Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Março 27, 2017

Monólogos, peças e rodas de conversas marcam o Dia Mundial do Teatro em Fortaleza

Neto Ribeiro Mariah CostaEm comemoração ao Dia Mundial do Teatro, algumas casas de Fortaleza abrem suas portas com programações especiais para o público nesta segunda-feira, 27. No Theatro José de Alencar, quatro apresentações ficam em cartaz durante o dia, com inicio às 14h30 e entrada gratuita.Destaque para o espetáculo "Morte Anunciada" adaptação da obra de Gabriel Garcia Marquez, com interpretação de Oscar Roney. A diretora, Francinice Campos, afirma que o idioma original será preservado. "O espetáculo será todo em espanhol, mas haverá quebras de compreensão em português", adianta.Na Vila das Artes, o ator, diretor e dramaturgo Ricardo Guilherme é o convidado para discorrer sobre o tema "Teatro Radical: ética, poética e estéticas". O evento ainda terá oficinas de danças, acrobacia e capoeira, em parceria  com  a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).Esta segunda também marca o último dia de apresentação do monó…

WhatsApp dará 2 minutos para você apagar mensagens enviadas

Aquela mensagem que enviamos no WhatsApp por engano ou para um destinatário desconhecido já não provocarão conflitos ou mal-entendidos desnecessários: os usuários poderão apagar de maneira rápida as mensagens enviadas.Isso porque o  aplicativo vai permitir que o usuário cancele uma mensagem com tempo de até 2 minutos após ela ser enviada.  A novidade foi descoberta pelo WABetaInfo. A versão da ferramenta, ainda em fase de testes, já havia sido desenvolvida em outra versão do aplicativo para troca de mensagens.Na versão atual do WhatsApp, apagar uma mensagem só serve para fazer o texto desaparecer da sua conversa, mas o restante dos contatos ainda pode ler o que foi enviado. Uma vez que o usuário aperta o botão de enviar, é tarde demais para se arrepender.O destinatário não conseguirá ler o texto, mas vai receber um alerta avisando que o remetente revogou a informação.Blog O Povo

Cientistas desenham estrutura de proteína chave do vírus da zika

O vírus da zika, mais conhecido desde 2015 por causar a microcefalia e outras malformações, é transmitido por meio do mosquito Aedes aegypti, de mãe para filho durante a gravidez ou durante o sexo. Sua replicação só ocorre devido à proteína “NS5 ZIKV”, uma exclusividade desse vírus. Pesquisadores da Universidade da Califórinia conseguiram desvendar a estrutura dessa proteína e a desenharam. Em estudo publicado nesta segunda-feira (27) na revista “Nature Communications”, a estrutura cristalina é relatada, uma forma de ajudar a ciência a entender como o zika consegue se multiplicar. A análise estrutural também revela uma potencial ligação entre a proteína e o uso de um inibidor, o que pode ajudar no desenvolvimento de um mecanismo para suprimir a infecção. Conseguir identificar onde seria mais eficiente ligar o inibidor à proteína pode ajudar os cientistas na produção de medicamentos, diz o estudo. “Começamos este trabalho e percebemos que a estrutura da NS5 estava faltando [na literatura]…

Após briga, menino escreve carta de desculpas a colega e 'bomba' na web

Mãe conversou sobre o respeito às mulheres e o ajudou a escrever texto. Otávio, 5, foi desculpado e aprendeu lição: 'Não devemos bater nos amigos'. Do G1 GO
Após bater na mão de uma colega de escola, o menino Otávio Ramos Prado Feitosa, de 5 anos, teve uma longa conversa com a mãe, Lucielle Prado de Moraes, de 29, sobre o respeito às pessoas, e, principalmente, às mulheres. Em seguida, ele escreveu uma carta de desculpas para a amiga e a entregou junto com um pacote de doces, em Rio Verde, no sudoeste de Goiás. Lucielle postou a história nas redes sociais e o caso bombou na internet. A publicação teve mais de 423 mil curtidas e 180 mil compartilhamentos até a noite de domingo (25). Com a ajuda de Lucielle, Otávio escreveu na carta: “Laura, me desculpe por ter dado um tapa na sua mão. Eu apreendi com a minha mãe que não devemos bater nos nossos coleguinhas e que um homem nunca machuca uma mulher. Nunca mais vou fazer isso. Por favor, me desculpe”. O pedido de desculpas deu certo. A…

Mais de mil migrantes resgatados no Mediterrâneo

Mais de mil migrantes foram resgatados na noite de sábado nas costas da Líbia, anunciaram as ONGs SOS Mediterrâneo e Médicos Sem Fronteiras (MSF). Um total de 645 refugiados em botes e embarcações de madeira foram socorridos, em uma operação que durou seis horas, pelo navio Aquarius da MSF e outros barcos presentes na região, informou a SOS Mediterrâneo. Uma mulher encontrada inconsciente em um bote foi declarada morta no Aquarius, que também é administrado pela ONG. A MSF informou que seu novo barco de resgate em alto mar, o Prudence, resgatou 412 pessoas. Apesar das duras condições provocadas pelo mar, as viagens de migrantes a partir da Líbia a bordo de embarcações de traficantes aumentaram nos últimos meses. Mais de 6.000 pessoas foram resgatadas por barcos de emergência na última semana, o que eleva a mais de 22.000 o número de migrantes que chegaram à Itália em 2017. No ano passado, as costas italianas receberam mais de 180.000 pessoas, um aumento de 18% na comparação com 2015. …

A história do sonho europeu em sete capítulos

A UE é a última tentativa na longa e sangrenta história da unificação do continente europeu. A UE foi criada pelo Tratado de Roma há 60 anos. (AFP/Arquivos)
A União Europeia, criada pelo Tratado de Roma há 60 anos e ameaçada pela separação do Reino Unido, é a última tentativa na longa e sangrenta história da unificação do continente europeu.
Estas foram as tentativas de unificar, sob a mesma bandeira, povo ou nação, mais notáveis da história do Velho Continente.
Império Romano
QUANDO: 27 a.c.- 476, e sua queda ante os povos germânicos.
ONDE: Desde o norte da Inglaterra até o norte da África, da costa atlântica europeia até o Oriente Médio.
A visão de uma Europa unida tem estado ancorada no tempo. Há séculos imperadores expandiram a sua influência através de um território ainda maior do que o atual da UE.
O tratado fundador da União Europeia, o Tratado de Roma de 1957, foi assinado em uma cidade que foi a sede da civilização europeia e do poder centralizado por meio milênio.
Roma sobreviveu mai…

Microcefalia: Casal de especialistas fala sobre tratamento e políticas sociais

Médico e psicóloga alertam sobre o grande número de crianças comprometidas com a doença e a necessidade de uma grande infraestrutura para o tratamentoFoto: Arquivo Pessoal Theoharis Sfakianakis e Liane Bastos, trabalho em conjunto para combater e tratar a microcefalia A microcefalia é uma má formação congênita em que o cérebro da criança não se desenvolve da forma adequada. O crescimento oportuno irá depender do desenvolvimento do cérebro, uns ficam mais ou menos comprometidos, de acordo com as complicações de cada criança. Em 2015, o Brasil viveu um surto, com o nascimento de crianças acometidas pela doença. Sabe-se que esse aumento deu-se devido ao fato das mulheres grávidas terem sido infectadas com o zika vírus. Já foram detectados mais de dois mil casos de crianças com microcefalia no país. A psicóloga Liane Bastos Efcarpidis, especialista em neuropsicologia e reabilitação psicológica e o médico Theoharis E. Sfakianakis, especialista em neuropediatria, ministraram palestra em Fo…

Teatro infantil é importante para o desenvolvimento das crianças

O teatro é um importante recurso didático pedagógico para o desenvolvimento da criança, dando suporte para sua trajetória na vida social e proporcionando experiências novas que contribuem para o seu crescimento integral sobre vários aspectos. A pedagoga e atriz Alinne Santos, inclusive, defende a inserção da atividade no currículo escolar. Ainda de acordo com a profissional, autora do artigo "O teatro e suas contribuições para educação infantil na escola pública", publicado em 2012, os principais benefícios da prática na educação são: contribui para o desenvolvimento e formação do caráter, melhora e favorece a dicção, faz crescer a autoestima, combate a timidez e a vergonha, ensina a relacionar-se com outras crianças e trabalhar em grupo, socializar ideias, favorece o autoconhecimento, desperta a consciência corporal e a coordenação motora, reforça o interesse pela leitura, literatura e poesia, ensina a controlar suas emoções, motiva o exercício do pensamento, além de permi…