Pular para o conteúdo principal

Mulheres cearenses


Paulo Eduardo Mendes*

Um livro de enfoque cinematográfico protagonizado por talentos femininos cearenses. Perfis estruturalmente refletidos de corpo inteiro, em memoráveis escritos trazidos pelo Grupo Ceará em Letras. Repetição que justifica a editoração de mais um livro sobre mulheres, notadamente quando todo o elenco é formado por cearenses. Mulheres notáveis em letras, números e outros matizes de valor cultural.
Três organizadoras figuram, de logo, na autoria desse livro de bela fotogenia, a partir da ideia de capa. Fernanda Maria Diniz da Silva, Gildênia Moura de Araújo Almeida e Marilde Alves da Silva assinaram a produção que a sensibilidade de Cristine Brandenburg fez-nos conhecer o respeitável tomo e seus múltiplos autores. Cristine, Scarlett O'hara Costa Carvalho e Lia Machado Fiúza Fialho armaram o teorema do destaque de Maria Gilvanise de Oliveira Pontes, doutora em Matemática, na sua trajetória de vida e formação que equivaleria a um todo grandioso do expressivo trabalho cujo destaque gravita sempre em torno de letras.
Nomes como o de Natércia Campos, escritora renomeada, de quem fomos colegas do Ginásio 7 de Setembro, bem como da insigne Rachel de Queiroz, integram essa relação de ouro das mulheres cearenses, personalidades cujos perfis premiaram nossa retentiva por saber que o "Ceará Terra da Luz" permanece repercutindo na seara de retratar valores. Oportuna publicação em termos de valorização legítima das mulheres agora com suas datas festivas no contraponto da dimensão diária de serem exclusivas no crescimento merecido por natureza e por direito.

*Jornalista

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto 'O Natal em Natal'.
Considerada uma das maiores e mais bonitas do Brasil, a Árvore de Natal instalada no bairro de Mirassol encanta a natalenses e turistas. (Alex Regis/ Secom Natal)
Os moradores da capital do Rio Grande do Norte têm um motivo a mais para se alegrar e vivenciar esta época do ano. Afinal, eles celebram o “Natal em Natal”. Aliás, a capital potiguar recebeu este nome devido a data da sua fundação: 25 de dezembro de 1599. Neste mês, a cidade se reveste de enfeites e de festas culturais, através do projeto “O Natal em Natal”, promovido pela prefeitura municipal. Ao todo, segundo a prefeitura, são mais de 40 eventos que contemplam dança, música, teatro, audiovisual, artesanato, gastronomia e outras manifestações culturais.
Na zona sul da capital, foi acessa, no dia 3 de dezembro,  a tradicional “árvore de Mirassol”, com 112 metros de altura, ornamentada com enfeites nos formatos de …

POPE FRANCIS GENERAL AUDIENCE 2016.06.08

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

A feira de tecnologia Campus Party Brasília 2018 foi encerrada hoje (1°), após ter reunido milhares de pessoas em torno de palestras, oficinas e atividades com temas como o uso da tecnologia da computação, robótica, empreendedorismo e startups. Essa é a segunda edição do evento em Brasília, que começou no dia 27 de junho, no Estádio Nacional Mané Garrincha. Antes prevista para acontecer de 30 de maio a 3 de junho, a feira foi adiada para esta semana por causa da greve dos caminhoneiros. De acordo com o diretor da Campus Party Brasil, Tônico Novaes, o evento contabilizou um volume de vendas de ingressos pelo menos 30% maior que a primeira edição da Campus Party em Brasília, realizada no ano passado.  Para Tônico Novaes, a edição no Distrito Federal se destacou pela elevada participação e envolvimento dos que estão no evento.  “Os campuseiros daqui são realmente engajados no conteúdo. Andando por aqui você vai ver todos os workshops e bancadas cheias e a estrutura está bem maior que a …