Postagens

Mostrando postagens de Novembro 22, 2014

Nosso novo site: http://www.paroquiasantoafonso.org.br

Imagem
http://www.paroquiasantoafonso.org.br Depoimento Pe Geovane Saraiva sobre a Casa de Formação

Chico em busca do irmão alemão

Imagem
O relato do músico fala de seu parente perdido e encontrado, mas, sobretudo, de si mesmo.
Sergio Günther, o irmão alemão de Chico Buarque, cantor e apresentador de TV na Alemanha comunista.
Por Antonio Jiménez Barca*

Chico Buarque (Rio de Janeiro, 1944), um dos mais célebres e talvez o mais aclamado de todos os músicos brasileiros, é também poeta, dramaturgo e escritor. Nesta semana publicou seu quinto romance no Brasil. A obra, expressivamente intitulada O Irmão Alemão, conta, em um relato de marcado caráter autobiográfico, a descoberta estupefata de um irmão que nunca conheceu pessoalmente (nem ele, nem ninguém da família, incluído o pai), fruto de uma aventura fugaz que Sérgio Buarque de Hollanda, o ilustre historiador brasileiro, teve em Berlim com Anne Marguerite Ernst em princípios dos anos 30.

Sérgio, o irmão alemão do título, nunca foi, segundo conta o próprio Buarque no livro, um tema tabu no casarão abarrotado de livros da região central de São Paulo onde residiu durante muitos …

E-book em homenagem ao papa Francisco, que celebra 77 anos

Imagem
Paróquia de SANTO AFONSO
Solenidade de Cristo Rei - 23 de Novembro E-book em homenagem ao papa Francisco, que celebra 77 anos HOJE É DIA DE QUÊ? VISUALIZAÇÕES DE SEGUIDORES PEDIDO DE ORAÇÃO[MAIS PEDIDOS] Colabore com a Paróquia de Santo Afonso
Conta Corrente - Caixa Econômica Federal Agência: 4647 Operação: 003 Conta: 9-8 A comunidade de Santo Afonso em Fortaleza agradece o seu gesto de amor.

A Igreja levanta a sua voz em difesa dos direitos dos migrantes: Papa Francisco

Imagem
2014-11-22 Rádio Vaticana
O Papa Francisco recebeu em audiência na manhã desta sexta-feira os participantes ao VII Congresso Mundial da Pastoral dos Migrantes e Itinerantes, acompanhados pelo Cardeal Antonio Maria Vegliò. O Congresso, que iniciou nesta segunda-feira dia 17 de novembro e se concluiu hoje, dia 21 com a audiência do Papa Francisco teve como tema “Cooperação e desenvolvimento na Pastoral das migrações”. No seu discurso, aos presentes, o Papa Francisco exprimiu os seus sinceros sentimentos de apreço e de gratidão pelo serviço e solicitude que dispensam aos homens, mulheres e crianças, que, também nos nossos dias, empreendem a “viagem da esperança” pelas estradas da emigração. O Documento final do vosso precedente Congresso, há cinco anos atrás, recordou o Papa Francisco aos presentes, afirmava que a emigração é um convite à imaginar um futuro diferente, que tende ao desenvolvimento de todo o género humano. Neste sentido a imigração inclui cada ser humano com os seu potencial …

O Papa Francisco à conferência internacional sobre a alimentação denuncia o paradoxo da abundância e a falta de solidariedade

Imagem
2014-11-20 L’Osservatore Romano A mensagem do papa Francisco mais uma vez é clara, sem ambiguidades ou mal-entendidos: o homem faminto precisa de dignidade, não de esmola. E aos participantes na segunda conferência internacional sobre a alimentação que decorre em Roma na sede da Fao, onde se deslocou na manhã de quinta-feira 20 de Novembro, o Pontífice dirigiu uma forte admoestação: não podemos continuar a esconder-nos por detrás de sofismos, manipulações de dados, presumíveis estratégias de segurança nacional, crises económicas. «O faminto – recordou – está ali, na esquina da estrada, e pede direito de cidadania, pede para ser considerado na sua condição, para receber uma alimentação de base sadia. Pede-nos dignidade, não esmola». E tal como fez João Paulo II nesta mesma sede em 1992 durante a primeira conferência sobre a alimentação, Francisco advertiu contra o risco de perseverar no «paradoxo da abundância», continuando a proclamar que há alimento para todos mas nem todos podem co…

Papa em Estrasburgo: os cristãos podem dar alma à Europa – as palavras do Card. Parolin

Imagem
2014-11-22 Rádio Vaticana
No próximo dia 25 de novembro o Papa Francisco vai viajar a Estrasburgo visitando o Parlamento Europeu e o Conselho da Europa. Uma viagem caracterizada pela ausência de qualquer evento pastoral, litúrgico ou religioso. O Papa preferiu manter a finalidade primeira da viagem que será apenas uma visita às instituições europeias e um momento de reflexão sobre a situação atual do continente europeu. Discursará em ambas as instituições. Alessandro Di Bussolo, jornalista do Centro Televisivo Vaticano, entrevistou o Cardeal Secretário de Estado Pietro Parolin que referiu o contributo que os cristãos podem dar à construção do projeto europeu. Eis o essencial das suas declarações: “Se olhamos para o tratado de Lisboa, no primeiro artigo, parece que são, tocados uma série de valores que são fundamentalmente valores cristãos, que têm as suas raízes na história e no contributo que o nosso cristianismo deu ao continente, a partir da dignidade da pessoa humana, o tema da li…

Paisagem marciana sofre ação de ventos fortes

Imagem
22/11/2014  |  domtotal.comEspecialistas acreditavam que rajadas de vento fortes fossem raras em um planeta com uma atmosfera tão fina.Imagem da Nasa mostra paisagem de Marte. Ventos fortes são uma força quase cotidiana na superfície de Marte e eles esculpem a paisagem do planeta vermelho, mudando dunas de lugar, o que representa um desafio extra à sua exploração, afirmaram cientistas em um estudo nesta terça-feira na revista Nature Communications. Sabe-se que os ventos são um fator determinante na topografia e no clima marcianos, desencadeando tempestades de areia que podem ser vistas por astrônomos na Terra. Mas dados sobre a força, a frequência e a origem dos ventos sempre foram incompletos e muitos especialistas tinham a expectativa de que rajadas de vento fortes o suficiente para deslocar a areia fossem raras em um planeta com uma atmosfera tão fina. "Nós observamos que as dunas de areia marciana estão atualmente migrando e que a velocidade de sua migração varia conforme a t…

O sonho de despoluir a Baía de Guanabara

Imagem
22/11/2014  |  domtotal.comHerança histórica de degradação é imensa e é por esse motivo que a meta precisa ser assumida por todos.Apesar dos milhões já investidos, a Baía, um dos cartões postais do Rio, continua em elevado estado de poluição. Por Márcia Hirota e Leandra Gonçalves*

A meta de sanear 80% da Baía de Guanabara até 2016 faz parte dos compromissos assumidos pelo Governo do Estado com o Comitê Olímpico Internacional (COI) para a realização das Olimpíadas do Rio de Janeiro. No entanto, são tantos anos de descaso com a sustentabilidade da Baía que é difícil acreditar que a despoluição de suas águas será um legado dos Jogos Olímpicos.

Financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pelo Banco Japonês para Cooperação Internacional (JBIC), o Programa de Despoluição da Baía de Guanabara foi iniciado em 1994. Em seu encerramento oficial, em 2006, tinham sido gastos – ao longo de 13 anos – US$ 760 milhões, em valores nominais. A partir de 2007, com a troca de governo, in…

´Uma Promessa´ romance de Patrice Leconte

Imagem
22/11/2014  |  domtotal.comO filme conta uma história de amor ambientada na Alemanha em 1912, em que falta justamente paixão.O diretor investe aqui em um romance de época praticamente protocolar. Por Rodrigo Zavala, do Cineweb

Conhecido pela originalidade dos textos, a excentricidade das personagens e a competência técnica de suas realizações, o diretor francês Patrice Leconte (de “O Marido da Cabeleireira”, “Meu Melhor Amigo”, “A Viúva de S. Pierre” e a cínica e humorada animação “A Pequena Loja de Suicídios”), investe aqui em um romance de época praticamente protocolar. O filme estreia em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Salvador e Curitiba.

Baseado no conto “Viagem ao Passado”, de Stefan Zweig (publicado postumamente), que Leconte adaptou com a ajuda de seu usual colaborador Jérôme Tonnerre, o filme conta uma história de amor ambientada na Alemanha em 1912, em que falta justamente paixão. De forma sintomática, a narrativa carece da emoção e sensualidade (mesmo que …

Mais Visitadas

MEU PROFESSOR: MEU SUPER-HERÓI

Morre, aos 92 anos, a escritora Zibia Gasparetto

Dentro da rotina das redes sociais, mulheres dividem as dificuldades e os pontos positivos de expor a maternidade

A Palavra Não