Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Junho 18, 2018

Judith Butler: novo livro aborda desde as manifestações de junho de 2013 no Brasil até protestos em Istambul

Já tendo escrito sobre feminismo em "Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade" (2003) e cenários bélicos em "Quadros de guerra: quando a vida é passível de luto?" (2015), Judith Butler mergulha na fronteira entre o público e o privado em seu mais novo livro, "Corpos em aliança e política das ruas", recém-lançado pela Editora Civilização Brasileira, pertencente ao grupo editorial Record. Na obra, a escritora e filósofa norte-americana, uma das vozes mais contundentes da não-ficção contemporânea, mira em temáticas que vão desde as manifestações de junho de 2013 no Brasil até protestos do parque Gezi, em Istambul, passando pelo movimento Occupy Wall Street (EUA) e a Primavera Árabe. Sempre motivo de grande interesse por parte de ativistas e estudiosos, esse panorama de atos políticos ao redor do mundo chega aos leitores de forma analítica, através da atenta pesquisa de Butler sobre as formas e efeitos da reunião de grupos que acontecem de ma…

Curador do Prêmio Jabuti pede demissão após polêmicas

O curador do Prêmio Jabuti, Luiz Armando Bagolin, pediu demissão do prêmio na tarde da última sexta-feira (15). A decisão vem após Bagolin se envolver em polêmica com as críticas direcionadas às mudanças que ele realizou no prêmio. Em carta aberta, ele disse que, em 60 anos de prêmio, profissionais do mercado editorial se acostumaram a ditar as regras do troféu literário e que acha isso um erro. "O que realmente importa em minha divergência é alertar para o fato de que há indivíduos agindo contra o novo projeto apenas para defender interesses pessoais e comerciais", escreveu ele. Em seu segundo mandato à frente do troféu, Bagolin reduziu as 29 categorias do Jabuti a 18 - o que incluiu a fusão de obras infantis em juvenis em um grupo só. As duas categorias de ilustração para cada uma das áreas também viraram uma, que não é específica para obras voltadas a jovens e crianças. Agora, livros infantis e juvenis concorrem nesse ponto com outros tipos de publicações. Farpas A medida …

Mostra Sesc de Cinema tem início nesta terça (19), e se estenderá por mais quatro dias a partir de quarta (20)

por Felipe Gurgel - Repórter O filme "Onde nascem os bravos", de Daniell Abrew, que integra a programação da mostra Durante cinco dias, a partir desta terça (19), acontece a segunda edição da Mostra Sesc de Cinema. O evento, de abrangência nacional, reúne 19 filmes independentes para exibição nesta etapa estadual. A abertura acontece às 19h, no Teatro Sesc Emiliano Queiroz (Centro), com a mostra dos filmes "Sob o olhar do poço" (2016, direção de Mário Silva), "Superdance" (2016, de Pedro Henrique) e "Caleidoscópio" (2017, de Natal Portela). Na sequência, a programação terá continuidade na Unidade Fortaleza do Sesc (Centro), sempre a partir das 18h30, nos dias 20, 21, 26 e 28 de junho. Dentre as produções selecionadas para a mostra, predomina a participação de atores e atrizes cearenses; além da presença de diretores e demais técnicos em audiovisual da capital cearense e do interior do Estado. As obras selecionadas também foram contempladas com um…

Arquivos de cartórios do Ceará integrarão árvore genealógica mundial

“De onde vim?” é uma das perguntas que acompanha a humanidade. Graças aos estudos genealógicos, conhecer nossas origens tornou-se uma realidade mais próxima. No Ceará, documentos cartoriais dos séculos XVIII, XIX e XX, sob guarda do Arquivo Público Estadual, estão em processo de catalogação graças a uma parceria com a instituição norte-americana Family Search, maior organização de pesquisa genealógica do mundo. Todo e qualquer documento que comprove a passagem das pessoas que nasceram, casaram, residiram ou morreram no Ceará neste período entra no levantamento que reúne dados para a árvore genealógica mundial. Há dois meses, uma equipe de cinco funcionários terceirizados realiza a digitalização de documentos de cartórios de Fortaleza e do interior do Estado. O primeiro passo é a higienização, seguida da remoção de materiais oxidáveis. Logo após essa etapa, tem início a digitalização. O diretor do Arquivo, Márcio Porto, explica que esre trabalho é extenso e a previsão é de que sua con…

Cultura Nerd terá espaço especial na programação do Festival Vida&Arte

O Festival Vida&Arte, como evento multicultural, se propõe a trazer inúmeras temáticas para o público apaixonado pelas mais variadas linguagens artísticas. Com essa ideia em mente, uma área foi dedicada exclusivamente aos nerds. Mais do que uma lista de debates e painéis reservada para os apaixonados por cultura pop discutirem aquilo que mais gostam, o evento oferecerá ainda um espaço amplo onde os geeks poderão comprar quadrinhos, interagir com estátuas gigantes e também jogar RPG (Roleplaying Game). “Teremos um espaço especial reservado aos nerds. Então haverá de tudo, inclusive uma área para eles comprarem alguns produtos e consumirem experiências que, dificilmente, outro evento explora tão bem”, afirma o produtor Maurício Aragão, um dos organizadores da programação voltada para esse segmento. Entre as lojas que estarão no evento com seus estoques de quadrinhos, action figures (peças colecionáveis) e games de RPG, estão a Reboot Comic Store e a Pandora Jogos. O papel da crític…

Carta de Cristóvão Colombo é devolvida ao Vaticano

Documento endereçado a reis católicos "sumiu" dos arquivos vaticanos e foi parar nas mãos de um colecionador A embaixadora dos Estados Unidos junto à Santa Sé, Callista Gingrich, devolveu ao Vaticano uma cópia original da carta escrita por Cristóvão Colombo quando ele retornou de sua primeira viagem à América. O documento substituiu a cópia falsa que o Vaticano mantinha desde 1921. O texto original passou por várias mãos até chegar a uma família de colecionadores de Atlanta, que decidiu entregá-la à Santa Sé. A carta escrita em 1493 foi endereçada aos reis católicos. Nela, Colombo contava suas descobertas na América e solicitava fundos para suas viagens seguintes. Depois de um tempo, a carta, que estava redigida em espanhol, foi traduzida ao latim e ao italiano. Uma cópia da carta chegou ao Vaticano em 1921 como parte de uma coleção. Em 2011, o Departamento de Segurança dos Estados Unidos recebeu um telefonema de um especialista em livros raros e manuscritos que indicava qu…