Postagens

Mostrando postagens de Julho 5, 2014

O time da justiça e da solidariedade

Imagem
Padre Geovane Saraiva* Como é maravilhoso sentir a graça de experimentar constantemente da presença do Senhor Deus! Aqueles que foram constituídos apóstolos pelo Mestre Divino e depois enviados em missão, voltaram e reuniram-se com Jesus para contar tudo quanto haviam realizado e ensinado, resultado fecundo, da força do anúncio do Evangelho (cf. Mc 6, 30-31).
Na Igreja, o bispo é o primeiro a ser chamado, no sentido hierárquico. Ele deve ser um irmão entre os irmãos, na busca da justiça, da paz e da solidariedade; deve ser também homem de todos, para não ser de ninguém. Assim também o padre não deve ser ministro de um grupo ou mesmo de movimentos apostólicos, sejam eles quais forem, para ser de todos. Como é importante o convencimento de que a única maneira de não ser de ninguém, é ser de todos.
Dom Roque Paloschi, bispo de Roraima, no seu desejo ardoroso de ser um bispo de todos, para não ser de ninguém, propõe-nos um grande desafio, neste tempo de muito combate, evidenciado na Copa Mun…

Reflexão para o XIV Domingo do Tempo Comum

Imagem
Cidade do Vaticano (RV) - A primeira leitura nos fala de um legítimo rei da dinastia de Davi. Montado em um jumento e com atitudes pacifistas, o rei de Sião terá um reino imenso que de tão grande se estenderá até os confins da terra. Esse rei é humilde e pacificador e manifesta seu poder comunicando justiça e paz a todas as nações.

Ele não só tem essa atitude positiva, mas também destrói tudo aquilo que é sinal de morte para os povos. Assim, ele possibilita a existência da paz.

Ora, a leitura desse texto nos recorda a liturgia do Domingo de Ramos e já podemos deduzir que esse rei da paz é Jesus, o Príncipe da Paz, legítimo descendente de Davi como nos relata a liturgia do Advento.

No Evangelho vemos Jesus sentindo que sua missão pacifista desagrada os doutores da Lei, os letrados e as pessoas importantes, mas causa interesse aos pobres e marginalizados, diz “Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e doutores e as revelaste aos pequeninos.” (…

Reconhecimento da Associação Internacional de Exorcistas. Entrevista com o Padre Bamonte

Imagem
Igreja > 2014-07-04 20:26:59

Roma (RV) - “Um acontecimento particularmente significativo”. Assim Padre Francesco Bamonte comentou o reconhecimento jurídico da Associação Internacional de Exorcistas por parte da Congregação para o Clero. O sacerdote, dos Servos do Coração Imaculado de Maria, exorcista da Diocese de Roma e Presidente da Associação, foi entrevistado pela Rádio Vaticano:

Pe. Bamonte: “Na longa história da Igreja, ainda não havia sido constituída uma Associação Internacional de Exorcistas. Também isto é um sinal dos tempos! O Espírito Santo, em resposta às particulares exigências da nossa época, suscitou uma tomada de consciência sempre mais viva na Igreja que entre os mandatos que Cristo Jesus deu à própria Igreja, está também o de expulsar os demônios em seu Nome. Ao mesmo tempo o mesmo Espírito Santo inspirou e instituiu na Igreja tal associação de sacerdotes exorcistas para que experimentassem a força que vem ao pertencer a ela, sentindo-se em comunhão com outros irmã…

Migrações: Igreja alerta para exploração laboral e tráfico de pessoas como consequência da crise

Imagem
Responsáveis das dioceses portuguesas e representantes em Andorra, África de Sul, França e Holanda debateram situações de vulnerabilidade social Lisboa, 05 jul 2014 (Ecclesia) – Os responsáveis pela área das migrações na Igreja Católica em Portugal alertaram para situações de exploração laboral e de tráfico de pessoas, como consequência da atual crise económica. “Os casos de exploração sexual, servidão doméstica, exploração laboral, mendicidade e adoção ilegal, que se verificam em Portugal mostram que a atuação ao nível internacional não dispensa a intervenção local e o empenhamento das comunidades”, referem as conclusões do Encontro Nacional de Secretariados Diocesanos de Migrações, que decorreu em Tomar entre segunda e sexta-feira. O documento, enviado hoje à Agência ECCLESIA, congregou 40 delegados das dioceses portuguesas, quatro representantes das Missões Católicas de Língua Portuguesa de Andorra, África de Sul, França e Holanda e os coordenadores da Capelania dos africanos e da …

Papa propõe «cultura da solidariedade» para promover dignidade humana

Imagem
(Lusa)Dezenas de milhares de pessoas em Missa presidida por Francisco na localidade italiana de Campobasso Campobasso, Itália, 05 jul 2014 (Ecclesia) – O Papa Francisco apelou hoje à promoção de uma “cultura da solidariedade”, com o compromisso de todos os cristãos, para promover a dignidade humana e superar as consequências da atual crise. “Servir a Deus no serviço aos irmãos, difundindo em todos os lugares a cultura da solidariedade: há tanta necessidade deste compromisso, diante das situações de precariedade material e espiritual, especialmente perante o desemprego, uma chaga que exige todos os esforços e muita coragem por parte de todos”, declarou, perante dezenas de milhares de pessoas reunidas em Campobasso, na homilia da Missa a que presidiu. No segundo momento da viagem à região italiana do Molise, que decorre neste sábado, Francisco retomou a sua preocupação com o problema da falta de trabalho, “que interpela de modo particular a responsabilidade das instituições, do mundo em…

Papa visita região atingida pela crise e pede «pacto pelo trabalho»

Imagem
(Lusa)Francisco inicia viagem a dioceses do Molise com apelos ao respeito pelos tempos livres e pelos recursos naturais Campobasso, Itália, 05 jul 2014 (Ecclesia) – O Papa Francisco apelou hoje na Itália a um “pacto pelo trabalho” que una as autoridades nacionais e europeias para fazer face às consequências da atual crise económica. “Muitos postos de trabalho poderiam ser recuperados através de uma estratégia concordada com as autoridades nacionais, um ‘pacto pelo trabalho’ que saiba acolher as oportunidades oferecidas pelas normativas nacionais e europeias”, declarou, no início da sua viagem à região do Molise, com passagens previstas nas dioceses de Campobasso-Boiano e Isérnia-Venafro. Perante representantes dos mundos do trabalho e da indústria, reunidos na Aula Magna da Universidade do Molise, Francisco elogiou a forma “construtiva” como se está a enfrentar o “drama do desemprego” nesta região italiana. “Caros amigos, hoje gostaria de unir a minha voz a de tantos trabalhadores e e…

Neymar sofre fratura na vértebra e está fora da Copa do Mundo

Imagem
Camisa 10 levou pancada forte no jogo das quartas de final, saiu de campo de maca e chorando muito, foi para o hospital e avaliação médica mostra resultado preocupante Por Fortalez O choro não era à toa. Neymar sofreu uma fratura na terceira vértebra lombar após sofrer uma joelhada do colombiano Zúñiga, nas costas, pouco antes do final do segundo tempo, e está fora da Copa do Mundo. O jogo terminou com uma vitória do Brasil, por 2 a 1, mas ficar sem o jogador para o restante da competição é uma grande derrota para o time de Luiz Felipe Scolari. Primeiro, Neymar foi examinado na clínica do estádio, segundo o próprio Felipão. Depois, acabou sendo encaminhado com o doutor José Luiz Runco para uma clínica particular. Ele saiu de campo na maca, chorando bastante, sem sequer conseguir andar nos primeiros momentos, e foi avaliado na Clínica São Carlos, na zona norte de Fortaleza, onde chegou também chorando, de maca, e já com medicamento na veia. O jogador tem previsão de recup…

Crítica social em 'O Grande Hotel Budapeste'

Imagem
domtotal.comDesde esse lançamento, não faltaram elogios ao filme.Jude Law e Wes Anderson em cena do filme 'O Grande Hotel Budapeste' SÃO PAULO (Reuters) - Bem-vindos à República (imaginária) de Zubrowka, país situado nos confins do leste europeu e que abriga um hotel que reina no alto de uma montanha. Tanto o país quanto o hotel foram afetados por grandes acontecimentos no século 20: a “Belle époque” cedeu lugar a um crescente fascismo, que culminou com uma guerra. Como se não bastasse, o país fez parte do bloco comunista. Eis o pano de fundo em que se desenrola “O Grande Hotel Budapeste”, novo filme do diretor norte-americano Wes Anderson (“Moonrise Kingdom”) que abriu o mais recente Festival de Berlim, em fevereiro. Desde esse lançamento, não faltaram elogios ao filme. Não sem motivo, visto que não lhe faltam superlativos, a começar pelo elenco, um verdadeiro desfile de grandes atores. Em cena, Ralph Fiennes (M. Gustave, o concierge), Jude Law (jovem escritor), Adrien Brody (o v…

ONG alerta para inundações causadas pela ação do homem

Imagem
domtotal.comAs cheias dos rios Paraná, Paraguai e Iguaçu deixaram 11 mortos.Criança navega em colchão por rua alagada de Assunção. Buenos Aires (AFP) - O desmatamento para o cultivo de soja e as represas são os culpados pelas mais recentes inundações que assolam Brasil, Paraguai e Argentina, com cerca de 700.000 pessoas afetadas, denunciou nesta quarta-feira a Fundação Vida Silvestre, em Buenos Aires.
"Os desastres naturais registrados no último mês são fruto da ampliação da fronteira agropecuária, da transformação de florestas em terra para o monocultivo e da construção de hidrelétricas", afirmou a organização em um comunicado.
As cheias dos rios Paraná, Paraguai e Iguaçu deixaram 11 mortos e cerca de 700.000 afetados, principalmente em áreas ribeirinhas. Nesta quarta, as águas chegaram à capital paraguaia, Assunção.
Nos últimos anos, nos três países, foi registrado o desmatamento de milhares de hectares para o cultivo de soja, que se transformou no "ouro verde" da r…

GCF estará pronto para receber recursos

Imagem
domtotal.comSubsídios e empréstimos serão oferecidos para projetos e programas que ajudem os países em desenvolvimento.Recursos do GCF poderão ser utilizados para minimizar impactos. O primeiro encontro dos países e instituições interessados em capitalizar o Fundo Verde do Clima (GCF, em inglês) foi encerrado neste começo de semana na Noruega, com a promessa de que sua estrutura estará pronta nos próximos meses.

Até outubro, quando será realizado mais um encontro, os interessados em contribuir para o fundo desenvolverão recomendações finais para a sua diretoria, antes de uma sessão especial dedicada aos anúncios de capitalização em novembro.

Os anfitriões da reunião, o Ministro de Relações Exteriores da Noruega, Borge Brende, e o Ministro para o Clima e Meio Ambiente, Tine Sundoft, receberam representantes de 24 países desenvolvidos e em desenvolvimento interessados em contribuir com o Fundo, além de observadores que participaram dos dois dias de conferência.

O encontro focou em preparar…

A ressurreição do corpo humano

Imagem
domtotal.comTal verdade de fé acreditável na vida eclesial pelos cristãos, não era no entanto presente junto ao paganismo.Se Ele criou a pessoa humana do nada, do nada Ele o recriará. *Dom Vital Corbellini

A ressurreição do corpo humano foi um dos assuntos debatidos no século II devido a divulgação do cristianismo junto à população pagã. Tal verdade de fé acreditável na vida eclesial pelos cristãos, não era no entanto presente junto ao paganismo. Como este manifestava fé nos deuses, era concebível uma vida neste mundo mas não tanto para o mundo futuro. Ainda que houvesse doutrinas que falassem da vida futura, o povo pagão preferia o momento presente tendo a morte como fim de toda a existência. Inspirados na Palavra de Deus e em Jesus Cristo que diz ser a ressurreição e a vida, os cristãos anunciam o Ressuscitado e acreditam na ressurreição dos corpos humanos porque Deus é justo e poderoso. Se Ele criou a pessoa humana do nada, do nada Ele o recriará, porque para Ele nada é impossível. N…

Documentário faz coreanos redescobrirem a fé

Imagem
domtotal.comSeul (RV) - Preparar um documentário para explicar aos coreanos a visita do Papa em agosto próximo, e acabar redescobrindo a fé, contagiados pelo entusiasmo do mundo católico por Francisco e pelos testemunhos de vida encontrados durante o caminho. Foi o que aconteceu com a equipe enviada à Itália pela Mbc – Munhwa Broadcasting Corporation, uma rede televisiva nacional de Seul – para gravar um documentário relativo ao Pontífice.

Durante quatro meses, os encarregados estudaram o Papa Francisco, a história da Igreja Católica coreana e a da Igreja universal. Com a ajuda da Conferência episcopal local e de Dom You Heung-sik (bispo da Diocese de Daejeon que acolhe a Jornada asiática da Juventude) prepararam o programa para a produção do documentário. E durante o mês de junho filmaram os lugares dos mártires coreanos, aonde o Papa irá.

O diretor dos produtores deste documentário, Han Hak Su, disse à agência AsiaNews: "Sou um ateu, porque ainda não sinto a existência de Deus em…

Mais Visitadas

José, servo bom e fiel

Nossos escritores

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior