Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Março 13, 2019

Ignácio de Loyola Brandão deve ser eleito para a ABL

Escritor não tem concorrentes de peso na disputa pela vaga; eleição ocorre nesta quinta (14)
Maurício Meireles SÃO PAULO A ABL (Academia Brasileira de Letras) vai preencher na tarde desta quinta-feira (14) a última de uma série de vagas abertas ao longo de 2018. A instituição elege o sucessor do sociólogo e cientista político Helio Jaguaribe, morto em setembro do ano passado, aos 95 anos. O eleito para a cadeira 11 deve ser Ignácio de Loyola Brandão, autor de “Zero” e um dos principais nomes da geração de escritores brasileiros surgida nos anos 1960 e 1970 —dois deles, Antônio Torres e Nélida Piñon, já compõem o quadro de imortais da casa. Na prática, Brandão concorre como candidato único. O anúncio de que apresentaria sua candidatura afastou eventuais interessados de peso —com ele, disputa uma série de autores desconhecidos que sempre surgem quando há uma vaga na instituição fundada por Machado de Assis. Ignácio de Loyola Brandao na estreia a peca "Eu Sou Essa Outra", em 201…

BOLSONARO: MORA AO LADO

Francisco, o novo Papa

Artigo por nós publicado no dia de sua eleição (13/03/2013) "A ti corremos, Angélico Pastor, Em ti nós vemos o doce Redentor. A voz de Pedro na tua o mundo escuta, não vencerão as forças do inferno, mas a verdade, o doce amor fraterno!" (Hino do Vaticano).
Por Padre Geovane Saraiva* Jorge Mario Bergolio, a partir deste dia 13 de março de 2013 é para o mundo católico o novo Papa, o novo Sumo Pontífice, com o nome Papa Francisco. O quer dizer Pontífice? Pontífice quer dizer ponte e tem a função de ligar uma margem à outra de um rio. No caso do Sucessor de Pedro, o múnus que lhe foi atribuído é o de fazer a ligação da terra ao céu, numa misteriosa troca de dons. A ocasião é por demais feliz, no sentido de rendermos graças ao bom Deus, na mais absoluta convicção, de que o povo de Deus, com o novo Vigário de Cristo na terra, reavirá a sua fé, através do representante legítimo e visível de Cristo aqui na terra, avançando às águas mais profundas, orientados por sua palavra segura,…

Livros doados pela ABL chegam em São Tomé e Príncipe

No último dia 5 de março chegou uma nova remessa de livros, em São Tomé e Príncipe, na África, de autores brasileiros, doados pela Academia Brasileira de Letras para a Biblioteca Nacional do país. O transporte de livros pela Marinha Brasileira faz parte do Protocolo de Intenções assinado entre a ABL e a Marinha do Brasil, no dia 17 de julho de 2018, objetivando o transporte de livros para os países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). A cerimônia de entrega das obras contou com a presença do Embaixador do Brasil em São Tomé e Príncipe, Vilmar Rogério Coutinho Junior, e também com o Presidente da Biblioteca Nacional de Porto Príncipe, Alcindo Sousa. ABL

Suposta escultura inédita de Leonardo Da Vinci é encontrada em Florença

Foto: Divulgação Uma suposta obra inédita de Leonardo Da Vinci foi encontrada na Itália. De acordo com informações da Folha de S. Paulo, curadores de uma exposição em Florença, na região da Toscana, afirmam ser a única escultura existente criada pelo artista. 
Chamada de "Virgem com uma Criança que Ri", estima-se que a obra tenha sido criada por volta de 1472, quando Da Vinci tinha entre 19 e 20 anos. A escultura será exposta na mostra "Verrocchio: Mestre de Leonardo", em cartaz no Palazzo Strozzi.

Segundo a publicação, a escultura apresenta traços característicos da obra do criador da "Mona Lisa", incluindo o sorriso enigmático. O drapeado aos pés da Virgem Maria também lembra os que o artista pintava na mesma época. Além disso, o rosto de Cristo é semelhante a retrato de bebês feito por ele.

Bahia Notícias

Exposição "À Flor da Pele", de José Stênio Burgos, evidencia caráter político ligado ao cotidiano

Por Diego Barbosa, 
Segunda exposição individual do artista plástico cearense no Museu de Arte da UFC tem abertura nesta quinta-feira (14)
Sertanejo de Crateús, filho de mãe baiana, rebento maior do mundo. José Stênio Burgos considera-se um viajante, peregrino das paisagens alheias, também suas. É gente de engolir cada centelha de vida, não sem antes otimizar um processo de graduada digestão do entorno, que, em suas mãos, torna-se arte policromática, refletindo um universo em expansão de saberes e cores. "Tive muitas vivências com outras terras e culturas. Acho que o cearense é um viajante nato e consegue se adaptar muito bem a outras realidades", afirma ele por telefone, logo após finalizar o processo de montagem da nova exposição no Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (Mauc - UFC), casa que pela terceira vez recebe uma empreitada do celebrado artista. A primeira aconteceu em 2005, com "Epifanias", realizada em parceria com o po…

Cyberbullying: sofrimento causado através da tela

O ordenamento jurídico está evoluindo para conter os crimes virtuais, mas ainda não existe um tipo penal específico para o bullying, cyberbullying e ou o bullycídio.


A velocidade com que se propaga o cyberbullying é rápida e de repercussão até mesmo mundial. Isso cria uma dificuldade na retirada desse conteúdo das plataformas digitais. (Marcello Casal Jr/ABr) Por Elisângela Márcia dos Santos* Rapidez e agilidade combinadas ao dinamismo e à conveniência tornam a internet o meio de comunicação mais eficiente da atualidade, fazendo parte do cotidiano de todos, principalmente dos adolescentes. Tanto que na última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que sempre gera uma expectativa quanto ao tema de sua redação, era esperado um assunto que versasse sobre o ambiente virtual. Uma das apostas seria o cyberbullying. Apesar de não ter sido o tema escolhido, o cyberbullying chama a atenção pela sua expansão e graves consequências. Neste sentido, a tutela do Estado sobre o tema veio por…

Novo livro traz catequeses do Papa dedicadas ao tema da missa

A obra é uma compilação das catequeses proferidas pelo Papa Francisco durante as Audiências Gerais das quartas-feiras no Vaticano, em que o Pontífice dedicou ao tema da missa. São 15 no total, um verdadeiro manual para compreender e aprofundar o significado teológico da celebração eucarística. Andressa Collet – Cidade do Vaticano Já está disponível nas livrarias a obra intitulada “Eucaristia. Coração da Igreja” (Milão, Paulinas, 2019) que reúne as catequeses do Papa Francisco dedicadas ao tema da missa. “Os Sacramentos e a celebração eucarística, em modo especial, são os sinais do amor de Deus, os caminhos privilegiados para nos encontrar com Ele”, disse o Pontífice no livro. A compilação reúne ao total 15 catequeses, um verdadeiro manual para compreender e aprofundar o significado teológico da celebração eucarística. Entre 8 de novembro de 2017 e 4 de abril de 2018, durante as Audiências Gerais das quartas-feiras, no Vaticano, o Papa Francisco proferiu um ciclo de catequeses dedicada…