Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Agosto 30, 2019

Bilhetes de encorajamento serão trocados por meio das redes sociais durante o 'Setembro Amarelo'

Por Redação, 
Projeto Vidas Preservadas lançará, de forma frequente, mensagens positivas em suas redes sociais em campanha de combate ao suicídio
Uma mensagem de apoio pode ter efeito positivo maior do que se imagina para quem está com a saúde mental fragilizada e, por isso, recados periódicos serão divulgado pelo projeto Vidas Preservadas por meio das redes sociais. A iniciativa, lançada nesta sexta-feira (30), faz parte da campanha Setembro Amarelo de combate ao suicídio e foi elaborada pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE). Conforme o projeto, o Ministério Público iniciará a postagem de bilhetes com frases de encorajamento, fotografados e compartilhados por meio das redes sociais do MP. Objetivo da instituição é disseminar a ideia durante todo o mês de setembro, para que a população também crie e troque mensagens de valorização da vida por meio das suas redes sociais digitais. Os bilhetes serão compartilhados nas redes sociais do projeto e do MPC…

Há 80 anos, Segunda Guerra Mundial mudou o Ceará

Há oitenta anos, a Alemanha invadia a Polônia e dava início ao segundo grande conflito mundial. No Ceará, clima pacato acabou transformado com a eclosão da Guerra
Por 
“Não ‘zepelim’ nem dirigível, ou qualquer outra coisa antiquada; o grande fuso de metal brilhante chamava-se modernissimamente blimp”. O trecho, que abre o conto Tangerine-Girl, de Rachel de Queiroz, ilustra o choque que marcou a chegada, durante a Segunda Guerra Mundial, de soldados americanos ao Ceará. Na história, uma jovem da provinciana Fortaleza dos anos 1940 observa diariamente a vagarosa patrulha de um dirigível dos Estados Unidos sobre a cidade, nutrindo sonhos e idealizações apaixonadas por um de seus tripulantes. ASSISTA |Os cearenses que lutaram na Segunda Guerra Mundial: Há oitenta anos, em 1º de setembro de 1939, a Alemanha nazista invadia a Polônia, no que hoje é considerado o início do conflito. Quase três anos depois, pressionado pelo torpedeamento de barcos brasileiros, Getúlio Vargas declarou …

Deus do Livro Sagrado

Padre Geovane Saraiva* Penso que o objetivo do mês da Bíblia é o de ajudar as pessoas batizadas, as que receberam, à luz da Palavra de Deus, o encargo de vencer as indiferenças, despertando-as contra o comodismo. Que todos os batizados tenham em vista a renovação espiritual bem no seu íntimo, voltando-se para um passado longínquo, e na voz dos profetas, que são suplicantes para nossos tempos. Inspirados e animados pelo Livro Sagrado, que saibamos olhar o mundo, num sincero desejo de fermentá-lo e transformá-lo, apresentando-lhe sinais de esperança e solidariedade, seguros de que Deus leva em conta nosso esforço, o testemunho coerente e a vontade de lutar e viver.
No mês da Bíblia a gratidão que Deus aceita e acolhe é a que vem do coração humilde, um coração convicto de que só o Senhor suscita “o querer e o fazer”, segundo o apóstolo Paulo. Nada mais lhe é agradável do que agradecer a Deus pelos grandes benefícios, que é o mesmo que implorar o cumprimento de sua ação salvífica, na ter…

Um pouco de história

Por Gonzaga Mota - Professor aposentado da UFC
Certa vez, fazendo uma pesquisa na biblioteca da Câmara dos Deputados, encontrei alguns textos sobre o Barão de Itararé. Fiquei curioso e comecei a ler. Gostei e fui em frente. Quanta originalidade! Naquela ocasião, até para melhorar o meu humor, larguei os dois compêndios de política, e passei a ler as tiradas do Barão. Gostei dos seus ditos engraçados e astuciosos. Assim, conheci melhor Apparício Torelly, o Barão de Itararé (1895 - 1971).  Famoso por suas observações satíricas e irônicas, desenvolveu um jornalismo inteligente em vários periódicos. Sua vida foi caracterizada por momentos de muita dificuldade. Saúde precária, pouco dinheiro, atividade política difícil, incompreendido, solitário, no entanto sempre escreveu com muito humor. Exerceu com mais intensidade sua atividade jornalística, na primeira metade do século XX, principalmente, no período Vargas (1930-1945).  Cansado de apanhar ao ser preso, concebeu a famosa frase: “Entre.…

Leia “metafísica dos juazeiros”, poema do escritor Bruno Paulino

metafísica dos juazeiros – bruno paulino –
Ilustração de Jéssica Gabrielle Lima o juazeiro é um guardador de silêncios salpintando o deserto com flores cor de ouro.
o juazeiro é um guardador de rebanhos alheio as estações.
árvore sagrada o juazeiro é um oásis verdejante e festivo
portal d’outro mundo o juazeiro abriga visagens e esconjura demônios.
existirá ciência bastante para compreender os mistérios de um juazeiro?
*** Bruno Paulino é cronista e aprendiz de passarinho *** Blog O Povo

Pedro Almodóvar recebe Leão de Ouro pelo conjunto da obra

O cineasta foi indicado ao principal prêmio do festival em 1988 por 'Mulheres à beira de um ataque de nervos', filme que lhe trouxe reconhecimento internacional. O cineasta espanhol Pedro Almodóvar recebeu o prestigioso prêmio como um 'ato de justiça poética'. Foto (AFP) O Festival de Cinema de Veneza concedeu um Leão de Ouro pelo conjunto da obra ao cineasta espanhol Pedro Almodóvar, que recebeu o prestigioso prêmio como um "ato de justiça poética".
Assista ao vídeo Almodóvar recebe em Veneza prêmio pela carreira! O espanhol, a quem o diretor do evento, o crítico italiano Alberto Babera, considera "o maior e mais influente" cineasta da Espanha desde Luis Buñuel, nunca foi premiado em nenhuma das principais mostras europeias como Cannes e Veneza.
"Trinta anos depois me dão o Leão de Ouro por um filme de 1988. É um ato de justiça poética", comentou Almodóvar alegremente durante uma coletiva de imprensa antes da cerimônia de premiação.
O dire…

Crianças terão atendimento especial na Bienal Internacional do Livro

Mais de 112 mil alunos de escolas públicas e particulares já estão cadastrados para visitar a 19ª Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, que será aberta hoje (30), às 9h. O número representa o dobro dos estudantes inscritos na edição anterior, de 2017. Desde a primeira edição da Bienal, o total de estudantes que participou do evento supera 1,5 milhão. O projeto Visitação Escolar tem o objetivo de aproximar crianças e adolescentes do universo literário e se destina a alunos na faixa etária de 6 a 14 anos, que terão seis dias especialmente reservados para eles, com benefícios diferenciados. A visitação escolar ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Alunos de escolas públicas indicadas por secretarias de Educação parceiras têm gratuidade na visita e ainda recebem das prefeituras e do estado um “dinheiro” customizado para que possam sair do evento com, pelo menos, um livro. Professores e bibliotecários têm acesso gratuito à Bienal. Pela estrada a fora A Bienal Internaci…