Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Maio 7, 2014

O triste linchamento em Guarujá (SP)

Padre Augusto Menezes Vale*
Quando li a notícia do linchamento de uma mulher no Guarujá, em São Paulo, sobre um possível crime que ela havia praticado, crime esse que parece ser inocente, confirmou o que eu pensava a algum tempo: a nossa sociedade brasileira está se tornando tribal. No entanto, a nossa tribo é movida não por uma lei minimamente racional, mas pela emoção. A emoção é classificada como uma reação imediata a um estímulo. Não temos culpa de nos emocionar, isso é parte constitutiva do nosso ser. O teatro onde as emoções aparecem é o nosso corpo. Quando estamos emocionados o corpo fala, portanto as emoções são públicas. Mas o que fazer quando algo desperta uma emoção em nós? Podemos, como animais irracionais, entregarmo-nos a elas, ou sermos educados e procurarmos trabalha-las, diminuindo a intensidade da força que exercem sobre nós. A razão é fundamental nesse processo. Uma razão bem educada tem como finalidade não deixar as emoções tomarem conta do nosso corpo e das nossas…

Mujica: "humanidade ocupou o templo com o deus mercado"

Vanessa Silva - Portal Vermelho

O presidente uruguaio Pepe Mujica voltou a surpreender o mundo com o seu discurso desassombrado na última terça-feira na Assembleia Geral das Nações Unidas. Aos jornais uruguaios, Mujica prometera um “discurso exótico” e de fato fugiu do protocolo ao dizer que “tem angústia pelo futuro” e que a nossa “primeira tarefa é salvar a vida humana”.
“Sou do Sul e carrego inequivocamente milhões de pessoas pobres na América Latina, carrego as culturas originárias esmagadas, o resto do colonialismo nas Malvinas, os bloqueios inúteis a Cuba, carrego a consequência da vigilância eletrônica, que gera desconfiança que nos envenena inutilmente. Carrego a dívida social e a necessidade de defender a Amazônia, nossos rios, de lutar por pátria para todos e que a Colômbia possa encontrar o caminho da paz, com o dever de lutar pela tolerância.”
A humanidade sacrificou os deuses imateriais e ocupou o templo com o “deus mercado, que organiza a economia, a vida e financia a aparê…

A voz do Papa para o mundo: um passeio pelo principal centro de transmissão da Rádio Vaticano

Cidade do Vaticano (RV) – É de um imenso terreno verde com 440 hectares, localizado a cerca de 30 km do centro de Roma, que partem as ondas radiofônicas que levam todos os dias as notícias do Papa e da Igreja para todo o mundo.

A equipe do Programa Brasileiro visitou o centro de transmissão Santa Maria Di Galeria, onde está instalada a principal parte técnica necessária para que a Rádio Vaticano vá ao ar: uma estrutura digna de uma grande rádio internacional.

O centro, inaugurado em 1957, tem hoje 32 antenas, sendo três delas giratórias, que se movem eletronicamente para ajustar o ângulo das transmissões, a depender do destino das ondas.

Todos os programas operacionais responsáveis pelo funcionamento da rádio, com horários e outros detalhes de cada transmissão, foram desenvolvidos pelos próprios funcionários da Rádio Vaticano.

O centro de transmissão Santa Maria Di Galeria integra o território do Vaticano e tem 10 vezes o tamanho da sede do país, onde estão a Basílica de São Pedro e o Pal…

Vaticano: Papa desafia a dizer «não à droga»

Francisco falou especialmente aos jovens que participaram na audiência geral desta quarta-feiraD.R. Cidade do Vaticano, 07 mai 2014 (Ecclesia) – O Papa lançou hoje um apelo geral contra o consumo da droga, no final da audiência pública no Vaticano, que contou com a presença de cerca de 60 mil peregrinos, entre os quais um grupo de portugueses. “Esta é uma mensagem que deve ser dita a todos. Simplesmente: não a qualquer tipo de droga. Com força!”, sublinhou o Papa, dirigindo-se particularmente a um grupo de jovens de São Patrignano, um centro italiano de reabilitação para pessoas que caíram na toxicodependência. Francisco endereçou ainda toda a sua oração e força para os familiares dos jovens que estão atualmente a procurar ultrapassar este problema. O encontro com os fiéis ficou também marcado por uma referência à crise económica que tem vindo a afetar a Itália e a maior parte do continente europeu. “Que a dificuldade económica não esmoreça a vossa vida”, encorajou o Papa, numa mensag…

Reconhecido milagre por intercessão de Paulo VI

Cidade do Vaticano (RV) – A Congregação para a Causa dos Santos aprovou nesta terça-feira, 6, por unanimidade, um milagre atribuído à intercessão do Papa Paulo VI. O Cardeal Angelo Amato deverá encontrar o Papa Francisco para a promulgação do decreto, o que poderá ocorrer ainda nesta sexta-feira. É aguardada a confirmação da data de 19 de outubro - conclusão do Sínodo Extraordinário sobre a Família - para a cerimônia de beatificação.

O milagre está relacionado à cura de um feto, ocorrida em 2001 nos Estados Unidos e foi proposto pelo Postulador da Causa, Antonio Marrazzo. Trata-se da história de uma mulher, que durante a gravidez, descobriu um grave problema cerebral no feto. Os médicos lhe aconselharam como possível solução o aborto, fato rejeitado pela jovem que optou em continuar a gravidez, encomendando-a a intercessão de Paulo VI. Segundo afirmou Marrazzo à Rádio Vaticano, em 2012, “a criança nasceu sem problemas” e os médicos consideraram seu nascimento “um feito verdadeiramente …

Simpósio em SP analisa história da Companhia de Jesus

São Paulo (RV) - Começa nesta quinta-feira, 8 de maio, o primeiro simpósio nacional sobre a Companhia de Jesus.

Com o objetivo de aprofundar e promover uma reflexão da história da maior Ordem religiosa da Igreja Católica, que reúne mais de 18 mil jesuítas em 130 países dos cinco continentes, a Companhia de Jesus do Brasil promove o Simpósio Nacional Bicentenário da Restauração da Companhia de Jesus (1814-2014) -- www.bicentenariosj.com.br.

O evento reunirá pesquisadores nacionais e internacionais, de várias áreas do conhecimento, no InterContinental São Paulo Hotel (Alameda Santos, 1123, São Paulo/SP). O público-alvo são estudantes das áreas de Ciências Humanas, sobretudo de História, Antropologia e Letras, jesuítas e colaboradores das obras da Companhia de Jesus.

Ao longo dos mais de 470 anos de história da Companhia de Jesus, os jesuítas tiveram presença missionária em todo o mundo, com forte atuação nas áreas social, educacional e cultural. Essa forte atuação levou à supressão da Orde…

Morre o herdeiro de tesouro nazista

domtotal.comCornelius Gurlitt possuía o Tesouro de Munique com obras de arte roubadas na II Guerra.‘Mulher olhando pela janela’, tela de Picasso roubada pelos nazistas. Por Luis Doncel*
Cornelius Gurlitt, herdeiro de uma luxuosa coleção de arte em parte espoliada aos judeus, morreu nesta terça-feira em Munique aos 81 anos. Durante mais de 50 anos, este homem viveu uma plácida existência, rodeado em sua casa por alguns dos quadros mais destacados da primeira metade do século XX. Mas nos últimos anos de sua vida obteve um protagonismo que nunca desejou. “Não sou Boris Becker. O que essa gente quer de mim? Eu só quis viver com meus quadros. Por que me fotografam esses jornais que só publicam notícias de gente mundana?”, disse ao semanal Der Spiegel no final de 2013. O motivo desse interesse do qual tanto se queixava é que uma parte de sua obra procedia dos negócios que seu pai, Hildebrand, fazia com Adolf Hitler. O líder nazista tinha encarregado ao pai de Cornelius a venda de algumas obr…

Liberada a publicação de biografias

domtotal.comO texto aprovado visa a garantir a liberdade de expressão, de informação.Personalidades como Roberto Carlos não precisarão autorizar as biografias
A Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que libera a publicação de biografias de personalidades públicas. O texto altera o Código Civil e estabelece que não mais será necessária a permissão do biografado ou de seus descendentes para a publicação de biografias de personalidades públicas. De autoria do deputado Newton Lima (PT-SP), o projeto será encaminhado ao Senado.
O texto aprovado visa a garantir a liberdade de expressão, de informação e o acesso na hipótese de divulgação de informações biográficas de pessoa de notoriedade pública ou cujos atos sejam de interesse coletivo. O projeto estabelece, ainda, que a falta de autorização não impede a divulgação de imagens, escritos e informações com finalidade biográfica de pessoa de trajetória artística ou profissional de dimensão pública ou que participou de acontecimentos de i…

Mestrado em Direito na Escola Superior Dom Helder Câmara

A Plenitude do Reino inclui a Luta por Justiça

domtotal.com A Luz e a Força Divinas estão em nós e em nosso meio (Mt 19 - 28) Obs.: Eis, aqui, a Parte 1 do Artigo “A Plenitude do Reino inclui a Luta por Justiça. A Luz e a Força Divinas estão em nós e em nosso meio (Mt 19 - 28)”, de Gilvander L. Moreira, publicado no livro Prosseguir o Caminho com as Comunidades judaico-cristãs, uma Leitura do Evangelho de Mateus feita pelo CEBI-MG, Marysa Mourão Saboya (Org.), São Leopoldo: Ed. Oikos; Minas Gerais: CEBI, 2014, p. 127-143. 1. Iniciando a reflexão.
Evangelho não é apenas boa notícia, é também péssima notícia. Evangelho é boa, melhor dizendo, ótima notícia para os empobrecidos, os oprimidos, os aprisionados e os cegados, mas para ser ótima notícia para esses, evangelho é também péssima notícia para os enriquecidos, os opressores, os aprisionadores e para quem fura os olhos dos outros. O evangelho de Jesus Cristo não exclui ninguéma priori, antecipadamente, mas convida todas as pessoas para aderirem ao projeto do Evangelho, que é um cam…

Jesus Cristo nos deu o exemplo

domtotal.comSair de si é ser grande, pois só nos entregamos quando somos donos de nós mesmos.A espiritualidade cristã deve se fundar na atitude de Jesus. Por Luiz Carlos de Oliveira* Ao iniciar as celebrações da Semana Santa, temos na Missa do Domingo de Ramos uma oração que dá uma razão para os acontecimentos Mistério Pascal de Cristo: “Deus, para dar aos homens um exemplo de humildade, quisestes que o nosso Salvador se fizesse homem e morresse na Cruz. Concedei-nos aprender o ensinamento da Paixão e ressuscitar com Ele em sua glória”. A razão da Encarnação e da Morte é mostrar a humildade. Percebemos que se trata do fundamental da vida de Jesus. É por esta virtude que temos entrada no Mistério de Cristo. Por que a importância da humildade na vida e na missão de Cristo Salvador? Jesus veio para nos salvar e nos colocar em comunhão com Deus. E a vida de Deus consiste no amor de mútua entrega e mútuo acolhimento. Para isso é necessário a humildade. Vemos que este termo vai além dos conc…

Uma lição de São João Paulo II

domtotal.com O Papa polonês nos mostrou que é possível perdoar os inimigos.
No último dia 27 de abril, foram canonizados dois grandes homens, dois magníficos pastores da Igreja Católica: João Paulo II e João XXIII. Vale a pena recordar uma das lições que João Paulo II nos deu, pois é muito oportuna e diz respeito a nós diretamente. No dia 13 de maio de 1981, o jovem turco Mehmet Ali Agca, pago por não sei quem, tentou assassinar João Paulo II em plena Praça de São Pedro. Tudo estava calculado detalhadamente. O atirador havia se preparado para não falhar, a poucos metros do alvo. Mas ele falhou. Agca continua se perguntando o porquê de ter errado e não encontra uma resposta humana coerente para a sua frustração. A bala assassina não chegou a atingir órgãos vitais de João Paulo II, ainda que tenha lhe deixado sequelas que foram, pouco a pouco, diminuindo suas forças.
O frustrado assassino foi condenado à prisão perpétua em Roma. Mas o Papa foi visitá-lo para dizer-lhe que o perdoava. Qu…

Bispos debatem ações na Copa do Mundo

domtotal.com Combate à fome e magistério na Igreja também foram debatidos na 52ª Assembleia Geral da CNBB.
Aparecida - Os bispos reunidos em Aparecida (SP) para a 52ª Assembleia Geral da CNBB discutem nesse sétimo dia a campanha mundial contra a fome e o empenho brasileiro, o magistério da Igreja com base na reflexão sobre a renovação da paróquia e sua dimensão evangelizadora e as ações de conscientização durante a Copa do Mundo.
Pela manhã, os bispos acompanham a exposição dos trabalhos realizados pela Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da CNBB organizada pelo arcebispo de Brasília, dom Sérgio da Rocha, incluindo uma coletânea sobre a renovação paroquial que contempla o magistério da Igreja e sua abordagem sobre a paróquia em vista da evangelização.
Com o campeonato mundial no Brasil, a Igreja irá executar ações pastorais diversas como o projeto "Copa do Mundo, dignidade e paz" promovido pela Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade, Justiça e Paz e pela…

Paraíso: Ilhas mais belas do planeta!

Paraíso do mergulho em Belize, Ilhas Virgens e Bora Bora lideram.  Brasil não está na lista geral, mas tem 4 citações em ranking sul-americano. Do G1, em São Paulo
Ambergris Caye, ilha de Belize que ficou em primeiro lugar na pesquisa (Foto: Creative Commons/Areed145) Uma ilha no Caribe foi considerada por turistas do mundo todo a melhor do mundo para se viajar. Com areia branca, mar turquesa e um "buraco azul" no meio do mar que é uma das grandes atrações mundiais para mergulhadores, Ambergris Caye, em Belize, foi a primeira colocada em uma pesquisa do site de viagens TripAdvisor que elegeu a melhor ilha do planeta, na opinião do viajante. saiba maisGrande buraco azul no meio do mar é paraíso do mergulho no CaribeAdepta do naturismo dá dicas sobre as 8 praias nudistas oficiais do paísPraia de Noronha é 4ª em ranking mundial de praias feito por turistasVizinha de Cancun, Tulum atrai público 'alternativo' com mar e ruínasCuraçao oferece 40 praias e caldeirão cultural ao …