Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 8, 2019

Espetáculos bebem na literatura e se mesclam a outras linguagens

SÃO PAULO Segunda parte de um projeto da Mundana Companhia para mostrar os diversos elementos das engrenagens cênicas, o espetáculo "MedeaMaterial" costura teatro, literatura e artes plásticas a partir do texto homônimo do alemão Heiner Müller. Cena do espetáculo "Medeamaterial", da Mundana Companhia - Renato Mangolin/Divulgação Trata-se de um encontro entre o ator Aury Porto, integrante da Mundana, que idealizou a montagem há dois anos, e o diretor Marcio Aurelio, que encenou várias obras de Müller ao longo da carreira --no dia 19 de janeiro, haverá um encontro com o diretor sobre a dramaturgia do alemão. Em "MedeaMaterial", Müller se baseia no mito grego, da personagem que matou os próprios filhos para se vingar do marido, mas experimenta na linguagem, criando contradições e intercalando espaços e tempos distintos (há, por exemplo, referências contemporâneas e à antiguidade). Trata-se, afinal, do chamado teatro pós-dramático, essa linha que convoca outra…

Nova turnê de Milton é dedicada ao Clube da Esquina

No setlist previsto, estão canções como O Trem Azul, Clube da Esquina 2, Cravo e Canela, Maria, Maria, Para Lennon e McCartney. Haverá ainda canções retiradas dos discos Minas e Geraes, "que vieram entre os dois álbuns do Clube e que possuem total ligação com os mesmos", explica (Facebook Milton 'Bituca' Nascimento/Reprodução)
Um dos movimentos mais importantes da música brasileira, o Clube da Esquina será tema de turnê com um de seus principais fundadores: Milton Nascimento. E lá se vão quatro décadas desde os lançamento dos álbuns Clube da Esquina (1972) - com a capa icônica do fotógrafo Cafi, que morreu no último dia 1º- e Clube da Esquina 2 (1978).

A turnê Clube da Esquina terá início no dia 16 de março, em Juiz de Fora. Em São Paulo, o show será apresentado no Espaço das Américas (R. Tagipuru, 795, Barra Funda), no dia 27 de abril, às 22h30, e os ingressos começam a ser vendidos nesta terça, 8, a partir das 14h, nas bilheterias do local e também no site www.ticke…

Escolas de elite divulgam carta com críticas ao ministro da Educação

Colégios, com mensalidade em torno de R$ 4 mil, afirmam que ideias do novo governo não são articuladas com as pedagogias contemporâneas. Escola Parque (RJ): uma das grandes preocupações do método é a de desenvolver o espírito crítico do aluno. (Reprodução do site/escolaparque.g12.br)
Um grupo que reúne escolas construtivistas de elite em São Paulo Rio e Minas divulgou carta ao ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodriguez, pedindo que ele "não permita que o País entre numa rota de retrocesso".

O texto diz que as declarações de Rodriguez até agora "deixam a desejar" e enfatiza que, "com tanto lastro intelectual, é difícil acreditar que V. Exa considere a Escola sem Partido 'providência fundamental'", como o novo ministro citou em texto em seu blog na internet. "Afinal, é um grupo de amadores, que carece de saberes básicos sobre educação, e que divulga fantasias sobre influência de partidos políticos sobre estudantes dentro de escolas de Ensino …

Agência da ONU deve defender jovem saudita que fugiu de seu país

Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), agência ligada às Nações Unidas, vai examinar a situação da jovem saudita Rahaf Mohammed Al-qunun, de 18 anos, que fugiu do seu país e pede asilo à Tailândia e Austrália. Ela deixou a Arábia Saudita sob a alegação de que querer estudar, o que não tinha permissão. Segundo a Acnur, o caso é acompanhado de perto  para avaliar se deve ser solicitada proteção internacional. A saudita Rahaf Mohammed pediu asilo aos governos da Tailândia e da Austrália  (Thailand Immigration Police via REUTERS)
A jovem afirmou que estava de férias no Kuwait com a família quando fugiu para a Tailândia. A jovem está no aeroporto de Bangkok, na Tailândia, e disse que teve o passaporte retido. Ela fugiu da Arábia Saudita por temer por sua vida e planejava ir para a Austrália, onde pretende viver como asilada. O Acnur faz a defesa dos refugiados e requerentes de asilo, tendo sido confirmados ou reivindicados como necessitados de proteção internaci…