Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 22, 2016

TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO: O ELEFANTE BRANCO NORDESTINO?

Imagem
João Suassuna, engenheiro agrônomo analisa que a transposição do São Francisco nunca deveria ter sido uma prioridade. Por João Vitor Santos “Estou apostando e quero que esse projeto saia e que seja oferecido para a sociedade para fins de abastecimento, pois não vai ter volume para tudo. Com todos esses usos que se quer, esse projeto se transformaria no futuro num grande elefante branco”, alerta o pesquisador João Suassuna é nordestino. O engenheiro agrônomo, e sobrinho do escritor Ariano Suassuna, destaca que essa relação com o nordeste o faz acompanhar há mais de 20 anos as discussões em torno das alternativas para amenizar a secura dessas terras. Para ele, a transposição do Rio São Francisco nunca deveria ser tida como prioridade. “Eles (técnicos da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC) chegaram à conclusão, já em 2004, que o São Francisco tem uma séria limitação para fornecimento de volumes para um projeto de transposição”, destaca em entrevista concedida por tel…

A CIÊNCIA ENTRA NOS MISTÉRIOS DO AMOR

Imagem
domtotal.com Os efeitos da paixão são semelhantes aos que certas drogas provocam no organismo Por Marco Lacerda* Sinais da paixão: coração acelerado, ações irracionais, vontade incontrolável de estar com o outro/a. Quando estamos apaixonados, uma explosão de neurotransmissores invade a corrente sanguínea, fazendo com que os amantes tenham sensações muito parecidas com as que teriam se experimentassem substâncias que induzem a estados alterados da consciência. Mais do que isso, os especialistas já comprovaram que algumas fases do amor podem trazer sensações ainda melhores. Portanto, é bom saber o que acontece com o cérebro dos apaixonados e confirir as vantagens de ter um amor sempre por perto.
A maioria das pessoas já experimentou a sensação de estar apaixonado. Coração acelerado, vontade incontrolável de estar com o outro/a, ações irracionais são alguns dos sinais mais comuns que apresentamos quando a paixão se instala. A novidade é que essas alterações são consequências da presença de…

MÁLAGA DE PICASSO

Imagem
domtotal.com Abençoada por um sol incansável, a terra natal do pintor é uma cidade dominada pela arte. Por Marco Lacerda* Situada na baía da Andaluzia, Málaga mantém vivo o espírito de Pablo Picasso.
Cidade portuária, com velhos bairros típicos, avenidas espaçosas e movimentadas, museus interessantes e monumentos imponentes, como a vasta Alcazaba ou a surpreendente mistura de estilos da catedral, tudo emoldurado por um Mediterrâneo azul, a respirar a alegria e vivacidade do Sul de Espanha. 
Málaga é a grande cidade do Sul da Espanha, um dos destinos turísticos mais importantes daquele país da Europa e do mar Mediterrâneo. Capital e centro geográfico da Costa del Sol, zona turística que se estende desde Nerja até Manilva (limites leste e oeste da província de Málaga), totaliza cerca de 160 km de litoral, com belas praias.
Terra natal do famoso pintor Pablo Picasso, é uma cidade cosmopolita, repleta de encantos, que se situa numa bonita baía, no sul de Andaluzia. Abençoada por um sol que …

DEUS ENVIOU O SEU FILHO AO MUNDO

Imagem
domtotal.com Não foi por medo ou assombro, mas foi com clemência e mansidão. Como nenhum ser humano viu a Deus, Ele mesmo se manifestou, dando-se a conhecer na realidade humana. Por Dom Vital Corbellini*

Introdução
A encarnação do Verbo de Deus, celebrada no Natal, é um mistério do amor de Deus para com a humanidade. O Senhor se fez gente, se fez carne para a nossa salvação. Desde o início do cristianismo tiveram os cristãos apreço e adoração à vinda de Jesus no meio da humanidade. Os padres da Igreja, os primeiros escritores cristãos colocaram a vinda do Filho de Deus na vida humana como a unidade perfeita para beneficiar o ser humano e ao mesmo tempo como ação divina de exaltação. Tudo é possível para Deus até mesmo se tornar um de nós em tudo, menos o pecado. Vejamos os autores que realçaram o mistério da encarnação. 
1. O Deus invisível tornou-se visível A Carta a Diogneto(ns. 7-8) faz uma exaltação ao mistério da encarnação do Verbo de Deus. Aquele que é verdadeiramente Senhor e Cria…

Mais Visitadas

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

VIVENDO E APRENDENDO

Escritora portuguesa constrói alegoria sobre passado e presente do Brasil