Postagens

Mostrando postagens de Março 20, 2014

Papa Francisco celebrará Missa pela canonização de Anchieta

Imagem
Cidade do Vaticano (RV) - Papa Francisco celebrará, em 24 de abril, uma Santa Missa na igreja de Santo Inácio de Loyola, em Roma, em ação de graças pela canonização do Beato José de Anchieta, religioso fortemente ligado à evangelização no Brasil e que será proclamado Santo no dia 2 de abril, por meio de um decreto papal.

Nascido em Tenerife, nas Ilhas Canárias (Espanha), o jovem jesuíta desembarcou em solo brasileiro em julho de 1553, onde fundou junto com o Padre Manoel da Nóbrega um colégio em Piratininga, que deu origem à cidade de São Paulo. Assim como Anchieta, Papa Francisco é membro da Companhia de Jesus, ordem fundada por Inácio de Loyola.

A beatificação de Anchieta foi feita por João Paulo II em 1980. O Papa Francisco também vai assinar decretos de canonização de dois beatos franceses que promoveram a evangelização no Canadá: François de Montmorency-Laval e Maria da Encarnação Guyart. (SP)

Rádio Vaticano




Artigo do Pe. Geovane Saraiva:
José de Anchieta, patrimônio do povo brasileir…

O desemprego é fruto da glorificação do dinheiro, afirma o Papa

Imagem
Cidade do Vaticano (RV) - O problema do desemprego foi o tema do discurso que o Papa Francisco dirigiu esta manhã a cerca de sete mil funcionários de siderúrgicas da região italiana da Úmbria – que atravessam uma grave crise que levou a demissões em massa.
Provenientes em especial da Diocese de Terni, o Pontífice recordou que as dificuldades atuais são causadas por um sistema econômico incapaz de criar emprego porque coloca no centro um ídolo, o dinheiro. 
Perante a atual evolução da economia, o Papa fez questão de “reafirmar que o trabalho é uma realidade essencial para a sociedade, para as famílias e para os indivíduos”. 
O trabalho não tem apenas uma finalidade econômica e de lucro, mas sobretudo uma finalidade que diz respeito ao homem e à sua dignidade. Se faltar o trabalho, fere-se esta dignidade. 
Interrogando-se sobre o que se deve dizer perante o “gravíssimo problema do desemprego que afeta diversos países europeus”, Francisco observou:
(O desemprego) é a consequência de um …

Papa encontra membros de outras religiões

Imagem
Cidade do Vaticano (RV) - Um encontro realizado em um clima de grande simplicidade e espírito de família: assim foi definido o encontro vivido na manhã desta quarta-feira, no Vaticano por um grupo de 20 representantes de oito religiões com o Papa Francisco, representando 250 pessoas, entre cristãos, muçulmanos, hindus, hebreus, sikhs, budistas e de outras religiões, participantes do encontro “Chiara e as religiões. Juntos rumo à unidade da família humana”, em andamento desta a última terça-feira em Castel Gandolfo. O Papa Francisco expressou seu apreço pela iniciativa em recordação de Chiara Lubich, fundadora do Movimento dos Focolares, seis anos após a sua morte e concluiu: “Importante é caminhar e nunca parar”. A todos então o pedido “rezem por mim”. 
Sobre a importância deste original evento que se conclui nesta noite de quinta-feira com uma palestra pública na Pontifícia Universidade Urbaniana, a Rádio Vaticano ouviu Roberto Catalano, Diretor do Centro para o Diálogo Inter-religi…

Luta ao tráfico humano ganha aliado de peso com a Rede Global de Liberdade

Imagem
RealAudioMP3 Cidade do Vaticano (RV) – A luta ao tráfico de seres humanos ganhou esta semana um aliado de peso: a Rede Global de Liberdade (Global Freedom Network).
Trata-se de um acordo entre Santa Sé e representantes das grandes religiões do mundo para desarraigar as formas modernas de escravidão e o tráfico de pessoas até 2020, através de inúmeras iniciativas, inclusive da oração e do jejum.
Reuniram-se na Sala de Imprensa da Santa Sé o chanceler das Pontifícias Academias das Ciências e das Ciências Sociais, Dom Marcelo Sánchez Sorondo; Mahmoud Azab, representando o grande Imã da Universidade de Al-Azhar, no Cairo, Egito; o anglicano David John Moxon, representando o Arcebispo de Cantuária Justin Welby. Também estava presente o Presidente do Pontifício Conselho da Justiça e da Paz, Cardeal Peter Kodwo Appiah Turkson.
Dom Sorondo citou os inúmeros apelos pronunciados pelo Papa Francisco contra esta chaga. 
Já Mahmoud Azab recordou que o Islã proíbe totalmente o tráfico de seres hum…

'O IOR já não prejudicará a reputação da Santa Sé', afirma cardeal

Imagem
domtotal.com Por Andrea Tornielli

As críticas reacionárias ao papa Francisco

Imagem
domtotal.com A acusação de relativismo dirigida ao papa está envolta por austeridade, mas é particularmente banal.A historicidade deste papado está em novamente chamar os cristãos à sua verdadeira origem. Por Claudio Sardo

Muito foi escrito sobre o primeiro ano de pontificado de Francisco. E certamente não porque a Igreja, assediada pelo mundo secularizado, remontou um único centímetro do temporalismo perdido. Ao contrário, a percepção generalizada entre os católicos e não católicos é de que a revolução do papa argentino se move a partir de uma busca de autenticidade evangélica e fala à crise do nosso tempo com uma profundidade e uma intensidade que hoje são inatingíveis pelo "poder". Ao contrário, elas têm a ver com o "contrapoder", com um possível resgate do homem da "economia que mata" (expressão da Evangelii gaudium) ou do egoísmo que reduz a pessoa a indivíduo. 
Nem todos os comentários, porém, foram positivos. Levantaram-se críticas até mesmo de dentr…

A canonização do papa da bondade

Imagem
domtotal.com Pense num papa extraordinário e, ao mesmo tempo, surpreendente. Eis o papa João XXIII.Papa João XXIII: amigo de todos, em especial das crianças. Por Geovane Saraiva*
No dizer do papa Francisco, a "boa nova da salvação é uma pessoa: Jesus de Nazaré", que o papa João XXIII tinha na mente e no coração, ao assumir a mais elevada função da Igreja Católica, aos 28 de outubro de 1958, o qual logo veio com a grande e surpreendente inspiração, que indelevelmente marcou o Século XX, a de convocar em 1959 o Concílio Vaticano II. Sua realização se deu de (1962-1965). Foi um sopro do Espírito Santo de Deus a penetrar e ecoar, alegremente, no mundo inteiro.
Chegou numa hora certa e oportuna, porque a Igreja precisava, sem dúvida, perceber os sinais dos tempos, necessitava de uma renovação, de um rejuvenescimento, o “aggiornamento”, assim chamado pelo o povo italiano. Foi um acontecimento tão profundo, tão rico e precioso, desejando a Igreja, na feliz iniciativa do Romano Pontíf…

Mais Visitadas

Espírito Santo: Dom Pascal

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

Escritora portuguesa constrói alegoria sobre passado e presente do Brasil

PRESIDENTE DE PORTUGAL FELICITA CHICO BUARQUE POR PRÊMIO CAMÕES DE LITERATURA