Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Abril 5, 2017

Álbum de figurinhas em homenagem a Fortaleza será lançado no aniversário da cidade

O lançamento do livro de colagem de figurinhas será no dia 13 de abril, data do aniversário de Fortaleza.Os cearenses vão ter mais uma oportunidade de conhecer a história de Fortaleza de forma lúdica. Pela segunda vez, será lançado um álbum de figurinhas com imagens dos patrimônios históricos do Centro da Capital. O lançamento do livro de colagem de figurinhas será no dia 13 de abril, data do aniversário de Fortaleza, como informa a reportagem da Tribuna Band News FM.O idealizador do álbum, Gerson Linhares, percorre o centro da capital há 22 anos no projeto “Fortaleza a pé”. Para ele, a iniciativa trabalha a educação patrimonial de crianças, jovens, e também dos adultos. Um diferencial do projeto é que, a cada cinco álbuns vendidos, um é doado para alunos da rede pública de ensino.“O álbum tem o objetivo de trabalhar a educação patrimonial com o público infanto-juvenil e também adultos que também procuram pelo álbum”, garante.Gerson Linhares destaca ainda alguns dos patrimônios contem…

Prazo de inscrição para bolsas remanescentes do Prouni termina nesta quarta

Termina nesta quarta-feira (5) o prazo para estudantes disputarem bolsas remanescentes do Programa Universidade para Todos (Prouni). Podem participar os estudantes que não estiverem matriculados na instituição. Os que já forem alunos da universidade terão um prazo maior: até o dia 5 de maio.O processo é feito por meio do site http://siteprouni.mec.gov.br/.O Prouni concede bolsas de estudo integrais e parciais (de 50%) em instituições privadas de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.Podem se inscrever os candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e que tenham tirado 450 pontos ou mais, sem zerar a redação. A renda familiar mensal per capita deve ser de até um salário mínimo e meio no caso da bolsa integral; e de até três salários mínimos para bolsas parciais (50% da mensalidade).Professores da rede pública de ensino também podem se inscrever no Pr…

Consumo frequente de antibióticos favorece surgimento de pólipos

Pessoas que tomaram antibióticos entre os 20 e os 60 anos apresentaram maior frequência de pólipos, pequenas lesões benignas na parede do intestino que podem, a longo prazo, se transformar em câncer, revela um estudo publicado nesta quarta-feira pela revista médica "Gut".PesquisaCerca de 16 mil mulheres americanas com mais de 60 anos que realizaram colonoscopia foram estudadas, incluindo 1.195 que apresentaram pólipos ou adenomas colorretais.Os autores do estudo, publicado na revista do grupo British Medical Journal, observaram que mulheres submetidas a tratamento com antibióticos durante ao menos dois meses acumulados entre os 20 e os 39 anos tinham 36% mais probabilidade de ter pólipos no cólon ou no reto em relação às demais.Entre as mulheres que receberam antibióticos durante ao menos dois meses entre os 40 e os 59 anos, a possibilidade de pólipos é 69% maior em relação às demais.Alteração da flora intestinalO estudo constata uma situação estatística, mas não estabelece …

Ação educacional incentiva a leitura

Beberibe. Cerca de 300 pessoas, entre gestores escolares, professores e estudantes estão participando, do último dia 3 até amanhã (6), do Programa de Desenvolvimento de Educação, uma iniciativa do Instituto Brasil Solidário. O evento tem como principal finalidade ser uma ferramenta extra da sala de aula no incentivo à leitura, educação ambiental e ao empreendedorismo.A ação, que vem sendo desenvolvida neste município, inclui também representantes de escolas municipais de Cascavel e Pindoretama. Conta com o apoio da iniciativa privada e dos governos estadual e municipal. A metodologia visa formar agentes multiplicadores, no sentido de expandir os métodos de ensino como modelo para replicar em outras escolas.AvaliaçãoO coordenador do programa, Luis Salvatori, destaca a inserção como um importante passo para o desenvolvimento da educação. A iniciativa teve início em 1998 e, de lá para cá, conforme salientou, houve um acentuado crescimento nos indicadores de avaliação do ensino. Além de s…

Mapa interativo mostra a melhor banda larga fixa em cada Estado; saiba qual é a melhor no Ceará

Na hora de contratar um plano de internet, a opinião de quem já teve ou tem experiência com o serviço é fundamental no processo de escolha da operadora. Por isso, a Anatelrealiza desde 2012 uma pesquisa de satisfação e percepção de qualidade da banda larga nacional, que coleta a opinião de mais de 150 mil clientes de operadoras em todo o País.Nela, os entrevistados avaliam também os serviços de telefonia móvel, fixa e TV por assinatura. Além da satisfação geral dos usuários, a pesquisa apresenta notas para o atendimento da operadora, funcionamento do serviço e capacidade de resolução de problemas. Os dados foram recolhidos pelo órgão regulador no segundo semestre de 2016 e divulgados em abril deste ano.A partir deles, o site de comparação de planos Melhor Plano montou um mapa interativo com as principais informações da pesquisa de banda larga em nível nacional e estadual. Com este mapa, é possível comparar no site os planos de cada operadora por região.E a melhor no CearáNa análise ge…

Projeto atribui regulamentação de serviços como Uber às prefeituras

Domitila AndradeCom reviravoltas protagonizadas por duas emendas, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou na noite de ontem o projeto de lei que prevê diretrizes federais para a regulamentação municipal à atividade no Brasil de empresas como Uber, Easy Taxi, Cabify, 99Taxis e Wappa. Uma primeira emenda, no entanto, retirou do texto o caráter “privado” do serviço de transporte individual por meio de aplicativo. Conforme o relator do PL, o deputado Daniel Coelho (PSDB-PE) a emenda estabelece que, “se os municípios não têm legislação montada, inviabiliza (a atividade)”, porque serviço público requer concessão. A segunda emenda indica que haja não apenas um cadastro feito pela empresa, mas também autorização concedida pelas prefeituras para que o motorista possa exercer a atividade. As emendas, comemoradas pelos taxistas presentes na Câmara, conforme o relator retrocedem em relação à regulamentação dos serviços. O PL 5587/2016 agora segue para votação no Senado Federal e posterior sanç…

Lei assegura direitos e garantias de criança e adolescente vítimas de violência

Pedro Peduzzi - Repórter da Agência BrasilPublicada no Diário Oficial da União de hoje (5) a lei que estabelece garantias e direitos de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência. A nova lei foi assinada ontem (4) pelo presidente Michel Temer, durante o 9º Global Child Forum on South America, em São Paulo.A Lei 13.431, de 2017, prevê que a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios desenvolvam políticas integradas e coordenadas visando a garantir os direitos humanos da criança e do adolescente “no âmbito das relações domésticas, familiares e sociais”, de forma a resguardá-los “de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, abuso, crueldade e opressão”.O projeto estabelece que sejam realizadas, periodicamente, campanhas de conscientização da sociedade, estimulando a mais rápida identificação da violência praticada contra crianças e adolescentes e a difusão dos seus direitos e dos serviços de proteção. Além disso, determina a criação de s…

Brasil reduz desigualdade, mas ainda tem 2,5 milhões fora da escola

Mariana Tokarnia - Repórter da Agência BrasilNos últimos dez anos, o Brasil aumentou o acesso de parcelas mais vulneráveis da população à escola, de acordo com levantamento do movimento Todos pela Educação (TPE). De 2005 a 2015,  o acesso daqueles que têm de 4 a 17 anos aumentou principalmente entre a população parda e negra, entre os de baixa renda e entre moradores do campo. Os avanços foram maiores que os registrados entre brancos, ricos e moradores da cidade. O levantamento foi feito com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad). Entre os mais pobres, em 2005, 86,8% estavam na escola, contra 97% dos mais ricos. Em 2015, esses índices passaram, respectivamente, para 93,4% e 98,3%. Entre aqueles que moram no campo, o acesso subiu de 83,8% para 92,5%, enquanto a taxa dos moradores de zonas urbanas passou de 90,9% para 94,6%. O crescimento do acesso entre negros e pardos - que passou, respectivamente, de 87,8% para 92,3% e de 88,1% para 93,6% - foi maior que …

Amazon reembolsará compras feitas por crianças em tablets

A Amazon desistiu nesta terça-feira de recorrer à decisão de um regulador dos Estados Unidos que considera a empresa responsável pelas compras realizadas por crianças através de aplicativos instalados em seus tablets, e reembolsará 70 milhões de dólares."Este caso demonstra o que deveria ser um princípio fundamental de todas as empresas: precisa-se do consentimento do consumidor antes de faturar uma compra", ressaltou Thomas Paul, da Federal Trade Commission (FTC), organismo encarregado pela defesa do consumidor."Os consumidores afetados pelas práticas da Amazon agora podem ser indenizados por esses gastos que não esperavam e que não autorizaram", acrescentou.O fim do litígio permitirá que se reembolsem aproximadamente 70 milhões de dólares de compras realizadas entre novembro de 2011 e maio de 2016.A FTC já havia solucionado de forma amistosa casos similares com a Apple e a Google, argumentando que a ausência de senhas permitia às crianças fazer compras pelos apli…