Postagens

Mostrando postagens de Dezembro 21, 2016

"Crônicas - volume um" volta às prateleiras com a força da escrita de Bob Dylan

Imagem
Compromissos acordados antes do anúncio da premiação impediriam Robert Allen Zimmerman de estar presente na Academia Sueca, para receber o Nobel de Literatura de 2016. Pelo menos foi essa a justificativa dada pelos porta-vozes do cantor, compositor e músico, que se notabilizou com o nome de Bob Dylan. A ausência - mesmo educadamente explicada - somou-se à demora em comentar o anúncio da escolha de seu nome e, sem que ele fosse o responsável, aos questionamentos que se seguiram a sua inesperada eleição, em prejuízo de favoritos como Philip Roth e Haruki Murakami. >>O ídolo que não estava lá  Voluntários ou dados em circunstâncias fora de seu controle, estes movimentos foram vistos como imposturas do artista, como desdém por uma instituição tradicional, outra prova de sua bem documentada arrogância. É uma interpretação arriscada, que carece de informações que a sustentem, sob pena de ser uma agressão movida à antipatia pelo artista em questão. A maneira como Dylan (não) recebeu o P…

Livro investiga banda Legião Urbana pelo seus discos de estúdios

Imagem
As biografias convencionais costumam explicar a vida de um artista pela obra que ele deixa. O pouco explorado caminho contrário, ater-se à obra para chegar à vida, pode, contudo, trazer histórias reveladoras e saborosas que muitas vezes não passam pela apuração centrada no palco, na família, nos amigos. A jornalista e pesquisadora fluminense Chris Fuscaldo foi aos estúdios falar com músicos, produtores, arranjadores e compositores para fazer "Discobiografia Legionária", da editora Leya. O livro traça o comportamento artístico de Renato Russo e seus músicos - sobretudo Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá - durante a gravação de seus oito discos de carreira e da feitura dos álbuns póstumos da Legião Urbana. Aos que acompanham as publicações sobre a banda, esse trabalho é o que parece: um filho bem nutrido dos textos originais, com novas apurações e entrevistas, que Chris escreveu para a gravadora EMI em 2010 para o relançamento em CD da discografia completa da banda brasiliense.…

Jennifer Lopez lança música em parceria com Roberto Carlos

Imagem
A parceria musical entre Roberto Carlos e Jennifer Lopez resultou em uma canção chamada “Chegaste”, que foi divulgada oficialmente nas redes sociais da cantora na última sexta-feira, 16. O single é o primeiro trabalho da artista com um cantor brasileiro. O dueto foi cantado em português e também ganhará uma versão em espanhol, que estará presente no novo álbum de Jennifer. O lançamento da música em espanhol está previsto para o primeiro trimestre do ano que vem.  Em outubro deste ano, o clipe da música foi gravado em Los Angeles e será lançado no dia do especial de Natal do cantor, que será exibido no dia 23 de dezembro pela Rede Globo.
A música é uma composição feita pela vencedora do Grammy, Kany Garcia. Marc Anthony, ex-marido de Lopez, assina a produção do dueto. A versão em português foi feita por Roberto Carlos. Confira o áudio da música:

Redação O POVO Online

'A Odisseia do Cinema Brasileiro' traz outro olhar sobre produções nacionais

Imagem
No Rio, o lançamento teve direito a debate, com participação de Walter Salles e Fernanda Montenegro, e mediação do blogueiro do jornal O Estado de S. Paulo Rodrigo Fonseca. 'A Odisseia do Cinema Brasileiro', de Laurent Desbois (Companhia das Letras, 574 págs.), traz um olhar de fora sobre o cinema brasileiro. Em meio à enxurrada de lançamentos - livros que resgatam os escritos de Paulo Emílio Salles Gomes e Jairo Ferreira -, o de Desbois destaca-se pela originalidade na abordagem de autores muitas vezes negligenciados.
Em que outro livro você vai ter a obra de Carlos Hugo Christensen tratada como gente grande? E que outro pensador do cinema brasileiro ousa dizer que, pelo conjunto da obra, os dois autores mais consistentes do Brasil são Walter Hugo Khouri e, claro, Glauber Rocha? Essa revalorização do paulista que, por muito tempo, carregou a fama de ser 'o sueco' do cinema brasileiro, não se dá só no livro. Eryk Rocha, no documentário Cinema Novo, também integra part…

VIRAL: Bebê com síndrome de Down se torna estrela de conhecida marca de roupa

(ACI).- A história de Asher Nash, de 16 meses, se tornou viral no início de 2016 depois de ter sido rechaçado por uma agência de modelos no estado da Geórgia (Estados Unidos) e, posteriormente, converter-se na estrela publicitária de uma conhecida marca de roupa para crianças.
“Ter pessoas com necessidades especiais nos anúncios mostra ao mundo que elas têm o mesmo valor que qualquer outra”, disse a sua mãe de 27 anos, Meagan Nash, à CBS News. Quando Meagan recebeu a resposta negativa da agência de modelos, negou-se a aceitá-la e compartilhou fotografias do seu filho no Facebook para falar sobre o incidente. Além disso, procurou que fosse considerado para uma campanha publicitária da marca OshKosh B'gosh a fim de aumentar a consciência sobre as crianças com deficiência. A empresa concordou e decidiu convidar o menino para ser modelo de um anúncio das férias de 2016. Meagan acrescentou que OshKosh se impressionou com a sua campanha nos meios de comunicação e a felicitou por levant…

Papa Francisco explica por que é importante o presépio em casa no Advento e no Natal

Imagem
(ACI).- Durante a Audiência Geral desta quarta-feira, o Papa Francisco explicou a importância de ter o presépio em casa, além da necessidade de contemplar cada um de seus elementos no tempo do Advento e no Natal, porque também nele podemos encontrar uma fonte de esperança. “Nas casas dos cristãos, durante o tempo do Advento, é preparado o presépio, segundo a tradição que remonta a São Francisco de Assis. Na sua simplicidade, o presépio transmite a esperança”, assinalou o Papa “Antes de tudo, notamos o lugar em que nasceu Jesus: Belém. Pequena aldeia da Judeia onde mil anos antes tinha nascido Davi, pequeno pastor eleito por Deus como rei de Israel”. O Pontífice recordou que Belém não era uma capital “e, por isso, é preferida da providência divina que ama agir através dos pequenos e dos humildes”. “Naquele lugar nasce o ‘filho de Davi’ tão esperado, Jesus, no qual a esperança de Deus e a esperança do homem se encontram”. Depois, “olhamos para Maria, Mãe da esperança”. Francisco sublin…

Presépio português candidato a patrimônio imaterial

Imagem
O presépio tradicional português é candidato a patrimônio imaterial da humanidade, inserido numa candidatura mais abrangente apresentada pela Federação Mundial dos Presépios à Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

Segundo José António Falcão, diretor do Departamento do Patrimônio Histórico e Artístico da diocese de Beja, a candidatura do presépio tradicional a patrimônio imaterial da humanidade é «encabeçada por países como a Alemanha, a Suíça, a Espanha e a Itália, que têm também tradições muito específicas» e que podem «dar força à mobilização do patrimônio cultural português».

O presépio português  tradicional pode ser apreciado na Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, localizada no centro de Beja, até ao próximo dia 6 de janeiro. A construção marca a diferença pela utilização de alguns materiais, como as flores de papel e as conchas, estas últimas mais usuais nos presépios do litoral alentejano.
Fátima Missionária

Verão deste ano será menos quente do que no ano passado

Imagem
Sabrina Craide - Repórter da Agência Brasil O dia do início da estação é chamado de solstício de verão, que é quando o máximo de radiação solar chega à região -Fernando Frazão/Agência Brasil




















O verão começa hoje (21), às 7h44 (8h44 no horário de verão) no Hemisfério Sul e termina no dia 20 de março de 2017. A previsão é de que as temperaturas sejam mais amenas do que as registradas no verão passado, quando o fenômeno El Niño provocou um aumento nas temperaturas e nas chuvas em algumas regiões. “No ano passado, tivemos um dos fenômenos El Niño mais fortes da história. Então, se formos comparar o ano passado e este ano, provavelmente este ano o verão não vai ser tão quente como no ano passado, porque o El Niño tem como característica aumentar a temperatura no Brasil”, explica a climatologista do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), Renata Tedeschi. Segundo ela, nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul, a temperatura deve ficar dentro da média histórica. Nas regiões Norte …

Projeto propõe troca de saberes no universo da cultura nordestina

Imagem
A Escola de Saberes de Barbalha vislumbra os mais diversos saberes da cultura nordestina: cinema, música, literatura, danças dramáticas e folguedos, festas e religiosidades populares.Foto: Reprodução / InternetProjeto pioneiro funcionará no Palácio 03 de Outubro, em Barbalha. Inauguração será no dia 22 O Cariri ganhará a Escola de Saberes de Barbalha, que funcionará no Palácio 03 de Outubro e será inaugurada nesta quinta-feira (22), às 18 horas. O projeto vislumbra os mais diversos saberes da cultura nordestina: cinema, música, literatura, danças dramáticas e folguedos, festas e religiosidades populares, dentre tantas outras expressões culturais e artísticas, tradicionais e contemporâneas.
O equipamento foi criado com o intuito de valorização, repasse entre gerações e revitalização de expressões culturais de inestimável valor social e histórico, identitário e reafirmativo das especificidades e universalidades culturais do Cariri (onde está instalada).  
“Com a Escola de Saberes, prete…

Mais Visitadas

São Francisco Xavier

MEU PROFESSOR: MEU SUPER-HERÓI

LAMENTAÇÕES DE UM LÁPIS

Morre, aos 92 anos, a escritora Zibia Gasparetto

Uece pronta para seu maior evento cientifico e cultural: XXIII Semana Universitária