Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Julho 2, 2020

Desabafo da Língua Portuguesa

Carlos Delano Rebouças*

Sei que podem dizer que sou difícil, que sou complicada, que nem todo mundo me entende ou me compreende, ou que me diferencio de tantas outras mundo afora, sem ao menos conhecê-las. Quem dera que me conhecessem de verdade! Tenho certeza de que mudariam esse triste e equivocado pensamento em relação a mim.
Faço parte da vida de todos vocês, usuários da língua de Camões! E isso já há muito tempo, séculos, décadas, anos, meses, dias e horas, e instantes nos quais um choro, mesmo sem palavras, ainda inocente, anuncia uma nova vida que o mundo ganha! Um novo praticante nem sempre por escolha, muito mais pelas circunstâncias reservadas pelo acaso, caso acreditem que exista, que é o de nascer em terras onde o português pisou.
Sei que vão dizer que não sou universal como a do Tio Sam! Sei que vão assegurar que com ela não chego a lugar algum, contrariando o velho e distorcido dito popular de “Quem tem boca vai a Roma.”, o qual deveria ser vaia, contudo, corretíssimo e…

Flipop 2020 anuncia programação

Em uma edição totalmente on-line, evento acontecerá de 9 a 12/07 e terá em sua programação nomes como Casey McQuiston, Rainbow Rowell, Felipe Castilho, Raphael Montes e João Doederlein O Flipop, festival de literatura focado nos jovens leitores, divulgou a programação da sua quarta edição que, neste ano, será totalmente on-line. Marcado para acontecer de 9 a 12 de julho, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da Editora Seguinte, a programação terá 16 bate-papos com autores nacionais e estrangeiros que falarão sobre temas como mercado editorial, gêneros literários, representatividade e leitura na adolescência. Na próxima quinta (9), o evento começa às 11h com uma conversa sobre Criatividade em tempos de crise com a participação de Giulia Paim, Otávio Júnior e Vitor Martins e mediação de Felipe Castilho. Às 14h, a conversa será sobre mediação de leitura dentro e fora da escola, às 16h30, sobre uma linguagem para "todes" e às 19h, a programação do dia termina com um ba…

As autoras negras do Brasil

Sesc Pinheiros inicia o projeto 'Autoria Negra na Literatura Contemporânea', série de encontros mensais ao vivo com escritoras negras da atualidade Nesta quinta-feira (2), às 20h, o Sesc Pinheiros apresenta o projeto Autoria negra na literatura contemporânea, uma série de encontros mensais ao vivo com escritoras negras da atualidade. Com curadoria de Daniel Ramos (técnico de literatura do Sesc Pinheiros) em parceria com Cidinha da Silva, o projeto busca debater a produção contemporânea de literatura feita no Brasil a partir da diversidade de vozes, gêneros e sobre questões raciais. Os encontros irão abranger escritoras de diversas localidades, sempre compostos por duas autoras e com mediação de Cidinha. As primeiras convidadas são: Ana Maria Gonçalves e Fernanda Miranda. A escritora mineira, Ana Maria, é autora de Um defeito de cor (Record), que conta a travessia de uma idosa africana em busca do seu filho no Brasil. Já Fernanda Miranda se dedica ao estudo da autoria negra na…

Escritora descobre em uma carta de João Paulo II o que significa ser mulher

(ACI).- No dia 29 de junho, a “Carta para as mulheres”, escrita por São João Paulo II, completou 25 anos. Esta reflete sobre a verdadeira feminilidade e o importante papel da mulher na sociedade e na Igreja. Em uma coluna do National Catholic Register, a escritora católica Emily Stimpson Chapman afirmou que a reflexão do santo polonês a ajudou a encontrar "o que significa ser mulher" e o "gênio feminino", no momento em que experimentava muitas inseguranças sobre seu próprio corpo e personalidade. Stimpson assinalou que São João Paulo II como Papa e filósofo tem uma abordagem singular na qual “afirma a dignidade dada por Deus a cada pessoa” e reconhece que, por trás de cada conflito, há um fracasso em reconhecer a dignidade humana e um desejo de destruí-la. Por exemplo, a escritora indicou que, graças à defesa gentil mas concreta de São João Paulo II em uma conferência das Nações Unidas sobre o controle populacional em 1994, foi possível frustrar os esforços das fem…

Receita lança aplicativo CPF Digital

Um dos documentos mais requeridos dos brasileiros agora está disponível na tela do dispositivo móvel. A Receita Federal e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) lançaram o aplicativo CPF Digital. O aplicativo pode ser baixado na Google Play (para dispositivos do sistema Android) e na App Store (para dispositivos com sistema iOS). O app também traz um chat de inteligência artificial que tira dúvidas sobre o preenchimento da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2020 (IRPF). Receita lança aplicativo CPF Digital - Receita Federal
Com o CPF Digital, o usuário pode exibir, na tela do celular ou do tablet, o cartão do CPF. O aplicativo também envia notificações da Receita Federal. Em relação ao recurso de atendimento virtual interativo, a ferramenta também permite a consulta à restituição e informa sobre prazo de entrega da declaração, multa por atraso no envio do documento e presta esclarecimentos sobre situações individuais, declaração em conjunto, carnê leão e isenç…