Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Maio 6, 2020

Papa convida a redescobrir oração

Francisco inicia novo ciclo semanal de catequeses Foto: Vatican Media Cidade do Vaticano, 06 mai 2020 (Ecclesia) – O Papa iniciou hoje um novo ciclo de catequeses semanais, convidando os católicos a redescobrir o valor da oração. “Os tempos difíceis que vivemos são favoráveis a redescobrir a necessidade da oração na nossa vida. Abramos as nossas portas do nosso coração de par em par ao amor de Deus, nosso Pai, que saberá ouvir-nos”, disse, durante a audiência geral que foi transmitida online, desde a biblioteca do Palácio Apostólico do Vaticano. A reflexão partiu do episódio da cura de um cego, Bartimeu, relatada nos Evangelhos, que chama a atenção de Jesus com os seus gritos. “A fé é um grito, a falta de fé é sufocar esse grito. É como um ‘silêncio’. A fé é um protesto contra uma condição dolorosa da qual não entendemos o motivo; a falta de fé é aceitar viver uma situação à qual nos adaptamos”, referiu Francisco. O Papa citou o Catecismo da Igreja Católica para realçar que “a humilda…

Filme - Além das Palavras

Baseado na história de vida e no trabalho da grande poetisa americana Emily Dickinson (Cynthia Nixon), acompanhamos seu trajeto desde os primeiro dias como uma jovem estudante até seus últimos anos como uma artista reclusa e quase irreconhecida. Uma mulher tímida, mas com ótimo senso de humor e amizades intensas. Emily escrevia praticamente um poema por dia, porém, apenas parte da sua obra foi publicada em vida.
Além das Palavras, roteirizado e dirigido por Terence Davies, acompanha a biografia de uma das maiores poetisas americanas de todos os tempos. Narra com intenso vigor o período que vai da juventude de Emily Dickinson no internato até os seus últimos anos, vivendo como uma artista reclusa e ainda não reconhecida. O filme aborda as rejeições, repressões e paixões que influenciaram a trajetória da escritora, bem como os relacionamentos com sua família e outras pessoas que marcaram profundamente a sua alma e a sua obra.
Assista ao trailer - https://www.youtube.com/watch?v=edNcgjnw8x…

Pulitzer anuncia seus vencedores de 2020

Benjamin Moser e Colson Whitehead estão entre os vencedores Em uma cerimônia on-line, foram anunciados os vencedores do Prêmio Pulitzer de 2020. Na categoria Ficção, o vencedor foi o norte-americano Colson Whitehead, pelo livro O reformatório Nickel (HarperCollins). Benjamin Moser (foto ao lado), biógrafo de Clarice Lispector, ganhou na categoria Biografia pela obra Susan Sontag (Companhia das Letras). Dois livros dividem o prêmio na categoria Não Ficção: The undying: pain, vulnerability, mortality, medicine, art, time, dreams, data, exhaustion, cancer and care, de Anne Boyer, e The end of the myth: from the frontier to the border wall in the mind of America, de Greg Grandin. Em Poesia, quem levou foi Jericho Brown, pelo livro The tradition.
Via PUBLISHNEWS

Daniel Radcliffe e outros famosos fazem leitura de Harry Potter para os 20 anos da saga no Brasil

Por Folhapress

Celebração da data ainda contou com lançamento de edições especiais em capa dura dos sete livros da série literária
Para celebrar os 20 anos da saga Harry Potter no Brasil, a editora Rocco pediu aos atores dos filmes da série e outras personalidades que façam vídeos lendo trechos da obra de JK Rowling. O projeto "Harry Potter at Home" começa com Daniel Radcliffe, protagonista nos filmes, que dá início à leitura da primeira obra, "Harry Potter e a Pedra Filosofal". Originalmente, o livro foi publicado em 1997 e chegou ao Brasil no ano de 2000. Também estão no elenco Stephen Fry, David Beckham, Dakota Fanning, Claudia Kim, Noma Dumezweni e Eddie RedmayneA página da ação ainda tem outras curiosidades sobre os livros e quizzes para desafiar o conhecimento dos fãs. Parte das comemorações dos 20 anos incluiu o lançamento de edições especiais em capa dura dos sete livros da saga, no dia 30 de abril. As novas capas foram assinadas por Brian Selznick, autor…

Professora cria oficinas virtuais de contação de histórias para estimular leitura durante a pandemia

Por Antonio Rodrigues, 
Formada em Letras pela URCA, a juazeirense Karla Pinheiro gravou vídeos narrando a história do “Sítio do Picapau Amarelo”, de Monteiro Lobato
De maneira espontânea, a professora Karla Christina Pinheiro, de Juazeiro do Norte, iniciou oficinas de contação de história online para estimular a leitura para crianças neste período de isolamento social por conta da pandemia da Covid-19. Formada em Letras pela Universidade Regional do Cariri (URCA), ela gravou 14 episódios narrando a história do “Sítio do Picapau Amarelo”, do escritor Monteiro Lobato. Os vídeos, disponíveis em seu perfil do Instagram, já somam 500 visualizações.   A ideia dos vídeos, que vão ao ar todos os dias às 9h e às 16h, surgiu a partir do seu trabalho de assessoria escolar para crianças que estudam até o 5º ano e de revisão gramatical. “Foi um divisor de água. Não contava com isso para este momento”, confessa. Cada episódio tem aproximadamente 14 minutos de duração.  Neste mês d…

Fórum Nacional manifesta apoio à criação de lei de emergência cultural

Em carta aberta divulgada nesta terça-feira, Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura pede, por meio de Lei nacional de Emergência Cultural, votação de Projeto de Lei que beneficiará artistas e equipamentos culturais Divulgada nesta terça-feira, 5, uma carta do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura manifesta total apoio à criação da Lei Nacional de Emergência Cultural. A lei é uma garantia à "proteção mínima necessária ao setor da Cultura" que desde o início da pandemia no País afeta a autonomia financeira e de expressão de vários artistas, incluindo a manutenção de equipamentos culturais, que seguem paralisados devido ao vírus. "É uma iniciativa que surge, inclusive, da sociedade civil, do programa Cultura Viva, tendo a figura de Célio Turino (historiador, escritor e servidor público afiliado ao PSOL) como um interlocutor, uma pessoa que desenvolveu o pensamento dessa possibilidade de uma lei emergencial", contextu…

Árvores e flores graciosas

Padre Geovane Saraiva Contemplemos, apaixonados, a verdadeira árvore a produzir flores graciosas, associadas às que surgem no final das chuvas tão salutares. Elas, no contexto da obra criadora e redentora, exprimem ternuras e produzem doçuras, com toda a sua fascinante e benfazeja simbologia, a denotar encantamento por uma agricultura genuína, sem poluição ou qualquer sujeira química, totalmente desintoxicada. Agradeçamos o dom da vida, e que tenhamos saúde, alimento, água, roupa, trabalho, férias, música e alegrias mais diversas. Agradeçamos também a evolução e o progresso da ciência e da tecnologia, sem esquecer da novidade social da internet – as redes sociais –, com atividades humanas que deixam o mundo informado em tempo real. Pensemos na Igreja do Papa Francisco, que “abraça todos, não como casa de poucos, mas de todos, onde todos podem ser transformados e santificados pelo amor: os mais fortes e os mais fracos, os pecadores, os indiferentes, os que se sentem desanimados e perdid…