Postagens

Mostrando postagens de Junho 5, 2018

Vida com tolerância

Imagem
Fotos: Padre Geovane Saraiva (16/01/2018)  Ladeira do Pai João, de Aratuba para Capistrano  Padre Geovane Saraiva* A índole dos cristãos é de sonhar com a realidade última da vida, com seu ápice na glória, na certeza de que sua consistência se encontra em Deus. Ele não exclui nem discrimina as criaturas, obra de suas mãos, que por sua bondade infinita "faz descer o sol sobre bons e maus". Nesta Semana do Meio Ambiente, pensemos nos "animais anfíbios", termo muitas vezes usado para externar intolerância, preconceito e discriminação por parte de pessoas que ideológica e socialmente pensam diferente. Não percebem que os anfíbios atentam para a importância do ecossistema, uma vez que neles, entre muitas sinais vitais, se encontram compostos químicos de interesse das grandes indústrias farmacêuticas.
A importância desses anfíbios é precípua e imprescindível, no conjunto dos demais seres vivos, no sentido do equilíbrio ecológico. Eles fazem parte de uma riquíssima teia al…

De que vale a vida?

Imagem
Carlos Delano Rebouças*
De que vale a vida, se dela não aproveitarmos com alegria todos os seus pormenores q ue a fazem valer a pena?
De que vale a vida, se dela não fazemos valer a nossa capacidade de conviver bem com os mais próximos, de atrair os mais distantes e de resistir às tempestade, para depois sorrir com a bonança?
De que vale a vida, se por ela não a valorizemos, mesmo certos de sua efemeridade, sem nunca anunciar o seu adeus?
De que vale a vida, se o muito se torna pouco, mesmo quando o seu incipiente nascimento anuncia o seu valor magistral?
De que vale a vida, se nada pode valer a pena quando não há luta para a sua reversão?
De que vale a vida sem a humildade de reconhecer a sua importância, diante de todas as transformações que podem causar na de quem amamos?
De que vale a vida, se com ela não refletimos sobre nossas atitudes, sobre nossas ações, a tempo de nos despedir, deixando uma bela história a ser contada?
De repente a vida passou, deixamos de ser um presente e pa…

Biografia reconstitui a rica trajetória política e intelectual de Parsifal Barroso, ex-governador do Ceará e autor de "O Cearense"

Imagem
Parsifal Barroso: livro reconstitui trajetória intelectual e política do ex-governador De dez a 15 linhas nos livros de História era o que Luís-Sérgio Santos costumava encontrar sobre o governo de Parsifal Barroso (1958-1962) no Ceará. Sua gestão havia acontecido entre a de Paulo Sarasate e a de Virgílio Távora. A apresentação escassa e superficial das informações relativas àquele período passou a inquietar o jornalista, que resolveu então expandir a memória do personagem em uma biografia de mais de 400 páginas a ser lançada pelo Instituto Myra Eliane, nesta terça-feira (5), às 19h, na Livraria Cultura. Na ocasião, o jornalista Egídio Serpa mediará um bate-papo com o autor do livro e o neto do biografado, o empresário Igor Queiroz Barroso, presidente do Instituto Myra Eliane e Diretor Institucional do Grupo Edson Queiroz. "O que prevalecia em Parsifal era de fato a conciliação, a costura, o apaziguamento, a ponderação, a argumentação. Mas ele era um estrategista. Grande orador, t…

Confira a programação de literatura do Festival Vida&Arte

Imagem
Escritoras cearenses, escritores estrangeiros, gestores culturais e outros nomes que fazem a cena literária se encontram de 21 a 24 de junho, no Centro de Eventos do Ceará, para debater sobre livros e letras. A programação do Festival Vida&Arte, que nasce múltipla nas variadas linguagens artísticas, terá palestras, lançamentos de obras, sessões de autógrafos, debates e oficinas que jogam luz sobre a produção literária. Inês Pedrosa e José Eduardo Agualusa, dois nomes internacionais da literatura, são presenças confirmadas. A programação terá ainda lançamentos e relançamentos de livros de escritoras como Juliana Diniz, Marília Lovatel e Socorro Acioli. Divididas em vários espaços, as atividades do Festival Vida&Arte acontecem dentro de programação que também tem atrações de música, cultura pop, dança, teatro, espiritualidade, cultura popular, artes visuais, humor, fotografia e circo. O DESPERTAR DE HOMENS COMUNS Lançamento do livro e sessão de autógrafos com Nelson Liano Na sext…

Clássico “Vidas Secas” terá exibição gratuita no Cineteatro São Luiz

Imagem
O Cineteatro São Luiz Fortaleza exibe, no próximo dia 19, o clássico “Vidas Secas“, de Nelson Pereira dos Santos. A exibição celebra o Dia do Cinema Brasileiro e os 80 anos da publicação do livro homônimo de Graciliano Ramos, mestre da literatura brasileira. A entrada é gratuita. Lançado em agosto de 1963, o longa conta a história de Fabiano (Átila Iório), Sinhá Vitória (Maria Ribeiro), seus dois filhos e a cachorra Baleia, que vagam sem destino e já quase sem esperanças pelos confins do interior. Eles vivem na região seca do Nordeste e lutam diariamente por trabalho e comida para sobreviver e superar as dificuldades. Nelson Pereira dos Santos foi precursor do Cinema Novo e nome importantíssimo para o cinema latino-americano. Ele morreu no último dia 21 de abril, internado no Hospital Samaritano, em Botafogo, Zona Sul do Rio. Diretor, roteirista, ator e professor, Nelson foi o primeiro diretor a entrar na Academia Brasileira de Letras (ABL),  onde ocupava a sétima cadeira desde 2006.…

Desista de mudar os outros

Imagem
Deixe de procurar culpados e opere as mudanças que você pode fazer, ou seja, em você mesmo(a) Uma mãe me manda um e-mail desesperado, diz que é divorciada e vive só, não pode conviver com os dois filhos; o mais velho é casado, a nora não deixa que ele a procure e o mais novo vive com o pai que o proíbe de visitá-la. Eu lhe respondo: De forma geral posso dizer que você não pode mudar os outros, então seria interessante analisar o que pode ser mudado em você para que o seu relacionamento com os filhos mude. Pense em estratégias que possam fazer seus filhos se aproximarem de você. Deixe de procurar culpados e opere as mudanças que você pode fazer, ou seja, em você mesmo. Ela agradeceu minha atenção, mas disse que não adiantava fazer nada. Esse é só um exemplo entre muitos que não nos cabe julgar, mas analisar visando nossa própria melhoria. Quando o ponto é reconhecer as próprias responsabilidades diante dos conflitos, algumas pessoas tendem a negar como se não houvesse nada a ser feito. …

Pela primeira vez, ONU terá uma mulher latino-americana na presidência

Imagem
Pela primeira vez na história, a Organização das Nações Unidas (ONU) elegerá nesta terça-feira (5) uma mulher latino-americana para ser a nova presidente da Assembleia Geral do organismo. Os representantes dos 193 Estados-Membros escolherão entre a hondurenha María Elizabeth Flores Flake e a equatoriana María Fernanda Espinosa. A eleita substituirá, em setembro, o eslovaco Miroslav Lajcak. A votação será secreta e precisa apenas de maioria simples. A eleição divide os países latino-americanos, especialmente por causa da crise na Venezuela. A candidata do Equador conta com o apoio da Venezuela e de países aliados. "A integração, cooperação e unidade dos povos é essencial para a coexistência pacífica e nações em desenvolvimento", disse María Fernanda Espinosa, 53 anos, que aposta em respostas rápidas às situações emergentes e em uma atenção especial para os mais vulneráveis. Para María Elizabeth Flake, 44 anos, o foco deverá ser a cooperação entre os países e o apoio a projeto…

Poluição plástica é tema do Dia Mundial do Meio Ambiente 2018

Imagem
O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado hoje (5), tem como tema este ano  “#AcabeComAPoluiçãoPlástica”. O objetivo da ONU Meio Ambiente é chamar a atenção da sociedade para reduzir a produção e o consumo excessivo de produtos plásticos descartáveis. Em 2018, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a data soma esforços à campanha #MaresLimpos (http://cleanseas.org/), para combater o lixo marinho e mobilizar todos os setores da sociedade global no enfrentamento deste problema, que se não for solucionado poderá resultar em mais plástico do que peixes nos oceanos até 2050.

Poluição provocada pelos plásticos é tragédia ambiental global que contamina o solo e os mares - (Martine Perret/ONU Meio Ambiente/Direitos reservados) Segundo as Nações Unidas, a poluição plástica é considerada uma das principais causas atuais de danos ao meio ambiente e à saúde. Por ano, são consumidas até 5 trilhões de sacolas plásticas em todo o planeta. Ainda segundo a ONU Meio Ambiente, a cada minuto, s…

Mais Visitadas

Alagoano que dirigiu filme que teve cenas gravadas em Penedo toma posse na ABL

Literatura e cinema ajudaram a tornar Notre-Dame conhecida no mundo

Principal nome da literatura feita para crianças no Ceará, Horácio Dídimo, morto em 2018, pode ser homenageado em Dia Estadual da Literatura Infantil

Herança do governo golpista

Catedral de Notre-Dame, em Paris, sofre incêndio na tarde desta segunda-feira