Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Julho 4, 2019

Ibope: 70% são contra arma de fogo em São Paulo

No dia em que um empresário cometeu suicídio em frente ao ministro de Minas e Energia, em Sergipe, o Ibope divulgou pesquisa indicando que 70% dos moradores de São Paulo são contrários ao porte de arma de fogo.

O levantamento do instituto, segundo o UOL, coincide com os 76% dos paulistanos que percebem o aumento da violência no município. Ou seja, eles não consideram possuir uma arma de fogo para conter a criminalidade como apregoa o presidente Jair Bolsonaro (PSL).
Bolsonaro disse a caminhoneiros que ‘se tiver arma de fogo, é para usar’ durante encontro numa churrascaria de Anápolis (GO), no dia 31 de maio.
LEIA TAMBÉM Defesa de Lula rebate carta de Léo Pinheiro
Em abril, pesquisa Ibope apontava que 68% dos moradores de São Paulo eram contra a flexibilização posse de armas cujo decretos do governo federal causam espécie nos especialistas em segurança pública.
A pesquisa do Ibope divulgada hoje (4) foi realizada em parceria com a Rede Nossa São Paulo.
https://www.esmaelmorais.com.br/…

Santo Afonso, amante da justiça verdadeira

A Paróquia de Santo Afonso, neste ano de 2019, ao festejar seu padroeiro, de 1° a 11 de agosto, nos coloca diante do tema “Santo Afonso, amante da justiça verdadeira’’. O convite quem nos faz é Deus, para exercitarmos a generosidade, a doação e a caridade, através de Afonso Maria de Ligório, que nos assegura: "A caridade é aquele tesouro infinito que nos faz amigos de Deus".
Por intermédio de Santo Afonso, que Deus nos ajude a descer do contraditório chão da realidade, no qual estamos inseridos, apesar de nossas dúvidas, mas sensibilizados e numa grande vontade de acordar do sono, diante de vendavais e tempestades da vida. Nada de medo, pensamentos negativos ou naufrágios. O mesmo Deus, descido das estrelas - linguajar de Santo Afonso -, quer mais e mais caminhar conosco e solucionar todos os nossos problemas.
Leva-se em conta a decisão na Assembleia Paroquial do ano em curso, a qual deliberou os trabalhos pastorais de nossa comunidade: de não nos afastarmos do objetivo de …

Uma Academia de Litros

Nessa academia que não é de letras, mas de litros, fala-se de tudo, até mesmo de literaturaHumberto Werneck, O Estado de S. Paulo
Confesso que no primeiro momento não me entusiasmou a ideia de fazer parte de uma roda de escritores. Por temperamento, não sou muito gremial – e, ao ouvir o convite, lá do fundo da memória veio a lembrança de uma confraria literária a que cheguei a pertencer, aos 18 anos, seduzido pela empolgação do Floriano, meu colega na construtora onde, mau aluno, eu fora posto para trabalhar como auxiliar de escritório.  Vamos lá, concitou o comparsa, também ele aspirante às letras e, a meu ver, veteraníssimo, em seus 25 anos de idade. Ao contrário de mim, cuja obra publicada se resumia a um texto pretensamente jocoso em A Inúbia, o jornalzinho do Colégio Estadual, o Floriano me parecia já encaminhado na carreira, pois, embora inédito, era autor de uma penca de sonetos, que sua inspiração, torrencial, disparava ao menor pretexto, ou sem pretexto algum, e nos quais re…

Biblioteca de Jundiaí recebe inscrições para curso gratuito de cinema e literatura

Interessados devem se cadastrar até o dia 15 de julho. Aulas serão sempre às terças-feiras, de 6 de agosto a 10 de dezembro; veja como participar.
Por G1 Sorocaba e Jundiaí
A Biblioteca Municipal Prof. Nelson Foot, em Jundiaí (SP), está com inscrições abertas para curso gratuito de cinema e literatura. As vagas são limitadas e as aulas serão realizadas de 6 de agosto a 10 de dezembro, sempre às terças-feiras, das 18h30 às 21h30. A idade mínima para participação é de 17 anos. As inscrições podem ser feitas até 15 de julho pela internet. Para se inscrever os candidatos deverão responder à seguinte pergunta: qual livro do acervo da biblioteca você transformaria em filme? Por quê? A equipe responsável pelo curso vai analisar as melhores respostas para selecionar os interessados. Em sua terceira edição, o orientador do curso será o publicitário Carlos Zaik, presidente da ONG jundiaiense Vidapontocom, que trabalha com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Segundo a p…

Inscrições abertas para a 12ª edição do Prêmio São Paulo de Literatura

Autores dos melhores romances de ficção de 2018 receberão prêmio de R$ 200 mil; obras podem ser inscritas até 15 de agosto
Do Portal do Governo

Nesta terça-feira (2), a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado abriu inscrições para o Prêmio São Paulo de Literatura, uma das mais conceituadas premiações do gênero no país. Serão contemplados um autor pela categoria “Melhor Romance de Ficção do Ano de 2018” e um como “Melhor Romance de Ficção de Estreia do Ano de 2018”. Cada ganhador receberá o prêmio de R$ 200 mil. Criado em 2008, o Prêmio São Paulo de Literatura tem como objetivo estimular a produção literária de qualidade, valorizar o setor e favorecer a formação de leitores e escritores, reconhecendo grandes nomes e também novos talentos. O edital está disponível nos sites premiosaopaulodeliteratura.org.brcultura.sp.gov.br. Os candidatos podem inscrever suas obras até 15 de agosto. Os finalistas serão anunciados na primeira quinzena de outubro, e os vencedores serão premia…

Letras&Livros reúne debates, lançamento de livros e outras ações no Espaço O POVO

Literatura, mulher e filosofia. A partir destes três nortes, o Espaço O POVO de Cultura & Arte irá receber nesta sexta-feira, 5, o projeto Letras&Livros. O evento, com a entrada gratuita e início a partir das 18 horas, terá como convidadas as escritoras Nina Rizzi e Tércia Montenegro, com a mediação da jornalista e organizadora do Blog Leituras da Bel, do O POVO, Isabel Costa. A programação, no entanto, inclui ainda feirinha, lançamento de livros, sarau, debate entre autores e clubes de leitura. "A primeira ação será o lançamento do livro O Olho de Lilith - uma coletânea de poesia publicada pelo Selo Ferina e composta apenas por autoras cearenses. A segunda será o lançamento oficial do podcast Antologia, que é um dos braços do Letras&Livros. Nossa literatura é muito rica. A todo momento são lançados livros e projetos. Portanto, o evento chega como um agregador de toda essa movimentação", adianta Isabel, que ainda detalha o debate entre as duas convidadas. "…