Postagens

Mostrando postagens de Outubro 31, 2017

Halloween: nada como uma boa história de fantasmas

Imagem
GUILLERMO ALTARES Há poucos seres tão terrenos como os fantasmas: aparecem em todas as culturas e são quase tão antigos como a própria civilização, porque refletem o medo da morte, mas também a esperança de que haja algo no além e que possamos nos comunicar com quem já partiu. Agora que celebramos a Noite de Todos os Santos – a qual mandamos às favas por causa do Halloween, uma festa que se impõe com cada vez mais força –, é um bom momento para recordar que os fantasmas são criaturas tangíveis, terrenas e políticas. Uma das maiores crises que os fantasmas já viveram em sua história demonstra até que ponto seus destinos estão ligados aos nossos. Como explica Susan Owens em The Ghost: A Cultural History (“fantasmas: uma história cultural”), recém-lançado no Reino Unido, durante a Idade Média a principal teoria para explicar a presença de espectros entre nós era que seriam almas do purgatório que continuavam vagando pela terra. Entretanto, os partidários dessa tese enfrentaram um problem…

Em comemoração aos seus 50 anos, Arievaldo Viana lança novo cordel e prepara livro sobre suas memórias

Imagem
Nascido na fazenda Ouro Preto - antes pertencente a Quixeramobim e hoje parte integrante do município de Madalena -, o artista, xilogravador e poeta passou sua infância e parte da idade adulta no Sertão Central, tendo toda sua formação cultural formada através das cantorias e da leitura do cordel. "Fui alfabetizado com a ajuda do cordel, era a leitura que mais me agradava, ficava pedindo para minha avó ler 'João Grilo' e a 'Chegada do Lampião no Inferno'", explica Arievaldo. Juntando sílaba por sílaba, o futuro poeta já lia suas histórias sozinho, aos três anos de idade. Propagador do cordel como ferramenta de educação, desde criança já demonstrava sua veia literária. "Na escola tinha aquelas leituras em voz alta, onde você precisava escolher entre texto de prosa w poesia. Sempre tive preferência pela poesia e procurava textos desse tipo para declamar", ressalta. Seu novo trabalho pela editora Imeph, "Encontro com a Consciência", será lan…

Concurso de redação premia alunos

Imagem
Ler muito e exercitar a escrita são estratégias para alcançar boa pontuação nas provas de redação. As dicas são de alunos vencedores do concurso “Redação Enem: Chego Junto, Chego a 1.000”, realizado pela Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) e pela Fundação Demócrito Rocha (FDR). Dos 9.623 inscritos, 23 finalistas da etapa regional participaram da premiação na manhã de ontem, no Espaço O POVO de Cultura & Arte. Na ocasião, foi lançada a revista Seduc/CE Enem.  O tema escolhido para o concurso foi “Ciberativismo: a luta popular na internet”. Os concorrentes passaram por três etapas (escolar, regional e estadual) realizadas em escolas da rede estadual. Os três primeiros colocados (vencedores da etapa estadual) ganharam notebooks e os demais, smartphones.
Para escolher as três melhores redações, foram adotadas como critério as cinco competências exigidas pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Dois textos alcançaram a pontuação 1.000. Um deles foi escrito pelo aluno Luiz Rodri…

Veja dez monumentos brasileiros iluminados de rosa

Imagem
Anualmente, prédios e monumentos por todo o mundo ganham novosares durante o mês de outubro. No embalo do período conhecido como Outubro Rosa, pontos turísticos e equipamentos públicos, e privados, brasileiros aderem à cor em prol da conscientização à prevenção do câncer de mama. O ato de iluminar de rosa monumentos, pontes, teatros e outros locais turísticos foram posteriores ao inicio da campanha - não há, porém, uma informação oficial de como, quando e onde foi realizada a primeira iluminação. A ação, entretanto, já se tornou símbolo do período. Confira dez monumentos das cinco regiões do País que "se vestiram de rosa" durante este mês.
1. Espigão Fortaleza está no clima do Outubro Rosa.Durante o mês de outubro, vários lugares da cidade iluminam suas fachadas e pontos turísticos. O Espigão, próximo à avenida Rui Barbosa, é exemplo de locais que aderiram à campanha e trazem o rosa em sua estrutura.
2. Elevador Lacerda Um dos principais símbolos de Salvador foi iluminado em …

Papa agradece realizadores de filme que teve sua participação

Imagem
“Beyound the Sun” além de conter cenas especiais com a participação do Papa, foi também inspirado em ideia do pontíficeDa redação, com Rádio Vaticano O Papa Francisco agradeceu no último domingo, 29, os realizadores do filme “Beyound the Sun” (“Além do Sol”), do qual participou de algumas cenas, e que deverá estrear no cinema italiano em dezembro deste ano. A mensagem, escrita em espanhol, foi lida durante a coletiva de imprensa de apresentação do filme no Festival de Cinema de Roma. “Muito obrigado. Faço votos de que o filme tenha sucesso na apresentação [no festival]. O que quer dizer que irá muito bem, rezo por isto. Por favor, não se esqueçam de rezar por mim. Que Jesus e a Santa Virgem vos abençoes. Afetuosamente, Francisco!” escreveu o Papa. O filme de Graciela Rodriguez, nascido de uma ideia de Bergoglio, é uma história sobre uma viagem de fé, contada por meio de uma aventura vivida nas montanhas por cinco crianças, que se perguntam como e onde encontrar Deus. O Papa tem parti…

Festival gratuito exibe no Rio 150 curtas-metragens de 27 países

Imagem
Vinícius Lisboa - Repórter da Agência Brasil A 27ª Edição do Festival Curta Cinema começa amanhã (1º) com uma programação que reúne 150 filmes de 27 nacionalidades. As exibições vão até 8 de novembro, quando haverá a premiação dos vencedores da mostra competitiva em uma cerimônia no Cine Odeon. As exibições do festival serão em sessões gratuitas no  Odeon NET Claro, na Cinemateca do Museu de Arte Moderna, no Centro Cultural da Justiça Federal, no Cinemaison e no Cine Arte da Universidade Federal Fluminense. Em sua edição deste ano, o festival conta com uma seleção mais enxuta por conta da perda de alguns patrocínios. Em anos anteriores, a promoção já teve 300 filmes. O número de inscrições, no entanto, chegou a quase 4 mil, segundo o diretor Ailton Franco. "O curta-metragem propicia novas abordagens, novas linguagens, novas histórias. E as histórias ficam muito conectadas com a realidade e com a vontade de realizar obras audiovisuais mais modernas e mais ágeis", diz Franco. …

Exposição mostra parceria entre Ziraldo e Drummond e marca aniversário do poeta

Imagem
Paulo Virgilio - Repórter da Agência Brasil Estátua de Drummond na Praia de Copacabana -Tomaz Silva/Arquivo Agência Brasil Entre 1979 e 1981, o poeta Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) publicou, na coluna que mantinha no Caderno B do Jornal do Brasil, frases relâmpago cheias de humor que retratavam, de forma crítica, o país na época, e às quais deu o nome de “pipocas”. Admirador e amigo do poeta, o escritor e caricaturista Ziraldo percebeu que as sátiras eram charges em potencial, faltando apenas associar desenhos às palavras. Os dois autores concordaram em juntar texto e traço, e dessa união resultou o livro O pipoqueiro da esquina, publicado em 1981 pela editora Codecri. Trinta e seis anos depois, a parceria entre o poeta e o chargista, ambos mineiros, é lembrada pelo Instituto Moreira Salles do Rio de Janeiro (IMS Rio), que inaugura nesta terça-feira (31), dia do aniversário de Drummond, uma exposição com 30 dos desenhos originais guardados por Ziraldo em seu ateliê. A mostra O …

Enem terá prova personalizada e detector de ponto eletrônico para coibir fraudes

Imagem
Sabrina Craide – Repórter da Agência Brasil
Estudantes passarão por detectores de metal nos locais de prova do EnemRovena Rosa/Agência Brasil Detectores de metal e de ponto eletrônicos, fiscalização de lanches e provas personalizadas são algumas medidas que serão adotadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para garantir a segurança do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. Ao todo, serão utilizados 67 mil detectores de metal durante o Enem, um para cada 100 participantes. O número garante a vistoria dos candidatos na entrada e na saída de todos os banheiros das 13.632 coordenações de local de aplicação. Novidade neste ano, os detectores de aparelhos de ponto eletrônico de ouvido serão usados de forma experimental em alguns locais de prova. O sistema encontra os aparelhos de transmissão pelo sinal de rede móvel de banda larga, por radiofrequência de wi-fi e bluetooth. Outras medidas já consolidadas nas demais edições do exame ser…

Mais Visitadas

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

VIVENDO E APRENDENDO

Escritora portuguesa constrói alegoria sobre passado e presente do Brasil