Postagens

Mostrando postagens de Agosto 1, 2017

Luís Augusto Fischer: Adote um escritor

Imagem
O assunto tomou conta do mundo literário da cidade e do Estado: a manchete dizia que o programa Adote um Escritor ia ser cortado, ia acabar. Repulsa geral. Porque o Adote é um projeto muito, mas muito bem concebido, numa trama do bem que une a Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre com a Câmara Rio-grandense do Livro (órgão de classe de editores e livreiros do Estado) e, naturalmente, os escritores. A cada ano, autores são convidados a participar de uma carteira de possibilidades, levada às escolas, que conforme suas peculiaridades (idade dos alunos, presença do imprescindível EJA etc.) escolhem cada uma um escritor, cuja obra será lida e trabalhada nas várias etapas escolares, que terá exemplares de sua obra comprados para a biblioteca da escola e que, finalmente, visitará a escola e verá o que fizeram com o que leram e vai conversar com os alunos. Cara a cara, coração a coração. Programa Adote um Escritor será alterado pela Secretaria Municipal de Educação (É falacioso o a…

A empreendedora com Down que abriu um bistrô (onde emprega amigos que também têm a deficiência)

Imagem
Cafés, bolos, massas, panquecas, quiches, salgados, tortas… O cardápio do Bellatucci Café é bastante diverso. Assim como seu quadro de funcionários. O bistrô foi inaugurado em São Paulo neste mês de julho pela empreendedora Jéssica Pereira. Apaixonada por cozinha e com vários cursos na bagagem, ela tinha dificuldades em encontrar um emprego na área em que conseguisse se adaptar. O motivo? Jéssica tem Síndrome de Down. Com uma reserva de dinheiro que juntou a partir de trabalhos anteriores – que não tinham relação alguma com a gastronomia – e o apoio da família, ela conseguiu inaugurar seu próprio bistrô, com um ritmo de trabalho que atende às suas necessidades, e de quebra consegue também empregar seus amigos que possuem a deficiência. Quatro funcionários do Bellatucci têm Down e se revezam no local em dias e turnos diferentes. A família de Jéssica também trabalha no bistrô a fim de apoiá-los. Recém-inaugurado, o lugar tem feito sucesso e Jéssica já planeja outras atividades para o e…

Caixa Cultural Fortaleza, realiza abertura da Mostra de Cinema Chileno, com 17 obras

Imagem
O desejo de falar sobre o próprio País - em especial um dos momentos de sua história recente, a ditadura militar (1973-1990), realidade inerente a países da América do Sul no período, a exemplo do Brasil e Argentina - pode ser considerada uma das características da cinematografia do Chile. Esta constatação é de Pablo Arellano, curador da Mostra de Cinema Chileno, cuja abertura acontece nesta terça, (1º), a partir das 15h, na Caixa Cultural Fortaleza. A primeira atividade será a "master class" "Raúl Ruiz e o cinema chileno contemporâneo", ministrada pelo professor e pesquisador da Universidade Federal do Ceará (UFC), Régis Frota, às 16h. Em seguida, o mesmo autor apresenta a obra "Memória e silêncio no cinema chileno", fruto de reflexão e pesquisa acerca de uma das cinematografias que vem se destacando no cenário da sétima arte mundial. A mostra que lança luz sobre o cinema chileno prossegue até domingo (6) e demarca o início das atividades do 27° Cine Ce…

Celulares "xingling" serão bloqueados em setembro

Imagem
É definitivo. A partir de setembro deste ano, os celulares considerados irregulares pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) não poderão mais se conectar às redes das operadoras móveis do país. A medida visa impedir que dispositivos sem certificação da Agência sejam ativados e usados no Brasil. De acordo com a Anatel, apenas celulares novos serão barrados, os aparelhos "piratas" que já estão em uso não serão afetados, ou seja, nenhum consumidor será prejudicado com o impedimento. A discussão sobre bloqueio de celulares piratas acontece há pelo menos três anos. Em março de 2014, começou a funcionar o Sistema Integrado de Gestão de Aparelhos (Siga), desenvolvido pelas operadoras brasileiras para identificar aparelhos que não foram homologados pela Anatel. A ferramenta vem operado em modo leitura, identificando, sem bloqueios, todos os aparelhos conectados às operadoras. Como os eletrônicos estão entre os produtos mais pirateados do país, os celulares estão entre ele…

Alunos do curso de jornalismo têm seus trabalhos reunidos e transformados em solidariedade

Imagem
Memórias, esperança, saudade, espera... as crônicas foram escritas em 2014 e relatam a vida e experiência dos moradores do abrigo de idosos. Quatorze alunos, hoje jornalistas, mergulharam nesse universo e  de lá produziram suas narrativas Cada ser humano tem um universo dentro de si. E, envelhecer, é conviver mais de perto com todas as imagens que formam nosso tempo particular. Esta é uma das mensagens de “Abrigo dos Idosos – A arte de descascar memórias”, livro de crônicas-perfil que está sendo lançado em Fortaleza, com o objetivo de angariar recursos visando a compra de lençóis e fraldas geriátricas para distribuição em abrigos. Produção, pesquisa, apuração e texto foram feitos por 14 alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário 7 de Setembro (Uni7), sob orientação do professor e jornalista Miguel Macedo, responsável pela disciplina Projetos em Mídias Convergentes. Agora formados, os alunos já estão atuando no mercado de trabalho. "Sempre me surpreendo positivamente c…

Mais Visitadas

Reitoria da UECE apoia manifestações em defesa da educação brasileira e das universidades públicas

Morre atriz Doris Day, a namoradinha da América

Maureen Bisilliat se reencontra com o seu sertão e o de Euclides da Cunha na Flip

Paraty e Ilha Grande vão se tornar patrimônio da humanidade

Biblioteca Itinerante visita escolas e CMEIs com “Literatura e Cinema”