Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Novembro 28, 2016

Cineteatro São Luís promove tributo a Bob Dylan

Bob Dylan será homenageado com tributo especial no Cineteatro São Luiz , a partir das 15h do próximo domingo, 4. O fãs do músico norte-americano poderão conferir um Sessão Sonora especial, que contará com exibição do aclamado filme de Martin Scorsese "No Direction Home", um debate sobre a obra de Dylan e o Nobel de Literatura, além de show inédito com Felipe Cazaux, Nayra Costa e Nigroover e banda. Com repertório diversificado, o concerto percorrerá várias fases do artista. Canções clássicas como "Like a rolling stone", “Mr. Tambourine Man", "Blowin´in the wind", dentre outras, estarão no setlist. O longa de Martin Scorsese é um documentário focado na década de 60 e traz imagens de Dylan em apresentações marcantes e também convivendo com os poetas beat e outros grandes artistas. A influência do compositor para o cenários musical e cultural são destaques da produção. Após exibição, ocorrerá debate sobre a obra do músico que fez história ao ser o prime…

Evaristo Costa vai apresentar o "Fantástico" em 2017

Na última quinta-feira, 17, o jornalista global Evaristo Costa anunciou em sua conta no Twitter que vai apresentar as três primeiras edições do programa dominical  ‘Fantástico’ em 2017.  Sim. Vou fazer os 3 primeiros Fantásticos de 2017. https://

Centenário do Martírio de Charles de Foucauld

Jardel Silveira* Charles de Foucauld, Beato da Santa Igreja Católica, nasceu aos 15 de Setembro de 1858 em Estrasburgo, na França, e foi assassinado em primeiro de dezembro de 1916, completando portanto agora, o centenário de sua morte. Charles Cresceu no seio de uma família católica, sem no entanto crer verdadeiramente até o dia de sua brusca e repentina conversão.  Sua vida mundana possivelmente o levou a decepções que o fizeram buscar a Deus, o mesmo Deus de Abraão, reverenciado categoricamente três vezes por dia pelos muçulmanos, povo este com quem Charles teve a oportunidade de conviver antes (no Deserto do  Marrocos, em suas missões de mapeamento da área para o exército francês) e depois de sua conversão.  Quando Charles se viu irrequieto, incompleto, querendo entender se Deus realmente existia, ele buscou orientação de sua prima Maria, e a mesma o levou para ter com o Padre Huvelin da Igreja de Santo Agostinho na França. Charles talvez pretendesse conversar, questionar o sacerdo…

A DELAÇÃO DA ODEBRECHT - O RAGNAROK

Grecianny Carvalho Cordeiro*
Na mitologia nórdica, o Ragnarök ou a Batalha Final, seria uma luta intensa e terrível travada entre os deuses e os gigantes, que resultaria no fim do mundo, com a morte de vários deuses, dentre eles Odin, Thor e Loki.
Com o crepúsculo dos deuses, o mundo passaria por catástrofes naturais, o sol e a lua escureceriam, as estrelas desapareceriam do firmamento, um grande terremoto abalaria a terra, que submergiria na água.
Seriam tempos difíceis, com a destruição dos nove mundos de Yggdrasil, a árvore sagrada que sustentava o céu e a terra. Ao Ragnarök sobreviverá apenas um casal de humanos, responsável por repovoar a terra, Midgard. Poderíamos fazer uma analogia do Ragnarök com a Delação da Odebrecht, considerada a delação do fim do mundo, em que a família Odrebrecht e seus executivos revelarão, nos autos do processo da operação Lava Jato, os escuros e intrincados caminhos da corrupção no país, trilhado por políticos, empresários, lobistas, doleiros, responsável…

Vencedores do Açorianos de Literatura serão anunciados nesta terça

A Noite do Livro, em que são entregues os prêmios Açorianos de Literatura Adulta e Infantil, será realizada nesta segunda, às 20h, no Teatro Renascença. Além dos vencedores em cada uma das 10 categorias (capa, projeto gráfico, infantil, infantojuvenil, crônica, conto, poema, narrativa longa, ensaio.
Zero Hora

Bispo impacta redes sociais com mensagem à mãe que abandonou bebê no lixo

Dom José Ignacio Munilla, bispo da diocese de San Sebastián, capital da província espanhola de Guipúscoa, se manifestou no Twitter sobre o caso da menina recém-nascida que foi abandonada numa lixeira da cidade no dia 22 de outubro. “Querida mãe, embora não devesse ser assim, obrigado por dar à luz esta menina!”, escreveu ele, completando com a hashtag “#BienvenidaDonostiarra” (“Bem-vinda, Donostiarra“). “Donostiarra” é o adjetivo em idioma basco usado em referência às pessoas que nascem em San Sebastián, porque o nome da cidade nessa língua é Donostia. A responsável pelas políticas sociais da província de Guipúscoa, Maite Peña, informou que a menina está “em perfeito estado de saúde” e passará a morar com uma família de acolhimento de urgência assim que receber alta hospitalar. Maite Peña considera “impossível compreender os motivos que podem levar alguns pais a agirem dessa forma tão cruel e desumana, ainda mais quando Guipúscoa conta com um sistema de proteção à criança que pode dar…

Supremo alemão confirma condenação de 'contador'de Auschwitz

A corte Suprema (TS) confirmou a condenação de Oskar Gröning, de 95 anos, a quatro anos de prisão por participação nos crimes do campo de concentração de Auschwitz. Gröning, conhecido como "o contador de Auschwitz" por seus trabalhos essencialmente burocráticos, foi condenado em julho de 2015 pela Audiência Provincial de Lüneburg por cumplicidade em 300 mil assassinatos. O tribunal considerou que, apesar de não ser possível comprovar a participação direta de Gröning nos assassinatos, seu trabalho tinha contribuído para o funcionamento do campo de extermínio o que o transformava em cúmplice. A confirmação da sentença abre portas a outros processos de semelhantes do Holocausto. Durante décadas, muitas pessoas envolvidas nos extermínios escaparam da Justiça por não terem participação direta nas execuções. Em 2011, aconteceu pela primeira vez uma reviravolta com a condenação do ucraniano John Demjanjuk, que pegou cinco anos de prisão por cumplicidade na morte de quase 30 mil judeus …

City de Londres vai resistir ao Brexit, promete prefeito

O voto a favor do Brexit abalou o bairro financeiro da City de Londres, mas não provocará a sua queda - prometeu seu principal embaixador e lobista, o prefeito Andrew Parmley. "Há tempestades, mas vamos superá-las uma a uma", disse Andrew Parmley, que recebeu a AFP em sua residência oficial da Mansion House, um grande prédio cinza situado na frente do Banco da Inglaterra, no coração da City. Enquanto a cidade de Londres tem um prefeito apenas desde o ano 2000, o "Lord Mayor" preside há oito séculos esse bairro, onde moram cerca de oito mil pessoas, mas por onde passam mais de 450 mil assalariados todos os dias, principalmente do setor bancário e financeiro. Parmley, de 60 anos, é o 689º prefeito da City. Assumiu o cargo em 11 de novembro, em um clima com "alguns desafios", relativizou ele, ao se referir ao voto dos britânicos de sair da União Europeia. A decisão espalhou o medo no "Square Mile", que teme perder seu estatuto de principal centro f…

Os jovens são chamados a criticar os atos contrários à humanidade, diz o Papa

(ACI).- “Mediante o vosso serviço, vós sois chamados a desempenhar uma função crítica em relação a estas perspectivas contrárias ao humano”, disse o Papa Francisco aos jovens voluntários do Serviço Civil Nacional italiano, aos quais recebeu em audiência no Vaticano, no dia 26. Os jovens, disse o Santo Padre, tem “uma função profética capaz de demonstrar quanto seja ainda possível continuar a pensar e agir de maneira diferente”. O Papa destacou diversas áreas de intervenção dos projetos do Serviço Civil que, conforme indicou, merecem uma atenção especial. Em primeiro lugar, a proteção do meio ambiente “tendo presente o critério de uma ecologia humana que permita reconhecer a relação entre o cuidado do meio ambiente e do homem”. Porque as pessoas sofrem “as graves consequências da degradação do meio ambiente”, disse, “especialmente os pobres”. “Outra área de ação na qual devem estar especialmente presentes – continuou o Pontífice – é no âmbito de ajuda aos refugiados e aos migrantes, os…

Uso do português como língua internacional ganha destaque com Guterres na ONU

Da Agência Lusa O embaixador do Brasil junto à  Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Gonçalo de Barros Carvalho e Mello Mourão, disse hoje (28), em Lisboa, que para o português ser uma das línguas oficiais dos fóruns internacionais serão necessários dinheiro e vontade política dos países do bloco lusófono. As informações são da Agência Lusa. É preciso vontade política e dinheiro dos países lusófonos para afirmar formalmente a língua portuguesa nos fóruns internacionais. “É problema político, porque uma decisão política, com frequência, faz nascer dinheiro”, disse à Lusa o diplomata, que está no cargo há cerca de quatro meses. Segundo ele, o dinheiro é importante “para realizar o pagamento de tradutores e de outros elementos necessários para ser uma língua oficial da ONU”, por exemplo. Atualmente, a Organização das Nações Unidas tem seis línguas oficiais: o castelhano, o inglês, o mandarim, o russo, o francês e o árabe. O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, come…

Cineteatro São Luíz será palco de concerto musical gratuito

As apresentações são resultado de um processo de formação, iniciado há quatro anos pelo Instituto Beatriz e Lauro Fiuza (IBLF), com jovens residentes em bairros de maior vulnerabilidade social em Fortaleza Imagine um Concerto Musical gratuito que reúne Orquestra de Cordas, Camerata de Violões, Duo de Piano e Violino e Coral Infantojuvenil ? As apresentações são resultado de um processo de formação, iniciado há quatro anos pelo Instituto Beatriz e Lauro Fiuza (IBLF), com jovens residentes em bairros de maior vulnerabilidade social em Fortaleza. O Concerto será realizado dia 3 de dezembro, às 16 horas, no Cineteatro São Luiz. Os músicos, educandos do Programa de Música Jacques Klein, criado pelo IBLF, fazem parte dos grupos de referência da instituição. A Orquestra Jacques Klein, formada em 2014, reúne 18 músicos. Durante o Concerto, irá interpretar compositores como Johann Sebastian Bach e Georg Friedrich Händel.
A Camerata de Violões, constituída também em 2014, tem 12 integrantes esc…