Pular para o conteúdo principal

Sesc lança podcast de Literatura com interpretação

Episódios do 'Letraria' devem ficar disponíveis para serem curtidos


Está no ar o primeiro episódio do Podcast do Sesc Piracicaba: 'Letraria'. Divulgar o mundo das Letras e da Literatura de forma descontraída, gostosa e leve. Essa é a proposta do 'Letraria', que a Unidade Local lançou nesta terça-feira (28). Ancorado na página do Sesc Piracicaba: www.sescsp.org.br/sescpiracicaba e também no Youtube do Sesc Piracicaba: www.youtube.com/sescpiracicaba, o 'Letraria' tem produção e apresentação de Alê Bragion e Josiane Maria de Souza, ambos doutores em Teoria e História Literária pela Unicamp, e veteranos da divulgação da Literatura pelas ondas do rádio que ganham, agora, a possibilidade de navegar pela imensidão da web.
Idealizado por Suellyn Camargo, programadora do Sesc­­ Piracicaba, o 'Letraria' inova também ao oferecer ao internauta o conteúdo do Podcast em Libras. “Possibilitar democraticamente o acesso ao universo das letras é uma das nossas preocupações iniciais com o 'Letraria'”, contou Suellyn Camargo, programadora do Sesc Piracicaba, que completou: “Na Literatura (aliás, na Arte!) cada pessoa tem a sua interpretação individual, que pode ser ampliada em contato com outra interpretação”.
Os episódios do 'Letraria' devem ficar disponíveis para serem curtidos por tempo indeterminado. “O 'Letraria' quer trazer para o universo da internet um bate papo sobre Literatura numa atmosfera descontraída – sem, é claro, perdermos a criticidade, o cuidado com a informação e com o conteúdo”, revelou Alê Bragion.
“Aprendermos a usar a tecnologia a favor da Educação, da Cultura e do Conhecimento é quase uma obrigação dentro do momento histórico que atravessamos no País e no mundo”, completou Josiane.
Para abrir a série, episódio #1: O Marinheiro
O primeiro episódio da série aborda o drama estático “O Marinheiro”, do poeta português Fernando Pessoa. Incluído na lista de leituras obrigatórias do vestibular da Unicamp este ano, “O Marinheiro” é um dos textos emblemáticos do poeta português, sendo certamente uma das leituras mais difíceis da lista da Unicamp.
“A ideia não é fazer um podcast sobre Literatura nos vestibulares, não. Mas resolvemos aproveitar a deixa da Unicamp para, dando uma canja ao vestibulando que se interessar pelo podcast, abordarmos esse texto tão bonito e ao mesmo tempo tão complexo de Pessoa”, comentou Josiane.
O segundo episódio do 'Letraria' abordará o romance angolano “Mayombe”, de Pepetela, outra obra a prefigurar nas listas dos vestibulares deste ano (o romance é leitura obrigatória para a Fuvest) e será lançado em 11 de agosto.
Serviço
“Letraria” – Podcast de Literatura do Sesc Piracicaba
Via Gazeta de Piracicaba

Comentários