro casamento, a herdou e vendeu, em 2007, por mais de 10 milhões de euros. A propriedade, em um terreno de três hectares, que havia pertencido à família dona da cerveja Guinness e onde Winston Churchill passava as férias, foi comprada por um holandês. Este a rebatizou de "O covil do Minotauro", a ampliou e construiu uma piscina, um elevador, uma quadra de tênis e um spa, antes de dificuldades financeiras o obrigarem a interromper as obras…

Crianças discutem sobre arte em visita ao Museu da Fotografia

Já na produção para esta pauta, um entrave: “Que obras de arte são essas?” e “É lugar para criança?” foram algumas das perguntas ouvidas pela reportagem ao consultar pais sobre o convite do Vida&Arte para levar grupo de crianças para uma tarde no Museu da Fotografia, na Capital. Alimentada por questões que extrapolam o campo artístico, a desconfiança dos pais tem relação com o momento vivido pelo País, onde casos como o da exposição Queermuseu, no espaço Cultural Santander, em Porto Alegre, e da performance La Bête, no Museu de Arte Moderna de São Paulo, geraram repercussão negativa ao questionar que tipo de obras poderiam ser vistas por crianças. Na contramão desse distanciamento, o V&A convidou cinco crianças para visitar uma exposição e conversar sobre como interpretam a arte. Os irmãos Maria, de 5 anos, e Bento, de 7, foram os caçulas de grupo formado também por Sophia e Beatriz, as duas com 11 anos, e Stephany, de 12. Na tarde do último domingo, os cinco refletiram, rira…

Crianças carregam muitas dúvidas sobre o mundo em poucos anos de vida

O Povo

'Kizomba', a dança angolana que conquista o mundo

A palavra significa "festa" em kimbundu, uma das línguas mais faladas no país. Um curso de kizomba, dança popular angolana, no bairro de Mabor, em Luanda, em 27 de agosto de 2017 (AFP)
Em um pátio amarelado de Luanda, entre um labirinto de ruas, os jovens se mexem ao som de uma música animada. É a "kizomba", uma dança angolana que embeleza o mundo.
"Stop! Os homens ficam parados, agora somente as meninas se mexem. Assim, assim está bom". Vitor Espeçao discursa para seus alunos, como faria um oficial ao comando de suas tropas, no bairro de Mabor.
Os dançarinos obedecem. Sob o olhar atento de um grupo de crianças, eles rebolam.
"É o que gosto nessa dança", comenta entusiasmado o professor: "a alegria e a harmonia".
A origem da kizomba é objeto de debate. É de origem angolana, com um toque das Antilhas ou de Cabo Verde, e se tornou popular nos anos 1990 graças ao cantor Eduardo Paim.
A palavra significa "festa" em kimbundu, uma …

Fiéis celebram 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida

Elaine Patricia Cruz – Repórter da Agência Brasil* Era outubro de 1717, três pescadores - João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia - ficaram encarregados de conseguir peixe para a festa que a Vila de Santo Antônio de Guarantinguetá iria oferecer ao governante da capitania hereditária de São Paulo e Minas de Ouro, que estava de passagem pela região. O problema é que, naquela época, não era tempo de peixe naquele mês. Após várias tentativas puxando a rede no Rio Paraíba do Sul, um pedaço do corpo de uma imagem de Nossa Senhora Conceição apareceu para os pescadores. Curiosos, eles lançaram a rede mais uma vez e pescaram a cabeça da imagem, que se encaixou perfeitamente ao corpo. Eles colocaram a imagem da santa no barco. E depois disso,  os peixes começaram a aparecer, em quantidade abundante, tão grande que quase fez o barco virar, segundo os relatos históricos da tradição católica. A imagem da santa foi então levada para a casa de Silvana da Rocha Alves, esposa de Domingos, mãe de …