Postagens

Mostrando postagens de Maio 9, 2016

FÁTIMA: BISPO PRESIDIU À DEDICAÇÃO DO NOVO ALTAR DO RECINTO DE ORAÇÃO DO SANTUÁRIO

Imagem

MARCA ECCLESIA: PRESENÇAS DA IGREJA CATÓLICA EM PORTUGAL NOS MEDIA

Imagem
Comunicações Sociais

PE. CESAR: DEVOÇÃO A S. JOSÉ DE ANCHIETA VAI ALÉM-FRONTEIRAS

Imagem
2016-05-09 Rádio Vaticana

Cidade do Vaticano (RV) - Amigo ouvinte, o quadro semanal “O Brasil na Missão Continental” traz hoje a participação de um sacerdote muito conhecido em nossas transmissões: trata-se do Pe. Cesar Augusto dos Santos – religioso jesuíta –, que por sete anos esteve à frente do nosso “Programa Brasileiro” da Rádio Vaticano.
Há um ano e meio Pe. Cesar é o reitor do Santuário Nacional de São José de Anchieta, situado na cidade de Anchieta, ES. De passagem por Roma, estes dias, tivemos a satisfação de receber sua visita à nossa redação. Aproveitando a ocasião, procuramos saber dele como tem sido sua experiência pastoral à frente deste Santuário dedicado ao Apóstolo do Brasil. Vamos ouvir (ouça clicando acima).
(RL)
(from Vatican Radio)

PAPA: O ESPÍRITO SANTO NOS TORNA CRISTÃOS REAIS E NÃO VIRTUAIS

Imagem
2016-05-09 Rádio Vaticana
Cidade do Vaticano (RV) - “O Espírito Santo nos torna cristãos reais e não virtuais”, disse o Papa na missa celebrada na manhã desta segunda-feira, (09/05). Francisco dirigiu ainda um pensamento especial às religiosas vicentinas que trabalham na Casa Santa Marta, no dia da festa litúrgica da fundadora da Companhia, Santa Luísa de Marillac.
O Pontífice exortou os fiéis a se deixarem guiar pelo Espírito Santo, que nos ensina o caminho da verdade. 'Nem sequer ouvimos dizer que existe o Espírito Santo', disse o Papa comentando o diálogo entre Paulo e os alguns discípulos, em Éfeso, para se deter na presença do Espírito Santo na vida dos cristãos. “Também hoje acontece como aconteceu aos discípulos que, mesmo crendo em Jesus, não sabiam quem era o Espírito Santo”, frisou Francisco. 
“Muitas pessoas dizem que aprenderam no catecismo que o Espírito Santo está na Trindade e não sabem mais nada além disso”, e se perguntam o que faz:
Não mais órfãos “O Espírit…

SÓ OS ANTI-HERÓIS NOS PODEM SALVAR

Imagem
domtotal.com Não temos heróis, na Bíblia. Em todo o texto bíblico encontramos as figuras dos anti-heróis. Por Felipe Magalhães Francisco* A Bíblia é amplamente conhecida como Escrituras Sagradas, porque se agrega a ela um papel importante para a fé judaico-cristã. Ela se situa no horizonte da Palavra de Deus, porque foi composta a partir da experiência do povo com Ele, isto é, da leitura da história a partir da relação de Deus com o seu povo: essa leitura da história, para os que têm fé, é entendida como inspiração divina. Não obstante, ela carrega um valor literário impressionante e é um patrimônio cultural da humanidade, motivos que, por si só, fazem com que nos debrucemos sobre ela. Chamo a atenção, aqui, para uma perspectiva literária da Bíblia. É próprio da literatura, em geral, ler o humano, ainda que esta não seja sua função. Se compararmos a Bíblia a outros grandes clássicos, tais como a Odisséia e a Ilíada, de Homero, perceberemos que as narrativas bíblicas fazem uma leitura do …

A DISTINÇÃO ENTRE AS ÁGUAS MINERAIS

Imagem
domtotal.com No Brasil, existem diversas fontes hidrominerais com características medicamentosas. Por Luiz Carlos S. Angrisano* Apesar das águas ocuparem, aproximadamente, 70% da superfície da crosta terra, apenas 0,01% desse total fazem parte das que estão em rios e podem ser tratadas para uso humano. As águas que exibem características especiais, águas minerais, são uma pequena parcela do total de apenas 0,29% das águas subterrâneas. Estas características especiais são adquiridas quando as chuvas caem e a água percola o solo e subsolo até atingir camadas impermeáveis do subsolo. Assim, existirá, com o passar do tempo, formará um reservatório subterrâneo de água. Quando essa água sofre pressão de um novo volume d’água vindo da superfície, a mesma inicia um caminho de subida até a superfície passando por tipos diferentes de rochas, ricas em substâncias minerais, que vão sendo lixiviadas e agregadas à composição da água. Este processo ocorre em um tempo indeterminado sob efeito de temper…

O MUNDO NÃO PODE NOS TORNAR INSENSÍVEIS

Imagem
domtotal.com O próprio Deus coloca em nosso caminho as pessoas que precisamos ajudar e perdoar. A vida moderna não pode nos arrastar, não pode endurecer o nosso coração. Por Monsenhor Jonas Abib* Temos um pai que é todo amor. Na qualidade de filhos, precisamos nos encher de misericórdia, piedade e compaixão para com o próximo. É preciso agir como o bom samaritano. Ele precisou renunciar a todos os seus projetos de seguir em frente para dar prioridade àquele que estava precisando de cuidados. Assim são os que o Senhor escolheu! Ao aproximar daquele homem, colocou primeiro o azeite em suas feridas para aliviar a dor. Depois o vinho, que era utilizado para limpar feridas. Após fazer os curativos, o samaritano carregou o homem no colo e o pôs na sua montaria; e foi puxando o burrinho à procura de uma hospedaria. Depois dos primeiros cuidados, o samaritano, que não podia ficar por mais tempo, entregou dois denários - era uma boa quantia em dinheiro para aquela época - ao hospedeiro, fazendo m…

O MENINO LOBO

Imagem
Título original: The Jungle Book A trama gira em torno do jovem Mogli (Neel Sethi), garoto de origem indiana que foi criado por lobos em pela selva, contando apenas com a companhia de um urso e uma pantera negra. Baseado na série literária de Rudyard Kipling. País: EUA Ano: 2016 Gênero: Aventura Classificação:  Direção: Jon Favreau Elenco: Dan Stulbach, Marcos Palmeira, Thiago Lacerda Duração: 1h46min.

PAPA FRANCISCO: ELOGIO SOBRE A IGREJA «EM SAÍDA» JUNTO DOS MAIS POBRES

Imagem
Agência Ecclesia 09 de Maio de 2016, às 15:19       RV/OR Francisco recebeu elementos do Círculo de São Pedro, fundado em Roma
Cidade do Vaticano, 09 mai 2016 (Ecclesia) - O Papa Francisco elogiou hoje no Vaticano os exemplos de Igreja “em saída” junto dos mais pobres, ao receber os membros do Círculo de São Pedro, fundado em Roma no ano de 1869.
“Este grupo, inserido na realidade eclesial da Diocese de Roma, é expressão de uma Igreja em saída: uma Igreja que caminha para procurar, visitar, encontrar, ouvir, partilhar e estar perto das pessoas carentes”, disse, numa intervenção divulgada pela sala de imprensa da Santa Sé.
Francisco convidou os presentes a “ir ao encontro dos mais pobres”, em nome de Jesus.
“Isso significa partilhar a sua Palavra, a do Evangelho, repetir os seus gestos de perdão, amor, doação e não buscar o próprio prestígio, mas o bem dos outros”, sublinhou.
O Papa encorajou os associados do Círculo de São Pedro a dar testemunho da caridade, como “sinais e instrument…

FLIP MULHER

Imagem
domtotal.com A Festa Literária de Paraty terá como destaques 15 vozes femininas de peso. Ana Cristina César, poeta marginal dos anos 70, será destaque na Flip 2016. Por Camila Moraes* Veio num crescendo. De uns anos para cá, a Festa Literária de Paraty começou a abrir mais campo para as vozes femininas, obtendo bons resultados não só com debates mas também com vendas de livros, e, agora, podemos dizer sem medo de errar que, na programação de 2016 (29 de junho a 3 de julho), quem manda são as mulheres. Da homenagem, que este ano é à carioca Ana Cristina César, expoente da poesia marginal brasileira dos anos 70, ao encontro com a jornalista bielorrussa Svetlana Aleksiévitch, ganhadora do Nobel de literatura em 2015, a festa literária que se estabeleceu como o principal palco brasileiro das letras quer equilibrar o yin e o yang. E o faz dando maior espaço principalmente a autoras nacionais, como a poetisa Annita Costa Malufe, a ensaísta Heloisa Buarque de Hollanda e a neurocientista Suzana …

Mais Visitadas

Papa Francisco sobre os direitos humanos: todos têm o direito de ser felizes

O STF é uma vergonha

Dom Aloísio em nossos corações

Além das aparências