Postagens

Mostrando postagens de Outubro 3, 2016

Brasileiras criam projeto e emocionam africanos que escrevem usando a terra

Imagem
Crianças de Moçambique são alvo de projeto de mulheres de Santos (SP). Cadernos personalizados são criados para que crianças possam estudar. Mariane Rossi Do G1 Santos

Crianças com os cadernos, em Moçambique, em 2015 (Foto: Divulgação/ONG Fraternidade Sem Fronteiras)












Um projeto de Santos, no litoral de São Paulo, fez com que crianças africanas acostumadas a escreverem no chão de terra ganhassem cadernos personalizados para estudar. Objeto tão simples para alguns, cadernos são considerado artigo de luxo para eles, que vivem em situação precária em aldeias de Moçambique. Mobilizadas com a realidade desses meninos e meninas, um grupo de voluntárias resolveu fazer cadernos com o nome de cada um deles. Bem decorados e coloridos, eles cruzam o oceano e fazem cada criança se sentir mais especial. O sorriso das crianças na África encantou a pedagoga Ana Lucia Caetano, de 54 anos. Ela viu um video sobre o trabalho da ONG Fraternidade Sem Fronteiras durante um congresso e foi conversar com o coorden…

Uece oferece mais de 2 mil vagas para cursos gratuitos de graduação à distância

Imagem
No total, 2.450 vagas para 10 cursos em 21 polos são ofertadas gratuitamente para a população cearense

A Universidade Estadual do Ceará (Uece), por meio da Secretaria de Apoio às Tecnologias Educacionais (Sate), em convênio com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), oferta 2.450 vagas para cursos gratuitos de Educação a Distância (EaD). As oportunidades são distribuídas para professores da rede pública de ensino e público em geral. Do total, 2.150 vagas são destinadas a nove cursos de licenciatura e 300 para um curso de bacharelado.
Além disso, serão inclusos dois novos cursos: História e Educação Física; e seis novos polos que estão presentes nos municípios de: Camocim, Itarema, Maracanaú, Pedra Branca, Crateús e Iguatu. Os dois últimos terão como sede as próprias unidades da Uece no interior: Faculdade de Educação de Crateús (Faec) e Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (Fecli), respectivamente. 
As inscrições estão abertas no período de 29 de setembro a 23 de outubro d…

Kim Kardashian é assaltada em Paris

Imagem
A estrela de reality show americana Kim Kardashian foi assaltada a mão armada neste domingo à noite, em uma residência de luxo em Paris, por criminosos disfarçados de policiais, que roubaram joias avaliadas em 9 milhões de euros.
"Está muito abalada, mas fisicamente ilesa", afirmou a porta-voz de Kardashian em Nova York.
Kardashian, que estava em Paris para acompanhar a Semana de Moda, partiu na manhã desta segunda-feira da França, depois de ter sido interrogada pela polícia.
Os ladrões levaram um importante saque composto por um anel estimado em 4 milhões de euros e uma caixa de joias por um montante de 5 milhões, segundo fontes judiciais. "Também levaram dois telefones celulares", segundo uma fonte policial.
O roubo foi registrado a 00h30 GMT (21h30 de Brasília) em uma residência hoteleira de luxo, em La Madeleine, um dos bairros mais prestigiosos de Paris. Cinco ladrões atacaram o guarda e dois deles entraram no apartamento da estrela de televisão.
A rainha das …

Petralhas, coxinhas e veados

Imagem
Por Marco Lacerda*
Não faz muito tempo, o ator petralha José de Abreu foi insultado num restaurante do Rio por um casal de coxinhas e respondeu às agressões verbais com uma copiosa cusparada na cara de seus ofensores. Mais recentemente, o senador Lindberg Farias, igualmente petralha, foi agredido fisicamente noutro restaurante do Rio. Em ambos os casos, as agressões foram motivadas pelas posições políticas, de conhecimento público, dos agredidos.
Nesta semana, numa conceituada tabacaria de Belo Horizonte, um jornalista supostamente coxinha foi chamado de viado, em alto e bom som, por um desconhecido atento à conversa que o referido jornalista mantinha com um grupo de amigos. De novo, a questão era ideologia.
O que surpreende, no último caso, é que o episódio ocorreu num estabelecimento onde são oferecidos os mais caros charutos cubanos e, portanto, frequentado pela fina flor dos coxinhas, em geral recheados com catupiry. Deixando de lado o preocupante acirramento de ânimos, o mais inu…

Enem abre hoje inscrições para privados de liberdade

Imagem
Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 abriu hoje (3) as inscrições para pessoas privadas de liberdade ou jovens sob medida socioeducativa. Os responsáveis pedagógicos de cada órgão de administração prisional e socioeducativa do país devem cadastrar os candidatospela internetaté 21 de outubro. As provas serão aplicadas em 6 e 7 de dezembro. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), podem participar do exame os órgãos e instituições cujas unidades prisionais e socioeducativas firmaram termo de compromisso com a autarquia. Os estabelecimentos de administração prisional e socioeducativas do país têm até as 23h59, no horário de Brasília, do dia 7 de outubro para firmar termo de adesão, responsabilidades e compromissos, por meio eletrônico, com o Inep. Enem Segundo o Inep, na edição de 2015 do Enem, foram inscritos 45,5 mil participantes que cumprem algum tipo de restrição de liberdade — au…

São Francisco de Assis explica a perfeita alegria

Imagem
Vindo São Francisco certa vez de Perusa para Santa Maria dos Anjos com frei Leão, em tempo do inverno e atormentado pelo fortíssimo frio, frei Leão pediu-lhe: Pai, peço-te, da parte de Deus, que me digas onde está a perfeita alegria. E São Francisco assim lhe respondeu: Quando chegarmos a Santa Maria dos Anjos, inteiramente molhados pela chuva e transidos de frio, cheios de lama e aflitos de fome, e batermos à porta do convento, e o porteiro chegar irritado e disser: ‒ Quem são vocês? E nós dissermos: ‒ Somos dois dos vossos irmãos, e ele disser: ‒ Não dizem a verdade; são dois vagabundos que andam enganando o mundo e roubando as esmolas dos pobres; fora daqui! E não nos abrir e deixar-nos estar ao tempo, à neve e à chuva, com frio e fome até à noite: então, se suportarmos tal injúria e tal crueldade, tantos maus tratos, prazenteiramente, sem nos perturbarmos e sem murmurarmos contra ele (…) escreve que nisso está a perfeita alegria. E se ainda, constrangidos pela fome e pelo frio e pe…

“Google Arts and Culture” faz seu celular praticamente um museu

Imagem
As coleções de mais de mil museus ao redor do mundo agora estão disponíveis online se você baixar o novo aplicativo do Google, “Google Arts and Culture”. Disponível para os sistemas operacionais iOS e Android, o aplicativo inclui uma série de ferramentas educacionais que vão desde uma função para ver o trabalho de um artista no momento (por exemplo, a partir de seus primeiros trabalhos para suas peças posteriores), passando pela possibilidade de organizar tours virtuais na sala de aula ou na sala da própria casa, chegando ao surpreendente sistema “Recognize it”, uma função que permite identificar o nome da peça e seu autor simplesmente apontando com a câmera do telefone. O vídeo onde o Google apresenta o aplicativo também explica algumas funções adicionais e menus: botões para compartilhar conteúdo favorito, acesso a biografias de personagens famosos e funções de zoom-in para descobrir detalhes em peças que de outra forma poderiam passar despercebidos.

Aleteia

Semana Nacional da Vida 2016 busca unir propostas, diz bispo

Imagem
O Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, Dom Bosco, chama atenção para as reflexões que devem ser feitas nesta semanaDa redação, com CNBB A Igreja no Brasil está celebrando a Semana Nacional da Vida desde o dia 1º de outubro. Até domingo, 8, Dia do Nascituro, os católicos trabalharão para promover, proteger, defender  e valorizar a vida humana em todas as circunstâncias, desde a sua concepção, até a morte natural. Para o bispo de Osasco (SP) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom João Bosco Barbosa de Sousa, este é o momento de “unir todos aqueles que buscam uma proposta de vida plena”. Dom Bosco chama atenção para as reflexões que devem ser feitas durante a Semana Nacional da Vida. Para o bispo, é necessário manter-se alerta diante “das escolhas que podem ser atraentes ou até sedutoras, porém trazem como consequência a visível estupidez humana e como resultado a morte”. O…

Outubro Rosa conscientiza sobre a necessidade do diagnóstico precoce

Imagem
O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres, no Brasil e no mundo. O diagnóstico em tempo hábil é fundamental para maiores chances de cura. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa é de que 56.960 novos casos sejam diagnosticados no país, em 2016.  O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres, no Brasil e no mundo. O diagnóstico em tempo hábil é fundamental para maiores chances de cura. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa é de que 56.960 novos casos sejam diagnosticados no país, em 2016.
As ações para enfrentamento e apoio a doença aumentam durante o mês de outubro. O nome outubro rosa faz alusão ao laço rosa utilizado como símbolo de luta contra o câncer de mama e estimula a participação da sociedade.  Seguem informações acerca das atividades.

Programação:
Rede Mama :
- 05/10 às 19h - Passei Ciclístico Rosa;
- 01/10 a 31/10 – Palestras em Instituições Públicas e Privadas;
- 23/10 – 07h – Camin…

Pe. Jacques Hamel: Papa Francisco autoriza início do processo de beatificação

Imagem
Pe. Jacques Hamel. Captura Youtube


PARIS, 03 Out. 16 / 03:30 pm (ACI).- O Papa Francisco autorizou o início do processo de beatificação do sacerdote francês Pe. Jacques Hamel, assassinado enquanto celebrava Missa na sua igreja no dia 26 de julho, homicídio cometido por dois terroristas do Estado Islâmico.

Em um comunicado oficial publicado no domingo, 2 de outubro, pela Arquidiocese de Rouen, à qual o sacerdote pertencia, destacaram que o Arcebispo Dominique Lebrun “foi informado pela Congregação romana das Causas dos Santos que o Papa Francisco dispensou a espera de 5 anos exigidos habitualmente antes de iniciar a investigação oficial em vistas à beatificação”.
Normalmente, o tempo de espera para começar uma causa de beatificação são 5 anos depois da morte do servo de Deus. Os casos mais conhecidos desta dispensa nos últimos anos foram o da Madre Teresa de Calcutá e o de São João Paulo II.
“Em agradecimento ao Papa por este gesto excepcional, o Arcebispo de Rouen decide neste dia rea…

Mais Visitadas

Morre atriz Doris Day, a namoradinha da América

Reitoria da UECE apoia manifestações em defesa da educação brasileira e das universidades públicas

Maureen Bisilliat se reencontra com o seu sertão e o de Euclides da Cunha na Flip

Paraty e Ilha Grande vão se tornar patrimônio da humanidade

Biblioteca Itinerante visita escolas e CMEIs com “Literatura e Cinema”