Postagens

Mostrando postagens de Novembro 25, 2016

Dois exemplos

Imagem
Gonzaga Mota*
Os sentimentos de solidariedade e amor com vista à busca da felicidade e ao propósito da vida são muito importantes. Por outro lado, o ódio, a falsidade, a vaidade, a inveja e a ambição, dentre outros, são comportamentos incompatíveis com uma existência saudável. A rigor, devemos procurar o sentido da vida e não a vida sem sentido. Ademais, é mediante a oração e a meditação que se encontram estados mentais positivos e se afastam os negativos. O que somos é  consequência do que pensamos e fazemos. O que recebemos decorre de nossa fé em Deus e da força da esperança. Nos campos do nosso coração devemos cultivar flores, para que elas exalem perfume visando alcançar aqueles que precisam de nós. Uma boa ação feita com prazer e desprendimento, é o menor caminho para chegar a Deus. Santa Madre Teresa de Calcutá dizia: "O fruto do silencio é a prece; o fruto da prece é a fé; o fruto da fé é o amor; o fruto do amor é o serviço e o fruto do serviço é a paz". A verdade foi…

Exposição Bestiário Nordestino abre hoje, 25, no Dragão do Mar

Imagem
Povoando o imaginário popular, monstros revelam muito sobre um povo e seus temores, questões e instintos. É a partir do olhar do humano para a besta - para o medo, afinal - que a exposição Bestiário Nordestino se constrói. Com curadoria dos artistas visuais Marquinhos Abu e Rafael Limaverde, a mostra abre hoje, 25, a partir das 19 horas, na Multigaleria do Dragão do Mar, contando ainda com apresentação especial da banda Totonho e os Cabra, a partir das 22 horas.
Com mais de 40 obras de 19 artistas diferentes, a exposição propõe um olhar para o universo do fantástico e do terror. A ideia surgiu a partir de uma pesquisa de Rafael sobre o imaginário nordestino do bestiário, que vem desde o início dos anos 2000. Quando a dupla se juntou, o trabalho foi para frente, assegurado com o apoio de um edital. No entanto, a ideia era maior e os curadores, ao invés de receberem as obras por correio, caíram na estrada e viajaram por Ceará, Paraíba e Pernambuco atrás delas – foi o projeto Oco do Mundo…

Elton John nega que se apresentará em posse de Trump

Imagem
Por Jill Serjeant e Roberta Rampton O cantor britânico Sir Elton John não vai se apresentar durante a cerimônia de posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos em Washington, disse a porta-voz do compositor e cantor nesta quarta-feira. Um assessor econômico da campanha de Trump, Anthony Scaramucci, disse que Elton John iria se apresentar durante uma entrevista à rádio BBC, na qual ele também afirmou que o republicano tinha uma postura pró-direitos dos gays. "Elton John vai fazer nosso show no Mall para a posse", disse Scaramucci na entrevista para o programa HARDtalk nesta quarta-feira. A assessora do cantor, Francis Curtis, respondeu: "Elton John não vai participar da posse de Trump". John, um importante ativista dos direitos gays, se apresentou em eventos de arrecadação de fundos para a democrata Hillary Clinton durante a campanha presidencial dos EUA. Ele também contestou quando Trump tocou suas músicas "Rocket Man" e "Tiny Dancer"…

Enem terá gratuidade limitada e veto a treineiro

Imagem
O candidato que prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) mais de três vezes com isenção de taxa perderá o direito à gratuidade na quarta tentativa. Também não haverá mais certificação do ensino médio e não se aceitará a participação de "treineiros". A medida faz parte de um pacote elaborado pelo Ministério da Educação (MEC) para diminuir os custos da prova, que neste ano superaram os R$ 650 milhões.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do MEC responsável pelo Enem, apura os motivos que levam candidatos a realizar o exame repetidas vezes - há relatos de pessoas que participam das provas por até 8 edições consecutivas. "Ainda estamos pesquisando quem são elas e qual a motivação para essa recorrência”, informou ao Estado a secretária executiva da pasta, Maria Helena Guimarães de Castro. "Não faz sentido que façam sete vezes sem pagar. Vamos dar a oportunidade de isenção por até três edições."
Em reunião nes…

Chegou a Black Friday: como se prevenir das fraudes virtuais

Imagem
Por Marco Ribeiro* Com a chegada da Black Friday, tanto os consumidores quanto as lojas virtuais tornam-se alvo de fraudadores e criminosos virtuais que visam tirar benefícios com o desvio de recursos e produtos, prejudicando ambos os lados nesta relação comercial. Do lado dos consumidores, é necessário que haja o cuidado em identificar se as lojas que oferecem o produto são reais, se têm históricos e reputações positivas na internet, além de oferecerem recursos suficientes para uma transação segura na rede. Também neste período circulam muitos e-mails falsos, os conhecidos phishings, que carregam consigo links para websites fraudados que distribuem um vírus ou que o induzem o consumidor a efetuar uma compra e inserir informações de acesso como e-mail, senha, número de cartão de crédito e outras informações utilizadas para concretizar uma compra, porém dentro de um ambiente falso. Um ponto importante é garantir que o acesso à internet do consumidor esteja íntegro e que seu roteador dom…

Crianças doentes decoram árvore de Natal do Vaticano

Imagem
Esferas em barro, elaboradas por crianças tratadas em unidades oncológicas de vários hospitais de Itália, vão ser utilizadas para decorar a árvore de Natal que vai estar instalada na Praça de São Pedro, no Vaticano. As bolas coloridas representam os sonhos das crianças com cancro, numa iniciativa da fundação `Lene Thun´, que realiza um programa de terapia recreativa com recurso à cerâmica.

À semelhança de anos anteriores, a madeira do abeto vermelho de 25 metros, será utilizada para «fins de beneficência», como a criação de brinquedos. A inauguração da árvore, juntamente com o presépio, acontece a 9 de dezembro, pelas 16h30 locais (menos uma hora em Portugal continental). A iluminação conta com 18 mil lâmpadas led, das quais 1400 cintilantes, num consumo de 1,7 KW, indica a Rádio Vaticano.

O Papa Francisco vai receber em audiências as crianças em tratamento oncológico e delegações oficiais de Trentino e de Malta, para a apresentação oficial das suas ofertas ao Vaticano: as esferas em …

Itália faz ato por Dia de Combate à Violência contra Mulher

Imagem
Da Agência Ansa No Dia Internacional da Violência contra a Mulher, lembrado nesta sexta-feira (25), eventos marcarão a data na Itália. Uma manifestação em Roma neste sábado (26) vai alertar a sociedade italiana sobre as constantes agressões dos homens às mulheres. A informação é da Agência Ansa.
Segundo dados oficiais do Instituto de Estatísticas Italiano (Istat), cerca de 7 milhões de pessoas já relataram ter sofrido alguma forma de abuso ou violência - seja verbal ou física. A polícia informa que até 25 de novembro deste ano foram registrados 100 feminicídios - 25 nos últimos quatro meses.
Ainda de acordo com o Istat, outro fenômeno que preocupa é o chamado stalking, a perseguição constante de uma pessoa contra outra, que pode ser ou não conhecida. São 3,4 milhões de italianas que relataram terem sido vítimas de stalking, sendo que em 78% dos casos elas eram alvos de ex-companheiros. Oito entre dez não foram buscar ajuda da política.
No Brasil, a situação não é diferente. Segundo dad…

Na Argentina, 99% das mulheres dizem ter sofrido agressão de algum dos parceiros

Imagem
Da Agência Télam Uma pesquisa realizada na Argentina indica que 99% das mulheres naquele país sofreram violência de algum dos parceiros que tiveram. A violência feminina foi abordada em pesquisa realizada por iniciativa do coletivo #NiUnaMenos (Nem Uma a Menos), divulgada hoje (25) em Buenos Aires. Foram considerados maus tratos diversos atos culturalmente aceitos, que podem incluem desde o parceiro que força a mulher à relação sexual e o que controla a relação com base no dinheiro até tipos mais agressivos e diretos de violência e abuso, segundo a Agência Télam. O levantamento indica que 79% das argentinas foram tocadas pelo menos uma vez em transporte público sem o seu consentimento. Já relataram ter medo de ser estupradas 69% das mulheres, e 95% sentiram estar em uma situação que motivaria uma denúncia. Porém , uma em cada três preferiu não contar a ninguém. "Todas as mulheres tinham medo alguma vez só por andar na rua, isso mostra um dos primeiros elos de uma cadeia de machismo c…

Mais Visitadas

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

Espírito Santo: Dom Pascal

Escritora portuguesa constrói alegoria sobre passado e presente do Brasil