Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Julho 4, 2017

Aplicativo para celular ajuda a localizar catadores para facilitar o descarte de materiais recicláveis

do BOL, em São Paulo Reprodução/cataki Participação no aplicativo está aberta a novos colaboradores Criado pelo movimento Pimp my Carroça, o aplicativo Cataki faz a ponte entre moradores e catadores de materiais nas cidades, promovendo uma espécie de "Tinder da reciclagem", mostrando carroceiros e outras pessoas que coletam materiais na região. O aplicativo será lançado em São Paulo, no dia 15 de julho, em uma festa que celebrará os cinco anos de atividade do movimento, que busca dar visibilidade aos catadores por meio da participação coletiva e da arte. Construído de maneira colaborativa, o banco de dados do aplicativo está aberto ao cadastro de outros catadores, o que pode ser feito no site oficial do app. Colaboradores do serviço podem receber brindes como camisetas, adesivos e até latas de spray.
Reprodução/Instagram/pimpmycarroca App busca melhorar a vida dos catadores e facilitar a reciclagem de materiais
A ideia por trás da distribuição das latas de tinta é personali…

Taís Araújo recebe título de defensora dos direitos das mulheres negras da ONU

Do BOL, em São Paulo Divulgação Taís Araújo vai receber o título de defensora dos direitos das mulheres negras da ONU Mulheres Brasil Conhecida por não se calar diante de ataques racistas nas redes sociais, Taís Araújo vai receber da ONU Mulheres Brasil o título de defensora dos direitos das mulheres negras. A informação é da Folha de S.Paulo. Segundo a colunista Mônica Bergamo, a atriz vai apoiar iniciativas da organização no combate ao preconceito. Em 2015, Taís Araújo recebeu diversos comentários racistas em sua página pessoal no Facebook. Na ocasião, a atriz, que estava em cartaz com a peça "O Topo da Montanha" -  que faz referência ao último discurso de Martin Luther King, ativista norte-americano que se tornou líder na luta contra a discriminação racial nos EUA -, chegou a fazer um desabafo nas redes sociais.  "Eu não vou apagar nenhum desses comentários. Faço questão que todos sintam o mesmo que senti: a vergonha de ainda ter gente covarde e pequena nesse país, …

Coletânea de contos de Virginia Woolf é publicada em versão de luxo, destacando outra faceta da escritora

O ano de 2017 mal entrou na segunda metade e já se pode concluir que o mesmo tem sido bastante favorável aos admiradores da obra de Virginia Woolf (1882-1941). Só no primeiro semestre, dois livros puderam apresentar outra faceta da escritora britânica, além da de romancista, pelo qual ficou conhecida: "Cenas londrinas" (publicado pela editora carioca José Olympio) e "A arte da brevidade" (pela mineira Autêntica). Enquanto, no primeiro, tivemos acesso à prosa ligeira de Woolf destacando a rotina urbana de Londres no início do século XX, no segundo - lançado no último mês de junho - somos convidados a imergir nas fugazes divagações da autora sobre elementos ordinários do cotidiano. Tudo, desta vez, costurado sob a égide do gênero literário conto, o qual margeou, discretamente, sua produção geral. Para ser mais específico, apenas 46 escritos contemplaram essa verve contista de Woolf (conforme a conta da segunda edição da coletânea organizada pela inglesa Susan Dick, …

Gilberto Gil, Gal Costa e Nando Reis fazem show juntos em Fortaleza

Um grande encontro da música brasileira irá ocorrer em setembro na capital cearense. Gal Costa, Gilberto Gil e Nando Reis irão se reunir no show "Trinca de Ases", marcado para o dia 16 de setembro. O Centro de Eventos do Ceará será o palco do espetáculo.
O nome do show é título de música inédita assinada pelo baiano. "Três mosqueteiros, três patetas, três poetas da canção", descreve verso da canção. Os valores dos ingressos variam de R$ 80 a R$ 240. As vendas começam no dia 12 de julho.    O espetáculo faz parte de turnê que teve início no ano passado, tendo Brasília como ponto de partida (em homenagem ao centenário de Ulysses Guimarães). No palco, o trio ganha o reforço de dois músicos: o baixista pernambucano Magno Brito, integrante da banda Sinara; e o percussionista baiano Kainan do Jêjê, que trabalha com Ivete Sangalo e também com a
Sinara. No repertório, canções, como "Esotérico" (na primeira vez em que Gal apresenta em dueto com Gil), "Segundo S…

Tecnologia possibilita novos recursos de segurança

Câmeras de monitoramento, sistemas de alarmes, automatização de portões, rastreamento e de veículos por satélite, entre outros recursos, estão cada vez mais sendo usados para segurança residencial e comercial. A motivação não é viver em pânico, mas sim viver em paz, unindo os serviços de segurança privada aos de segurança pública, além de cuidados básicos que, inseridos em nosso dia a dia, podem ser uma importante ferramenta de prevenção. Mas nenhum desses serviços seria possível sem um elemento: a tecnologia. Assim como em áreas de saúde, educação, transporte, entre outras, na segurança a tecnologia também é uma aliada essencial. O poder de prevenção do tradicional “Sorria, você está sendo filmado” já demonstra a efetividade de um sistema de segurança. Já os avanços alcançados nos populares smartphones possibilitam o monitoramento remoto com uma interação em tempo real do usuário. Entender de quais serviços você realmente precisa em seu dia a dia, saber como usá-los e entender como e…

Boi Caprichoso é o campeão do Festival de Parintins 2017

Este foi o 21º título do Caprichoso no festival que, somados aos 30 títulos do boi Garantido, mais um empate, forma a história do mais importante evento cultural do Amazonas. A vitória do boi azul e branco foi confirmada em parciais nas três noites de festival. O tema deste ano foi “A poética do imaginário caboclo”. Foto (Festival de Parintins/Facebook) Por Arnoldo Santos*

O boi-bumbá Caprichoso é o campeão do 52º Festival Folclórico de Parintins. O resultado foi anunciado no início da tarde desta segunda-feira (3) depois que os votos dos 9 jurados convidados foram contados. No final, o Caprichoso somou 1.257,9 pontos contra os 1.255,5 pontos do boi Garantido.

“Nós somos uma família azulada. Nosso boi é como se fosse sangue do nosso sangue. E todas as mudanças que fizemos foram para o bem do Caprichoso e vamos em busca do bicampeonato no ano que vem”, disse o presidente do boi campeão, Babá Tupinambá.

Após o anúncio do resultado, uma multidão começou a rumar para a sede social do Capricho…

Restos de bairro asteca são descobertos na Cidade do México

A edificação fazia parte do antigo bairro de Colhuacatonco, famoso por ter resistido ao cerco da conquista, e está localizada atrás dos muros de uma velha vizinhança. Foto sem data cedida pelo Instituto Nacional de Antropologia mostra restos humanos de astecas que viveram em Colhuacatonco, na Cidade do México. (INAH/AFP)
Um recinto onde viveram e foram enterrados nobres astecas que resistiram aos conquistadores espanhóis buscando preservar seus costumes foi descoberto em pleno centro da capital do México, informou nessa segunda-feira o Instituto Nacional de Antropologia (INAH).
A edificação fazia parte do antigo bairro de Colhuacatonco, famoso por ter resistido ao cerco da conquista, e está localizada atrás dos muros de uma velha vizinhança, em pleno centro histórico da Cidade do México, detalhou o INAH em um comunicado.
A descoberta comprovaria que Colhuacatonco manteve uma resistência "passiva" após a queda de Tenochtitlan, a sede do império asteca na atual Cidade do Méxic…

Depois de 25 anos de queda, fome volta a aumentar no mundo

FAO adverte que 60% daqueles que enfrentam a fome hoje estão em países afetados por conflitos ou mudanças climáticas. Diante das novas crises e guerras, a taxa de fome voltou a aumentar no mundo. (Osman Orsal/Reuters)
Pela primeira vez em 25 anos, a fome aumenta no mundo e reverte um processo que em um quarto de século havia dado sinais claros de melhoria para a população de diversos continentes. O alerta foi lançado nesta segunda-feira, 3, pelo brasileiro José Graziano da Silva, diretor-geral da FAO.

Em um discurso para governos reunidos em Roma, Graziano advertiu que 60% daqueles que enfrentam a fome hoje estão em países afetados por conflitos ou mudanças climáticas. Num total, 19 países vivem uma situação considerada como crítica, seja por guerras, secas ou enchentes.

No total, apenas na Nigéria, Somália, Sudão do Sul e Iemen, 20 milhões de pessoas extras estariam passando fome em comparação a dados de 2015. Há dois anos, um total de 795 milhões de pessoas pelo mundo eram afetados pe…

Academia de verão em Lisboa aborda violência doméstica

Alunos licenciados em Psicologia e mestrandos na mesma área vão participar na primeira edição da «Academia de Verão de Psicologia», promovida pela Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV). A formação vai realizar-se em Lisboa, ao longo de seis tardes, de 18 de julho a 30 de agosto.
A iniciativa será uma ocasião para os participantes aprofundarem «conhecimentos na área do apoio a vítimas de crime de forma gratuita e intensiva», destacam os promotores da academia, em comunicado.
No decorrer da formação serão abordados temas como a violência doméstica, crimes de ódio e apoio psicológico. Serão ainda discutidos casos reais e serão abordadas boas práticas na área. Entre outros, estarão também em foco os direitos das vítimas e o acolhimento em casas de abrigo.
Fátima Missionária