Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Abril 19, 2016

Macbeth

Grecianny Carvalho Cordeiro*

“Estou num mundo em que fazer o mal é quase sempre louvável, fazer o bem muitas vezes, é considerado loucura perigosa.” Dizia Shakespeare em Macbeth.
A atualidade da frase acima é impressionante. É quando percebemos o quanto a tecnologia, as facilidades – muitas delas maravilhosas – do mundo moderno nos tem distanciado do ser humano, tanto assim é verdade que nunca se falou tanto em humanismo, em tratamento humanizado e coisas parecidas nos diversos ramos das mais diversas profissões. Costumamos falar mais do que mais carecemos. Ou não? Hoje em dia, baixar o vidro do carro para dar esmola (é perigoso), colocar um pedinte de comida dentro de casa para dar água e comida (gesto de loucura, insanidade absoluta), parar o carro no meio da rua para ajudar alguém que teve o carro quebrado (risco de ser um assalto), dar dinheiro para alguém que pede ajuda para comprar um remédio para o filho doente (certamente será para comprar droga)... Parece que estamos esperando do…

RECUPERAM CORPOS DE RELIGIOSAS FALECIDAS EM TERREMOTO NO EQUADOR

Esq. Irmã Clare Crockett / Dir. Jazmina. Cortesia: Siervas del Hogar de la Madre GUAYAQUIL, 18 Abr. 16 / 03:40 pm (ACI).- Habitantes de Playa Prieta – aproximadamente 200 quilômetros da cidade de Guayaquil – conseguiram recuperar os corpos de seis integrantes das ‘Siervas del Hogar de la Madre’ falecidas no terremoto que atingiu a costa do Equador no sábado à noite.
Segundo fontes da comunidade religiosa, uma irmã, quatro candidatas e uma jovem residente ficaram soterradas sob os escombros da comunidade e da escola que trabalhavam nesta região.
Os habitantes recuperaram os corpos da irmã Clare Crockett, irlandesa de 33 anos, as candidatas equatorianas Jazmina, Mayra, María Augusta e Valeria assim como da residente Catalina de apenas 21 anos.
As religiosas moravam no quarto andar da escola Sagrada Família, na localidade de Playa Prieta, província de Manabí. Nas últimas semanas sofreram os estragos das inundações que afetaram a região e prejudicaram a estrutura do edifício.
O terremoto…

VALOR DA COMUNIDADE

domtotal.com É na convivência social que as pessoas colocam em prática os dons que naturalmente têm. É hora de uma nova ordem social, pensar num novo céu e numa nova terra. Por Dom Paulo Mendes Peixoto* Todas as pessoas em suas condições normais devem participar na vida comunitária. Isto faz parte integrante de seu próprio existir, da sociabilidade em sua real dignidade. Para o cristão isso é fundamental, porque cria oportunidade para a partilha de vida, dos problemas de seu cotidiano, de convivência entre as diversas famílias e melhor aproximação da Palavra de Deus. A Assembleia Geral da CNBB, acontecida em Aparecida, SP, de 06 a 15 de abril passado, teve como tema “o leigo e a leiga na Igreja e na sociedade, sal da terra e luz do mundo”. O tema reflete a importância e o compromisso de todos os cristãos leigos com a vida comunitária, com a boa convivência e com as responsabilidades na conquista real de uma vida saudável e feliz. É na vida de uma comunidade ou convivência social que as p…

REFUGIADOS: PAPA PEDE PERDÃO PELA «INDIFERENÇA» E FALTA DE ACOLHIMENTO

Agência Ecclesia 19 de Abril de 2016, às 11:02    (Lusa) Francisco recorda «experiências de dor e de esperança» de quem atravessa o mar para chegar à Europa
Cidade do Vaticano, 19 abr 2016 (Ecclesia) - O Papa Francisco pediu hoje perdão aos refugiados pela indiferença e falta de acolhimento que encontram depois de atravessarem o mar para chegar à Europa.
“Perdoai a reclusão e a indiferença das nossas sociedades que temem a mudança de vida e de mentalidade que a vossa presença pede”, declarou, numa videomensagem pelos 35 anos de fundação do Centro Astalli, a sede italiana do Serviço dos Jesuítas aos Refugiados (JRS).
A intervenção foi divulgada hoje em Roma, durante a apresentação do Relatório Anual da instituição.
Segundo o Papa, é preciso ver como “irmão” quem tem de fugir da sua terra “por causa da opressão, da guerra, de uma natureza desfigurada pela poluição e pela desertificação, ou da injusta distribuição dos recursos do planeta”.
“Cada um de vós, refugiados que bateis à nossa …

MIGRAÇÕES: RESPONSÁVEL DO VATICANO ALERTA PARA «MARTÍRIO» DO MEDITERRÂNEO

Agência Ecclesia 18 de Abril de 2016, às 16:15        (Lusa) 400 migrantes desaparecidos em novo naufrágio
Lisboa 18 abr 2016 (Ecclesia) - O responsável da Santa Sé pelo setor das migrações alertou hoje para o “martírio” que atinge os migrantes que procuram atravessar o Mediterrâneo em direção à Europa, na sequência de um novo naufrágio, com 400 desaparecidos.
“Infelizmente, começa de novo o martírio no Mediterrâneo. Uma vez fechada a via dos Balcãs, os fluxos voltam ao mar, onde estamos habituados, desgraçadamente, a esta trágica realidade: muitos partem e nem todos chegam”, disse à Rádio Vaticano o cardeal Antonio Maria Vegliò.
O presidente do Conselho Pontifício para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes comentava as notícias que dão conta da morte de centenas de migrantes, esta segunda-feira, após o naufrágio de quatro embarcações ao largo da costa do Egito.
Seis corpos foram já recuperados e 108 migrantes foram resgatados com vida de um barco de borracha que estava a afundar-se…

SANTUÁRIO DE FÁTIMA EDITA GUIA DE ORAÇÃO PARA O MÊS DE MARIA

Banner do guia de oração para o mês de Maria / Crédito: Santuário de Fátima (www.fatima.pt)
FATIMA, 18 Abr. 16 / 07:00 pm (ACI).- Maio é tradicionalmente conhecido como o mês de Maria, quando se celebra Nossa Senhora de Fátima – 13 de maio. Por esta razão, o Santuário de Fátima, em Portugal, está editando um novo guia de oração para este período, intitulado “Feliz de ti que acreditaste. Itinerário de oração com Maria para o mês de maio”.
Na nota introdutória do livro, o reitor do Santuário, Pe. Carlos Manuel Pedrosa Cabecinhas, indica que o guia “pretende ser um auxílio para uma fecunda e frutuosa vivência do ‘mês de Maria’: um guia para a oração comunitária ou feita individualmente, em pequenos grupos ou na comunidade familiar; uma proposta diária de meditação da Palavra de Deus e de oração”.
Conforme explica o site do Santuário, o livro propõe um percurso orante a partir da meditação de trechos bíblicos que focam a figura de Maria e o seu percurso de fé. Inspirado nas palavras da v…

PAPA FRANCISCO: SER PARTE DO REBANHO DE DEUS É UM DOM, MAS É PRECISO TER UM CORAÇÃO DISPONÍVEL

Homilia diária na capela da casa Santa Marta 19 ABRIL 2016 PAPA FRANCISCO OR - Osservatore Romano Misa En Santa Marta O Papa Francisco afirmou hoje, na sua homilia diária, que um cristão que não se deixa atrair por Deus é órfão. O pontífice partiu da pergunta que os judeus fazem a Jesus na leitura do Evangelho do dia: “És tu o Messias?” Esta é uma pergunta de um coração cego que os fariseus e os escribas repetem várias vezes a Jesus – observou o Papa que recordou as palavras de Jesus: “vós não acreditais, porque não sois das minhas ovelhas”. Ser parte do rebanho de Deus é um dom, mas é preciso ter um coração disponível. Pelo contrário, estas ovelhas tinham estudado para seguir Jesus e não acreditaram. A dureza do coração dos escribas e fariseus, que veem as obras realizadas por Jesus, mas se negam a reconhecer nele o Messias é “um drama”, disse Francisco que “continua até chegar ao Calvário”. Até mesmo depois da Ressurreição, quando sugerem aos soldados que guardavam a tumba di…

AS REDES SOCIAIS FORAM FEITAS PARA O ENCONTRO INTERPESSOAL

Entrevista a Vinícius Farias, seminarista da arquidiocese de Brasília e autor do livro “Conectados para o Encontro” 18 ABRIL 2016 IGREJA E RELIGIÃO Um livro que surgiu a partir de uma nova compreensão do autor, Vinícius Farias, seminarista de Brasília, diante das redes sociais, que ele passou a considerar como “novos areópagos” da evangelização. “Conectados para o Encontro”, editora Paulus, portanto, pretende ser um subsídio para quem deseja ser um evangelizador das mídias sociais. Vinícius  aponta, entre outros, que tipos de gafes podem ser evitadas e como um post no facebook deve brotar de uma espiritualidade exercitada e verdadeira. Em entrevista a ZENIT Vinícius Farias da Silva, seminarista da Arquidiocese de Brasília, fala sobre o seu livro: *** Esta é uma nova edição do Conectados para Evangelizar com mais 10 capítulos e o prefácio do Adriano Gonçalves, certo?
Bom, há dois anos eu havia publicado independentemente uma versão deste livro. Na metade do ano passado, qua…

EM NOVEMBRO, O ENCONTRO DOS CATÓLICOS HOLANDESES COM O PAPA

2016-04-19 Rádio Vaticana Amsterdã (RV) - Grande alegria na Igreja católica nos Países Baixos com a notícia de que em 15 de novembro o Papa vai receber os peregrinos holandeses no Vaticano.
“O Cardeal Eijk, em nome de todos os católicos do país, apresentou ao Papa o pedido para presidir a celebração eucarística da ‘Jornada Holandesa’ em Roma”, explica uma nota da Conferência Episcopal. “Isto não será possível, mas os fiéis estão felizes porque o Papa poderá falar com eles, depois da missa”.
Mais de 1 mil católicos holandeses em Roma
A peregrinação a Roma estava programada há tempos para o Ano da Misericórdia e, agora, a confirmação do encontro com o Pontífice encoraja as dioceses a unirem-se à iniciativa. Está prevista a participação de mais de mil pessoas. A cerimônia do dia 15 será presidida pelo Cardeal Willelm Eijk, Arcebispo de Utrecht e Presidente da Conferência Episcopal, e concelebrada por todos os bispos holandeses.
“Estamos felizes e gratos porque Francisco se comprometeu em…

PORTUGAL: IGREJA INDIGNADA COM REVELAÇÕES DOS 'PANAMA PAPERS'

2016-04-19 Rádio Vaticana


Lisboa (RV) – A Comissão Nacional Justiça e Paz (CNJP), organismo de leigos da Igreja Católica em Portugal, manifestou a sua indignação ante as notícias emersas dos chamados ‘Panama Papers’, que revelam uma imoral fuga dos impostos.

“Sabíamos que as ‘offshores’ iam fazendo o seu trabalho de ajuda ao crescimento das grandes fortunas graças a uma imoral fuga aos impostos internacionalmente legalizada. A investigação jornalística dos Panama Papers fez emergir a verdadeira dimensão daquilo que já conhecíamos”, refere uma nota da CNJP, publicada pela Agência Ecclesia.
Em causa está a investigação realizada por uma centena de jornais em todo o mundo sobre 11,5 milhões de documentos, que revelou bens em paraísos fiscais de responsáveis políticos ou personalidades públicas.
A CNJP alerta para a possibilidade de branquear negócios ilícitos, com “pequenos e grandes desvios de fundos e fuga dos impostos”.
Segundo os membros do organismo laical ligado à Conferência Episc…