Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Novembro 15, 2017

Espanha, país convidado da Feira do Livro de Frankfurt 2021

TwitterGoogle Plus Madrid 15 NOV 2017 - 09:28 BRST Os visitantes folheiam livros na Feira do Livro de Frankfurt em 2009.

Acadêmico Régis Frota palestrando na AGU e PGE do Maranhão

O Acadêmico Régis Frota esteve presente no Café Literário na Advocacia Geral da União - AGU e na Procuradoria Geral do Estado - PGE do Maranhão palestrando sobre Direito, Cinema e Psicanálise, neste dia 14 de novembro de 2017. Momento de grandiosa importância e oportunidade para o Dr. Régis Frota lançar também seu mais novo livro intitulado "Ensaios de Literatura e Cinema", obra de cume literário para todos.








Créditos das fotos: Jotabosko Lima

V Mostra Literária - II Concurso Jovem Escritor

Créditos: Fotos de publicação de Jotabosko Lima

Francisco Bosco "A vítima tem sempre razão?", sobre os conflitos públicos do tempo presente

por Leonardo Lichote - Agência O Globo Um clipe de Mallu Magalhães é acusado de racismo pela forma como bailarinos negros aparecem nele. Uma mulher branca é questionada por uma mulher negra por usar turbante. Blocos de carnavais decidem não tocar marchinhas como "Cabeleira do Zezé" e "O teu cabelo não nega" alegando não querer endossar o conteúdo ofensivo que identificam em suas letras. A cantora Marcia Castro é vista como "fiel defensora de estupradores" ao postar uma foto ao lado do músico Fael Primeiro, acusado de assédio sexual. Os quatro casos - que mobilizaram debates intensos nas redes sociais recentemente - estão entre os analisados por Francisco Bosco em "A vítima tem sempre razão?. No livro, Bosco analisa, a partir de "tretas" específicas, como tem sido o debate sobre questões como o machismo e o racismo - e levanta prós e contras trazidos nesse espaço público "mais democrático, mais tenso, mais polarizado". No caminho, …

15 de Novembro - Dia da Proclamação da República

No dia 15 de novembro celebra-se o dia da Proclamação da República, processo articulado por civis republicanos, militares, abolicionistas e outros grupos interessados no fim da monarquia. O Marechal Deodoro da Fonseca capitaneou o processo de instauração da República em 15 de novembro de 1889 *
Proclamação da República Brasileira ocorreu no dia 15 de novembro de 1889, na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Império. É por isso que, nesse dia, celebra-se esse acontecimento, sendo decretado feriado em todo o território nacional. O processo de instauração do regime republicano no Brasil teve como antecedentes: as várias crises institucionais que o reinado de DomPedroII sofreu ao longo das décadas de 1870 e 1880 e as manifestações ideológicas que permearam esse mesmo período. A estrutura do poder imperial, que possuía um caráter centralizador, não permitia que as províncias tivessem autonomia – fato que desagradava elites regionais, como a dos fazendeiros do oeste paulista. Estes …

Grammy Latino chega... 'despacito'

Os Grammy Latinos são concedidos por votação dos membros da Academia Latina da Gravação. Luis Fonsi durante show em Miami, na Flórida, em 4 de novembro de 2017. (AFP)
Des-pa-cito... quem não sabe a letra, improvisa: são poucos os que ainda não conhecem o grande sucesso de Luis Fonsi e Daddy Yankee, que estão na briga pelo Grammy Latino.
Os porto-riquenhos chegam a Las Vegas nesta quinta-feira, com quatro indicações por este reggaeton, que foi o número um em mais de 45 países e cuja versão gravada com o fenômeno pop canadense Justin Bieber chegou ao topo do Hot 100 da Billboard.
A música está indicada a Gravação (que inclui o intérprete, o compositor e a equipe de produção) e Canção do Ano, Melhor Fusão/Interpretação Urbana e melhor Vídeo Musical (Versão Curta).
Mas é René Pérez Joglar, o rapper porto-riquenho Residente, quem chega com o maior número de indicações: nove, pelo seu ambicioso disco solo homônimo, que é inspirado na análise do seu genoma.
Este é o primeiro álbum solo de Re…

Denúncias de assédio sexual colocam em xeque participação de Gadot em novo 'Mulher-Maravilha'

A atriz, protagonista do longa da heroína do Universo DC, quer que a Warner Bros pare de ter qualquer tipo de relação com Brett Ratner, acusado de assédio sexual.
Gal Gadot, a Mulher-Maravilha: 'Eu estou com todas as corajosas mulheres que enfrentaram seus medos e estão falando'. (Divulgação)
Segundo informações do site Page Six, Gal Gadot, protagonista de Mulher-Maravilha, não quer fazer outro filme com a Warner Bros até que a empresa pare de ter qualquer tipo de relação com Brett Ratner e a produtora dele, a RatPac-Dune Entertainment. Gadot teria tomado essa decisão após artistas como Olivia Munn (The Newsroom), Natasha Henstridge (As Espiãs) e Ellen Page acusarem Ratner de assédio sexual.
Ainda de acordo com o Page Six, a RatPac-Dune Entertainment participou da produção de Mulher-Maravilha, como parte de um acordo financeiro com a Warner Bros. O filme arrecadou mais de US$ 400 milhões ao redor do mundo, lucro que beneficiou a empresa de Ratner. Um funcionário da Warner Bros…

O vinho apareceu há 8 mil anos no Cáucaso

Os indícios químicos mais antigos da produção datavam de 5.400 a 5.000 anos antes da era cristã.
Os pesquisadores explicaram que, nessas sociedades antigas, beber e oferecer vinho fazia parte de quase todos os aspectos da vida. (Divulgação)
As origens da viticultura remontam a mais de 8.000 anos, quase dez séculos antes do que tinha sido estimado até agora, revelaram resíduos encontrados em cerâmicas neolíticas encontradas na Geórgia, no sul do Cáucaso.
Os indícios químicos mais antigos da produção de vinho datavam, até agora, de 5.400 a 5.000 anos antes da era cristã (cerca de 7.000 anos atrás) nas montanhas de Zagros, no Irã, disseram os cientistas, cuja descoberta foi publicada na revista científica americana Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS).
As escavações se concentraram nos sítios arqueológicos ricos em cerâmicas do início do Neolítico, que datam de entre 8.100 e 6.600 anos atrás, Gadachrili Gora e Shulaveris Gora, situados a cerca de 50 km de Tbilisi.
A aná…

Com foco na temática urbana, artistas unem seus trabalhos em mostra no Rio

Paulo Virgilio - Repórter da Agência Brasil O enfoque do urbano é o ponto em comum das obras de duas artistas visuais que uniram seus trabalhos na exposição Mil histórias, duas rotas, aberta na noite dessa terça-feira (14), no Centro Cultural Justiça Federal, no Rio de Janeiro. São 34 pinturas que mostram um recorte das trajetórias de Bet Katona e Roberta Cani, em diálogo na mesma temática, mas com histórias e vivências distintas. A húngara Bet Katona, nascida em 1954 e vivendo no Brasil desde 1962, teve sua formação na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, a mesma instituição onde estudou a carica Roberta Cani, nascida em 1961. Enquanto Bet cria observando elementos da cidade, seja ao vivo ou por meio de fotos, ou ‘viajando’ pela internet, Roberta, cinéfila, elabora seus temas a partir dos filmes que assiste. “Minhas obras são elaboradas a partir da observação do cotidiano, mas também a partir de lembranças minhas. O semáforo, a caixa d’água, o posto de gasolina, a paisagem com pos…

Gabarito oficial do Enem 2017 é divulgado

Da Agência Brasil O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou há pouco o gabarito oficial das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017, realizadas nos dias 5 e 12 de novembro.  Com o gabarito, os candidatos podem saber quantas questões acertaram.  Correção das provas A correção das provas é feita usando a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), em que o valor de cada questão varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item. Dessa forma, um item em que grande número dos candidatos acertarem será considerado fácil e, por essa razão, valerá menos pontos. Já o estudante que acertar uma questão com alto índice de erros ganhará mais pontos por aquele item. Por isso, não é possível calcular a nota final apenas contabilizando o número de erros e acertos em cada uma das provas. Dois candidatos que acertarem o mesmo número de questões podem ter pontuações diferentes.  O estudante só tem como saber a nota …

Estudantes de escolas públicas recebem prêmios da Olimpíada de Matemática 2016

Cristina Índio do Brasil - Repórter da Agência Brasil Entrega de medalhas da 12ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, no Theatro Municipal do Rio de JaneiroCristina Indio do Brasil/Agência Brasil Filho de peixe, peixinho é. O ditado popular é indicado para falar dos gêmeos de 15 anos, Sávio e Patrick Saul Amaral. Os dois são filhos do professor Antônio Cardoso Amaral e, como o pai, já se destacam na Olimpíada Brasileira de Matemática (Obmep). Juntos, têm cinco medalhas, entre elas três de ouro como a que receberam ontem (14), na cerimônia de premiação da 12ª edição da Olimpíada, de 2016, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, no centro da cidade. Os adolescentes estavam entre os 501 alunos de escolas públicas que receberam medalha de ouro. Ainda na cerimônia, 1.500 estudantes levaram para casa medalhas de prata e 4.500 conquistaram as de bronze. Outros 42.482 tiveram menções honrosas. Os gêmeos Sávio e Patrick Saul fazem o 9º ano do ensino fundamental na Escola Au…