ULISSES E ÁJAX – A MÁGOA ETERNA

A imagem pode conter: texto
Com a morte de Aquiles, alvejado por uma flecha disparada pelo príncipe troiano Páris, atingindo seu calcanhar, o único ponto vulnerável de seu corpo, um criterioso funeral foi feito em sua honra, ao maior guerreiro grego de todos os tempos.
Em seguida, como de praxe, deram-se os jogos fúnebres, por meio dos quais os guerreiros competiam em provas de corrida, pugilismo, luta, cabendo aos vencedores o recebimento de valorosos prêmios.
Ao guerreiro grego considerado mais valente, seria dado como prêmio a belíssima armadura de Aquiles, forjada pelo deus ferreiro Hefesto. 
Assim, Ulisses e Ájax Telamônio (primo de Aquiles), disputaram entre si o valioso prêmio.
Ocorre que, por ser muito inteligente e astucioso, Ulisses, percebendo que não seria fácil vencer Ájax Telamônio, que só perdia em força e coragem para o próprio Aquiles, resolveu trapacear, fazendo com que Agamenon e Menelau votassem em seu favor.
Ulisses foi considerado o guerreiro mais valente, recebendo como recompensa a tão desejada armadura de Aquiles. 
Ájax Telamônio não se conformou e, sabendo que fora injustiçado, sentiu-se humilhado e enfurecido, resolvendo matar Ulisses e os dois irmãos.
Ocorre que, antes que isso pudesse acontecer, a deusa Atena turvou a mente de Ájax Telamônio, levando-o a matar cruelmente diversos animais, na crença de que estava executando Ulisses, Agamenon e Menelau. 
Quando finalmente recobrou a razão, Ájax Telamônio percebeu seu desatino e, tomado pela vergonha e pela culpa, cometeu o suicídio, matando-se com a espada que lhe fora dada de presente pelo príncipe troiano Heitor.
Finda a Guerra de Troia, muitos guerreiros gregos tiveram dificuldades para retornar aos seus lares, dentre eles, Ulisses, que vagaria pelos mares durante dez anos, até poder chegar à Ítaca e rever sua amada esposa Penélope.
Em uma de suas inúmeras aventuras, todas narradas na Odisseia, Ulisses deveria baixar ao Hades, a fim de encontrar a alma do vidente Tirésias, a quem caberia orientá-lo em sua viagem de retorno à Ítaca.
No Hades, onde pouquíssimos mortais puderam entrar e sair vivos, Ulisses reencontrou Agamenon, Aquiles, Pátroclo e o próprio Ájax Telamônio. No entanto, quanto este o viu, ainda tomado pelo rancor e pela mágoa por ter sido enganado por Ulisses, quando da disputa pelas armas de Aquiles, virou-lhe as costas e desapareceu silenciosamente nas sombras.
A honra de Ájax Telamônio foi ferida de tal forma por Ulisses que, nem mesmo após sua morte, conseguiu perdoá-lo, levando-o a nutrir uma mágoa eterna.

Grecianny Carvalho Cordeiro
Promotora de Justiça

Comentários

Mais Visitadas

Alagoano que dirigiu filme que teve cenas gravadas em Penedo toma posse na ABL

Literatura e cinema ajudaram a tornar Notre-Dame conhecida no mundo

Principal nome da literatura feita para crianças no Ceará, Horácio Dídimo, morto em 2018, pode ser homenageado em Dia Estadual da Literatura Infantil

Herança do governo golpista

Catedral de Notre-Dame, em Paris, sofre incêndio na tarde desta segunda-feira