Postagens

Mostrando postagens de Março 27, 2014

Francisco e Luciano: coração falando ao coração!

Imagem
Padre Geovane Saraiva* Sabemos que Israel é o povo da promessa, o qual se transformou no novo povo de Deus, na inefável ocasião em que a jovem Maria Nazaré deu sua resposta ao Anjo Gabriel, no impossível que se tornou possível: “faça-se em mim segunda a tua palavra” (Lc 1, 38). Foi Deus inaugurando novos tempos, quando abriu o coração da pessoa humana para se estabelecer e nele fazer sua eterna morada.
A festa da Anunciação do Senhor (25 de março) faz-me recordar a figura ímpar de Dom Luciano Mendes de Almeida, um Jesuíta que só soube fazer o bem. Por ele Deus foi louvado, amado e glorificado, uma vez que o amor nele cresceu e se fez dom, vivendo não para si, mas para os empobrecidos. Se vivo fosse, com absoluta certeza, dois filhos de Inácio de Loyola se encontrariam numa só voz: Cor ad cor loquitur  - o coração de Dom Luciano falando ao coração do Papa Francisco, ao dizer: “O Senhor caminha conosco para amaciar o nosso coração (...)”.
Dom Luciano Mendes de Almeida, grande homem de Deus…

Jesuítas: aumentam as vocações

Imagem
domtotal.com O papa jesuíta está produzindo um efeito positivo sobre as vocações da Companhia de Jesus? É impossível saber com certeza, mas, no último ano, houve um crescimento, ainda que leve, dos noviços: de 699 em 2012 para 706 em 2013. Crescimento não observado desde 2009.
O seu número cresce na Europa (+24), na Ásia meridional (+8) e na Ásia do Pacífico (+1). Um dado positivo que marca uma leve inversão em relação a uma tendência geral de diminuição dos jesuítas. 
Em 2013, de fato, eles eram 16.986 (12.107 sacerdotes, 1.331 irmãos leigos, 2.842 escolásticos e 706 noviços), uma queda de 268 membros em relação ao ano anterior. É o que informam as estatísticas publicadas no dia 25 de março pela Companhia de Jesus e atualizadas até o dia 1º de janeiro de 2014. 
A ordem cresce na África, onde dos 1.510 religiosos de 2012 passou-se para 1.515 em 2013, e na Índia, onde se passou dos 4.006 jesuítas em 2012 para os 4.012 de 2013. 
Ao contrário, ela está em contração na América Latina (-41…

Um conto do destino

Imagem
Título original: Winter´s Tale Situado numa mítica cidade de Nova York há mais de cem anos, Um Conto do Destino (Winter´s Tale) é uma história de milagres, destinos cruzados e a velha batalha entre o bem e o mal. País: Estados Unidos Ano: 2014 Gênero: Drama Classificação: 12 Direção: Akiva Goldsman Elenco: Colin Farrell, Matt Bomer, Lucy Griffiths, Michael Patrick Crane, Brian Hutchison, Kevin Corrigan, Alan Doyle, Russell Crowe, Jessica Brown Findlay, Jon Patrick Walker Duração: 120 min. Site:http://www.winterstalemovie.com/

Em cartaz

"Do Japão para a Rádio Vaticano": confira novidade editorial

Imagem
Cidade do Vaticano (RV) – “Do Japão para a Rádio Vaticano”: este é o título de um livro que as Edições Loyola acabam de lançar de autoria do Pe. Olmes Milani, missionário scalabriniano.

Trata-se de uma coletânea que reúne todas as crônicas que Pe. Olmes escreveu durante sua missão no país do Sol Nascente especialmente para a Rádio Vaticano e que foram veiculadas no Programa Brasileiro de 2009 a 2012.

O título - “Do Japão para a Rádio Vaticano” - é assinatura com a qual Pe. Olmes encerrava suas crônicas, que foram mais de 120 no total.
A apresentação do livro foi escrita pelo Responsável pelo Programa Brasileiro da Rádio Vaticano, Pe. Cesar Augusto dos Santos SJ. 
Eis um trecho: “Além de nossas fronteiras, no longínquo Japão, Pe. Olmes Milani anunciou Jesus Cristo com criatividade e audácia. Numa terra em que o Cristianismo é professado por uma minoria ínfima, Pe. Olmes se dedicou principalmente aos migrantes latino-americanos, entre os quais inúmeros brasileiros.  Dessa experiência na…

Papa Francisco recebe Obama: 'Sou um grande admirador', disse o chefe de Estado no início do encontro

Imagem
Trata-se da 1ª reunião privada entre eles desde que Francisco foi eleito. Do G1, em São Paulo 343 comentários O presidente dos EUA, Barack Obama, disse ser um grande admirador do Papa (Foto: Gabriel Bouys/AP) O Papa Francisco recebeu nesta quinta-feira (27), no Palácio Apostólico do Vaticano, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, no primeiro encontro privado entre os dois líderes desde que Francisco foi eleito pontífice, há um ano. "Sou um grande admirador", disse Obama ao Papa

Somos o que somos

Imagem
Título original: We Are What We Are
Em sua pequena cidade, os Parker são conhecidos por sua descrição e reclusão. Por trás das portas fechadas, o pai, Frank, conduz sua família com bastante severidade. Com a morte inesperada e brutal da mãe, as filhas mais velhas, Iris e Rose tem de tomar conta do irmão mais novo, Rory. Primeiro filme lançado com a grife Editora Darkside, especializada em terror e fantasia. País: Estados Unidos Ano: 2013 Gênero: Suspense Classificação: 18 Direção: Jim Mickle Elenco: Kassie Wesley DePaiva, Laurent Rejto, Julia Garner, Ambyr Childers, Jack Gore, Bill Sage, Kelly McGillis, Wyatt Russell, Michael Parks Duração: 100 min. Site:http://parkerfamilytradition.com/ )



Estreias futuras

Provador de roupa 3D

Imagem
domtotal.com Reino Unido, Londres: Imagine provar centenas de vestidos sem ter que tirar os sapatos? A façanha é possível com um provador virtual mostrado em Londres. A tecnologia permite ver em uma tela como as roupas ficariam no corpo.

Francisco: Quaresma tempo de graças e coerência com seu batismo

Imagem
Radio do Vaticano

Itália: Feira de literatura infantil homenageia talentos brasileiros

Imagem
É a segunda vez que o Brasil é homenageado na feira de livros infantis mais importante do mundo.
Uma feira de literatura infantil, na Itália, está prestando homenagem aos maiores talentos brasileiros. A correspondente Ilze Scamparini esteve lá. O livro infantil, ou juvenil, é uma produção que cresce em muitos países, e o Brasil vem conquistando novos públicos. É a segunda vez que o Brasil é homenageado na feira de livros infantis mais importante do mundo. Os nossos escritores e ilustradores, e a nossa cultura tão diversificada, são destaque em Bologna, entre 1,2 mil expositores de 74 países. Faz mais de 40 anos que o Brasil frequenta esta feira, mas agora o interesse pelo país é muito maior. Ana Maria Machado, que escreve para crianças e adultos, é um exemplo disso. "Então, eu estou aqui hoje, acabo de fechar um contrato com a China para um livro infantil e estou indo, na semana que vem, para Roma lançar a tradução de um livro para adultos em italiano”, revela a escritora Ana Ma…

Francisco: Papa entre os 50 intelectuais mais influentes do mundo

Imagem
Agência Ecclesia
O Papa Francisco faz parte da lista dos 50 intelectuais mais influentes do mundo da revista mensal britânica de política e cultura ‘Prospect'. O Papa é o único líder religioso a fazer parte da última edição da lista anual, que procura reunir e reconhecer "as pessoas que influenciaram as maiores questões do ano na política, economia, ciência e filosofia", revela a Rádio Vaticano. "O Papa verdadeiramente guiou, em modo individual, a regeneração do Vaticano, escreveu Johathan Berbyshire, diretor da ‘Prospect'. "Acolheu o estado de ânimo das pessoas" e por isso "está na lista não enquanto religioso, mas enquanto pensador, como alguém que está à procura de pensar sobre os efeitos sociais do livre mercado que se tornou hegemônico no Ocidente nos últimos 20 anos", acrescentou. Na lista da revista estão 17 economistas, 13 filósofos, 3 cientistas, e especialistas em tecnologia, além de empreendedores, escritores e ativistas. Fonte: www.…

Frases de Francisco: "Não deixe que ninguém tire a sua esperança”

Imagem

A beleza da maternidade

Imagem
A verdadeira mãe é aquela que quer se entregar de corpo e alma aos seus pequenos Nas últimas semanas, tive a alegria de contemplar, em diversas ocasiões, uma daquelas cenas que, pela sua beleza e simplicidade, conseguem tornar o dia especial: bebês nos braços de suas mães. Neste caso, eram duas mães de primeira viagem. A cena era de uma ternura inigualável. Antiga como o tempo, mas sempre nova.
A chegada do primeiro filho ao lar é uma aventura que não pode ser descrita. Há temores, cansaço, incertezas... Mas o amor costuma ganhar a batalha. O instinto materno, até então oculto, aparece com força e dissipa toda sombra de dúvida. Não faltarão provações nem dificuldades no caminho, mas o amor é quem guia e o medo já não tem a última palavra.
A maternidade é um mistério. Os laços que se tecem com essa criatura fraca e totalmente dependente são tão fortes, que fogem do mero critério biológico.
Nos braços da mãe, o filho se sente protegido. É o tempo do primeiro amor. De sussurrar ao ouvid…

Mais Visitadas

Reitoria da UECE apoia manifestações em defesa da educação brasileira e das universidades públicas

Morre atriz Doris Day, a namoradinha da América

Maureen Bisilliat se reencontra com o seu sertão e o de Euclides da Cunha na Flip

Paraty e Ilha Grande vão se tornar patrimônio da humanidade

Biblioteca Itinerante visita escolas e CMEIs com “Literatura e Cinema”