Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 19, 2019

Rio é escolhida pela Unesco como a 1ª Capital Mundial da Arquitetura

Imagem
O anúncio foi feito na sede da ONU para a Educação e Cultura (Unesco), em Paris.

O anúncio foi feito na sede da ONU para a Educação e Cultura (Unesco), em Paris. (Tomaz Silva/ Agência Brasil) O Rio de Janeiro foi escolhido para sediar em 2020 o 27º Congresso Mundial de Arquitetos, evento que pela primeira vez dará à cidade-sede o título de Capital Mundial da Arquitetura. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (18) na sede da Organização das Nações Unidas para a Educação e Cultura (Unesco), em Paris. O congresso acontece a cada três anos e, a partir da próxima edição, toda a cidade que sediá-lo será considerada capital mundial da arquitetura. O Rio foi selecionado para concorrer à vaga em 2014, e disputou com Paris, na França, e Melbourne, na Austrália. O evento será realizado entre 19 e 26 de julho de 2020 e é promovido pela União Internacional dos Arquitetos (UIA). Estarão reunidos no Rio arquitetos e urbanistas do mundo todo para discutir temas como planejamento urbano, cultura, mobil…

ULISSES E ÁJAX – A MÁGOA ETERNA

Imagem
Com a morte de Aquiles, alvejado por uma flecha disparada pelo príncipe troiano Páris, atingindo seu calcanhar, o único ponto vulnerável de seu corpo, um criterioso funeral foi feito em sua honra, ao maior guerreiro grego de todos os tempos. Em seguida, como de praxe, deram-se os jogos fúnebres, por meio dos quais os guerreiros competiam em provas de corrida, pugilismo, luta, cabendo aos vencedores o recebimento de valorosos prêmios. Ao guerreiro grego considerado mais valente, seria dado como prêmio a belíssima armadura de Aquiles, forjada pelo deus ferreiro Hefesto.  Assim, Ulisses e Ájax Telamônio (primo de Aquiles), disputaram entre si o valioso prêmio. Ocorre que, por ser muito inteligente e astucioso, Ulisses, percebendo que não seria fácil vencer Ájax Telamônio, que só perdia em força e coragem para o próprio Aquiles, resolveu trapacear, fazendo com que Agamenon e Menelau votassem em seu favor. Ulisses foi considerado o guerreiro mais valente, recebendo como recompensa a tão dese…

Caminho, verdade e vida

Imagem
Padre Geovane Saraiva*

O convite de Jesus é para desfrutarmos do melhor vinho. Que esse convite chegue ao interior da humanidade, no amor gratuito, pela tonalidade de Maria. Nas núpcias temos o ponto mais elevado no caminho de Deus, ele que entra na História da humanidade e do próprio mundo, e o vemos como Filho de Deus “coroado de glória e honra, por ter sofrido a morte” (Hb 2, 7). Eis o grande desafio: repetir o que ele fez, na solidariedade e de coração aberto às suas dores e angústias, pelas quais passam o mundo e toda a criação, livre e pacificada no amor pela santa compaixão.
Há muitos anos me propus a prestar um humilde serviço a irmãos e irmãs. Através de nossos despretensiosos escritos publicados em livros (já são doze) e centenas de artigos em redes sociais, sites e blogs e mesmo em jornais de grande circulação e revistas, às vezes custoso, mas ao mesmo tempo prazeroso, tudo dentro da busca da verdade, com muito esforço, no sentido de ser fiel a Cristo e sua Igreja, evidente…

Cruzeiro

Imagem
Por Paulo Eduardo Mendes - Jornalista

Distante das lides políticas, frei Hermínio Bezerra de Oliveira procura a valorização da nossa moeda ao destacar, em livro, o “Cruzeiro”. Forma literária de projetar a moeda brasileira no seu valor histórico. “O Cruzeiro - Vida e Metamorfose” tem lastro ouro, não entra no rol da desvalorização do dinheiro. Frei Hermínio usa os valores da Língua Portuguesa para descrever a trajetória das notas dessa família monetária que aquece a vida financeira repleta de metamorfoses do modelo econômico vigente no elementar jogo das trocas que configuram o comércio de todos os povos do mundo.
“O Cruzeiro” no histórico de frei Hermínio tem o suporte de valia da boa literatura. Não há desvalorização nessa moeda alvo da história. A riqueza da evolução do cruzeiro através do tempo tem a estrutura real de permanecer forte na análise sem a erosão inflacionária ditada pela política de desequilíbrio nefasto ao desenvolvimento tão almejado na senda do progresso. “O Cruzei…

Mais Visitadas

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

Espírito Santo: Dom Pascal

Escritora portuguesa constrói alegoria sobre passado e presente do Brasil