Postagens

Mostrando postagens de Dezembro 27, 2017

25 de dezembro de 2017: Celebração do Natal na Paróquia de Santo Afonso

Imagem
Padre Geovane Saraiva Parquelândia - Fortaleza - Ceará
Fotos: Carlos Lopes

Entrevista com o escritor Hernán Ronsino: "A verdade é sempre subjetiva"

Imagem
por Ubiratan Brasil - Agência Estado Em uma modorrenta cidade industrial no pampa argentino, a monotonia é quebrada pela narrativa de quatro homens que descrevem a história de uma traição silenciosa. Curioso é o fato de a trama ser contada em quatro momentos distintos (1973, 1984, 1966, 1959), formando um coro de vozes que apresenta perspectivas fragmentárias do ambiente dessa cidade (pacífica apenas na aparência). Essa estrutura de saltos temporais constitui um dos vários trunfos de "Glaxo", pequeno romance do argentino Hernán Ronsino, agora publicado no Brasil pela Editora 34. Glaxo é o nome da fábrica daquela cidade, marcada também pela retirada dos trilhos do trem para a construção de uma estrada. E os narradores são o resignado filho do barbeiro, o açougueiro cinéfilo, o funcionário da estação ferroviária e o suboficial transferido. A solução de um crime logo fica em segundo plano quando o leitor observa a hábil escrita de Ronsino: austera, mínima, redonda, apresenta vo…

Os dez livros mais lidos de 2017

Imagem
por Carol Kossling - Repórter Com mais um ano chegando ao fim várias categorias fazem a listinha dos dez mais de 2017. Na moda não é diferente e a Saraiva, rede varejista de educação, cultura e entretenimento, elegeu os títulos mais vendidos entre os dias 1º de janeiro e 15 de dezembro. No levantamento autores brasileiros estão em destaque nas primeiras colocações. Entre eles Gloria Kalil, que aparece em primeiro no ranking, seguida por Alice Ferraz, e André Carvalhal que ocupa a terceira e quarta colocação. Etiqueta No livro "Chic Profissional - Para Circular e Trabalhar No Mundo Globalizado", Glória Kalil reúne dicas para quem quer ser eficiente na profissão. Entre as orientações como elaborar um bom currículo, de que maneira agir em entrevistas, que roupa vestir no dia a dia, como lidar com celular, e-mail e redes sociais e como enfrentar almoços, jantares e a festa da firma. Vestir bem Já Alice Ferraz, na obra "Moda À Brasileira - o Guia Imprescindível Para Os Novos T…

Retrospectiva 2017: Um ano de extremos

Imagem
A gafe histórica na entrega do Oscar no início deste ano pode ser usada como símbolo para decifrar 2017 para a cultura. Por uma confusão dos apresentadores da premiação, o longa-metragem La La Land, um musical clássico que exalta Hollywood, foi anunciado como melhor filme. Minutos depois, porém, veio a notícia do erro: o vencedor foi, na verdade, Moonlight, um drama gay com elenco totalmente negro. Como os dois filmes, o ano foi assim: uma corda bamba entre estruturas consagradas (algumas conservadoras) e avanços progressistas de temáticas e representatividade das ditas minorias. E se Donald Trump projeta um muro para impedir a entrada de imigrantes nos Estados Unidos, por meio da música, os latinos entraram em solo norte-americano pela porta da frente e com tapete vermelho. Puxado pelo sucesso Despacito, o reggaeton, ritmo musical de origem caribenha, dominou a indústria do pop mundialmente com artistas como J. Balvin, Maluma e Daddy Yankee. No Brasil, a batida dançante se consolido…

Os 9 melhores filmes do 2017

Imagem
Uma lista de filmes para nos ajudar a crer na humanidade. O sentimento de si mesma de Lady Bird está enraizado no exemplo de sua caridade cristã. (Reprodução/ America Magazine)
Por John Anderson
Todos os anos, neste tempo de fim de ano, o público leitor é abençoado com as melhores listas de filmes que são parte de todas as políticas publicitárias imagináveis, nenhuma das quais parece abordar a falácia básica: ninguém, nem mesmo o crítico mais dedicado, vê tudo o que foi lançado em um ano. A taxa atual de lançamentos torna tudo impossível, mesmo que alguém perca o sono (e ainda assim...). Então, o que significa qualquer lista de top 10? Isso significa: "Estes são meus filmes favoritos, dos que realmente vi".
Por nenhuma outra razão além de distinguir-me da massa, esta programação inclui nove filmes. Todos foram lançados no ano civil de 2017. Todos são filmes que eu realmente vi, e são os filmes que eu mais gostei de muitos outros que também foram excelentes. Foi, em geral, um …

Livraria Cultura compra site de livros Estante Virtual

Imagem
A aquisição do Estante Virtual está dentro de estratégia para conseguir aumento de mais 60 por cento nas vendas de comércio eletrônico da companhia nos próximos dois anos. A aquisição ocorre quase seis meses depois que a Livraria Cultura comprou a rede de varejo francesa Fnac no Brasil. (Livraria Cultura/Reprodução)
Por Alberto Alerigi Jr.
São Paulo - A rede Livraria Cultura anunciou nessa terça-feira a compra do site de comércio eletrônico de livros Estante Virtual, um dos primeiros do país a conectar sebos a leitores.
O valor da operação não foi revelado. O Estante Virtual foi fundado em 2005 pelo empresário carioca André Garcia e tem atualmente cerca de 4 milhões de clientes cadastrados.
A aquisição ocorre quase seis meses depois que a Livraria Cultura comprou a rede de varejo francesa Fnac no Brasil.
Segundo a Cultura, a aquisição do Estante Virtual está dentro de estratégia para conseguir aumento de mais 60 por cento nas vendas de comércio eletrônico da companhia nos próximos dois…

Brigitte Bardot publicará 'livro testamento

Imagem
Protagonista de clássicos do cinema como "E Deus Criou a Mulher" (1956), milita há 40 anos pela causa animal. Brigitte Bardot, em fotografia tirada em 1974, milita há muito tempo pelos direitos dos animais e lançará um livro no mês que vem. (AFP)
A ex-atriz francesa Brigitte Bardot, protagonista de clássicos do cinema como "E Deus Criou a Mulher" (1956), milita há 40 anos pela causa animal, publicará em 25 de janeiro um "livro testamento" que apresenta como "o balanço de sua existência, sua luta pelos animais e a confissão profunda de (seu) desgosto", anunciou na terça-feira (26) à AFP.
"Será o balanço de minha existência. Se chamará 'Lágrimas de combate'. Nunca escreverei outros livros. Será o balanço total de minha visão das coisas, da sociedade, da forma como fomos governados, da maneira como se trata os animais em meu país", declarou.
A editora Plon apresenta a obra como "um testamento animal", "uma reflexão …

Brasil terá nove feriados nacionais em 2018

Imagem
A portaria estabelece ainda que os dias de guarda dos credos e religiões não relacionados poderão ser compensados.
Os feriados declarados em lei estadual ou municipal serão observados nas respectivas localidades. (Alexandre Vidal/ Riotur)
O Ministério do Planejamento divulgou nesta terça-feira, 26, por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União, o calendário de feriados nacionais e pontos facultativos em 2018. O ano que vem terá nove dias de feriado nacional e cinco de ponto facultativo.
Serão feriados: o dia 1º de janeiro (confraternização universal); 30 de março (Paixão de Cristo); 21 de abril (Tiradentes); 1º de maio (Dia Mundial do Trabalho); 7 de setembro (Independência do Brasil); 12 de outubro (Nossa Senhora Aparecida); 2 de novembro (Finados); 15 de novembro (Proclamação da República); e 25 de dezembro (Natal). São pontos facultativos: 12 e 13 de fevereiro (carnaval); 14 de fevereiro (quarta-feira de cinzas - ponto facultativo até as 14h); 31 de maio (Corpus Christi…

Mais Visitadas

Espírito Santo: Dom Pascal

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

Escritora portuguesa constrói alegoria sobre passado e presente do Brasil

PRESIDENTE DE PORTUGAL FELICITA CHICO BUARQUE POR PRÊMIO CAMÕES DE LITERATURA