Postagens

Mostrando postagens de Março 31, 2018

Confira entrevista com a Escritora Angélica Sampaio para a Vitrine do Artista

Imagem
A.C.I.MA. dando continuidade ao projeto de mapeamento dos artistas e escritores brasileiros &  lusófonos - “Vitrine do Artista Brasileiro & Lusófono no Exterior”, iniciado em setembro de 2011, com entrevistas dirigidas inicialmente para os artistas e escritores brasileiros residentes no exterior, dá início em 2013 ao segundo ciclo do projeto de entrevistas para a “Vitrine do Artista Brasileiro” com os artistas e escritores associados A.C.I.MA., residentes no Brasil, que contribuem para a divulgação e valorização da Arte & Cultura brasileira e lusófona no exterior. O projeto “Vitrine do Artista Brasileiro & Lusófono no Exterior” da A.C.I.MA. abraça a arte e a cultura dos povos migrantes em todas as suas formas e manifestações – sejam elas, musicais, literárias, teatrais, artes plásticas, cinema, dança, fotografia, folclore, enfim, todas as expressões artísticas. ANGÉLICA SAMPAIO
A.C.I.MA. – Bem-vinda Angélica Sampaio, é uma honra tê-la conosco! Primeiramente, gostaríam…

Reunião ordinária mensal da AMLEF, com apresentação do livro de português dos professores Olímpio e Murilo Araújo

Imagem
Aconteceu hoje, dia 24 de março de 2018, mais uma reunião ordinária mensal da AMLEF - Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza, na sede do Palácio da Luz, sob a presidência do Acadêmico Régis Frota. Nesse ínterim, foi apresentado o livro de português intitulado Português Fácil, Fácil: tira-dúvidas em ordem alfabética, dos professores Olímpio e Murilo Araújo, cujo guia é auxiliar aos cultores das letras e demais amantes da literatura, na elaboração e tira-dúvidas de seus textos literários com a força da gramática.  Durante a sessão, também foram homenageadas as mulheres, pelo seu dia 08 de março, destacando o seu grande papel na luta pela igualdade social e na busca pelos direitos e valores humanos. Nos agraciamos pelo exemplo dado pela Dra. Grecianny Cordeiro, ex-presidente da AMLEF, na sua grande contribuição na dirigência da Academia nos anos anteriores. Esta mesma reverência é feita também pelo acadêmico e Diretor de Publicações e Comunicações, Padre Geovane Saraiva, em seu víd…

Deus no rosto dos crucificados

Imagem
Padre Geovane Saraiva* O assunto volta, no sentido da renovação da nossa fé, numa parada diante da liturgia da Quinta-Feira Santa, quando os sacerdotes - ministros da Igreja - ficam cingidos com uma toalha, para lavar os pés de pessoas de suas comunidades. É claro que pode surgir a pergunta, que vale para todos: Estamos dispostos, no exemplo de Jesus, a lavar os pés uns dos outros, isto é, a ajudar na cruz dura e pesada de cada dia de muitos irmãos? Também temos disposição interior num mundo tão complexo e diverso quanto o nosso, no sentido de diminuir preconceitos, intolerâncias e intransigências para com nossos irmãos, vendo neles o rosto do Filho Amado do Pai? Que Maria ajude nosso olhar, sem nunca fugir do rosto de tantos irmãos crucificados, e neles contemplar a face terna de Deus.
A oração da Igreja, após a celebração da noite de Quinta-Feira Santa, quer revelar a face do nosso Deus, todo despojado, convidando-nos a envolvermos por seu amor. A salvação da humanidade está no indi…

Mulheres cearenses

Imagem
Paulo Eduardo Mendes*
Um livro de enfoque cinematográfico protagonizado por talentos femininos cearenses. Perfis estruturalmente refletidos de corpo inteiro, em memoráveis escritos trazidos pelo Grupo Ceará em Letras. Repetição que justifica a editoração de mais um livro sobre mulheres, notadamente quando todo o elenco é formado por cearenses. Mulheres notáveis em letras, números e outros matizes de valor cultural. Três organizadoras figuram, de logo, na autoria desse livro de bela fotogenia, a partir da ideia de capa. Fernanda Maria Diniz da Silva, Gildênia Moura de Araújo Almeida e Marilde Alves da Silva assinaram a produção que a sensibilidade de Cristine Brandenburg fez-nos conhecer o respeitável tomo e seus múltiplos autores. Cristine, Scarlett O'hara Costa Carvalho e Lia Machado Fiúza Fialho armaram o teorema do destaque de Maria Gilvanise de Oliveira Pontes, doutora em Matemática, na sua trajetória de vida e formação que equivaleria a um todo grandioso do expressivo trabalh…

Mais Visitadas

MEU PROFESSOR: MEU SUPER-HERÓI

Morre, aos 92 anos, a escritora Zibia Gasparetto

LAMENTAÇÕES DE UM LÁPIS

Um mestre da literatura em Londrina