Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Abril 6, 2018

Desafios básicos

Gonzaga Mota *
Ética e governabilidade devem caminhar juntas, buscando uma sociedade politicamente aberta, 'soberana, de economia forte e justa. Estas questões estão também associadas ao fenômeno da globalização. A política é mutável ou dinâmica, já a moral é permanente. O importante é compatibilizar a política e a moral dentro de bases éticas que respeitem a liberdade, a democracia, a estrutura legal e a justiça social. Vale lembrar Bacon: "Como é estranho ambicionar o poder e perder a liberdade". Ressalte-se, alcançaremos a verdadeira governabilidade mediante o atendimento das reais necessidades e carências do povo e não fazendo concessões e acordos que possam prejudicá-lo. A rigor, é difícil imaginar soluções para os problemas de uma sociedade. Enquanto as pessoas não tiverem consciência crítica e visão de mudanças, ela não evolui. A coerência programática e de ideias, abrangendo indicadores políticos, administrativos, econômicos e sociais, nos leva ao caminho da jus…

Abertas as inscrições para o Concurso de Desenho e Redação da CGU

Estão abertas as inscrições para a 10º edição do Concurso de Desenho e Redação, promovido pelo Ministério da Transparência e Controladoria- Geral da União (CGU). Com o tema “Ser honesto é legal!”, a iniciativa
visa despertar nos estudantes, de escolas públicas e privadas de todo o país, o interesse por assuntos relacionados ao controle social, à ética e à convivência cidadã, por meio do incentivo à reflexão e ao debate nos ambientes educacionais. O concurso premiará os alunos autores dos três melhores trabalhos em cada categoria, e os respectivos professores orientadores, com um tablet e um certificado de reconhecimento da CGU. As escolas e os professores deverão desenvolver estratégias de mobilização e práticas pedagógicas para debater o tema com os alunos. O trabalho submetido ao concurso deve obrigatoriamente ser realizado em sala de aula, ser confeccionado no formulário padrão, preenchido com todas as informações solicitadas, abordar o tema “Ser honesto é legal!”, ser realizado in…

Secultfor adia realização do Salão de Abril 2018

Apesar de a Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) confirmar, desde outubro do ano passado, o início da 69ª edição do Salão de Abril para o próximo dia 13, o evento não começará mais na data do aniversário de Fortaleza. De acordo com a pasta, a prorrogação da mostra (que em 2018 comemora 75 anos) é motivada pela falta de tempo hábil para a seleção dos trabalhos inscritos – um total de 482 obras. A curadoria está sendo feita pelo consultor e produtor de arte paulista Paulo Klein. A confirmação sobre o adiamento, antecipada pelo O POVO na última terça-feira, 3, ocorre em meio a troca do titular da Secultfor. O atual secretário, Evaldo Lima, deixa o cargo amanhã, 7, data limite do prazo de desincompatibilização (devolução de cargos por quem tem intenção de concorrer às eleições de 2018). A assessoria de comunicação, o órgão confirma, porém, que um novo cronograma já foi traçado para o Salão, que deve começar em maio. O anúncio das obras selecionadas será feito no dia 16 de abril…

'Ayrton Senna, o Musical' será exibido em salas de cinema

O material vai ser exibido em cerca de 70 salas do Brasil na data em que é lembrada a morte do piloto, ocorrida em 1994. Será um teste de exibição em cidades onde os musicais normalmente não são montados. (Caio Gallucci/Divulgação)
O espetáculo Ayrton Senna - O Musical vai ser exibido em salas de cinema no dia 1º de maio. Em cartaz no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo, a peça teve uma sessão filmada nessa quinta-feira, 5, que contou com o uso de gruas e drones, especialmente para a captação de imagem. O material vai ser exibido em cerca de 70 salas do Brasil na data em que é lembrada a morte do piloto, ocorrida em 1994. A lista dos cinemas ainda está em definição.
"Será um teste de exibição em cidades onde os musicais normalmente não são montados. Se der certo, pretendemos levar outros musicais nesse formato, que é o mesmo que hoje exibe óperas internacionais", contou à reportagem Aniela Jordan, uma das sócias da Aventura Entretenimento, produtora responsável pela concepçã…