Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 9, 2018

Amor Towles: enredo folhetinesco e detalhes de época

‘Um Cavalheiro em Moscou’ se tornou um best-seller, com 1 milhão de exemplares vendidos nos Estados Unidos Por Da Redação access_time9 fev 2018, 06h00 more_horiz (./Divulgação) Aleksandr Rostov é conde, e, portanto, suspeito aos olhos dos bolcheviques na Rússia de 1922. Conta a seu favor, porém, um poema de agitação política escrito em tempos pré-revolucionários. Os comissários do regime decidem que o conde, afinal, não merece ser fuzilado — mas será confinado em um hotel de Moscou, de onde observará as reviravoltas da história. O enredo folhetinesco e a boa mão para detalhes de época fizeram do romance Um Cavalheiro em Moscou (tradução de Rachel Agavino; Intrínseca; 464 páginas; 49,90 reais ou 34,90 reais em versão digital), do americano Amor Towles, um best-seller, com 1 milhão de exemplares vendidos nos Estados Unidos.
Fonte: Veja

58 anos após ser lançado, primeiro longa-metragem de Jean-Luc Godard reestreia nos cinemas

Imagem
por Inácio Araujo - Folhapress Os atores Jean Seberg e Jean-Paul Belmondo em Acossado: montagem revolucionária No primeiro dia de filmagem, estavam atores e equipe a postos, mas ninguém conseguia localizar o diretor. Algum tempo depois ele é encontrado num café, escrevendo as cenas que seriam rodadas naquele dia. Esse início já diz bem sobre o resultado do primeiro filme de Jean-Luc Godard, "Acossado", que reestreou nesta quinta (8) nos cinemas, com distribuição da Zeta Filmes. Desde o primeiro dia, o diretor já trabalhava fora das regras da indústria. Nada de roteiro pré-escrito, nada de horários fixos. O filme seguia conforme a inspiração. O produtor se inquietava e a opinião geral era de que o jovem diretor fazia uma obra que não seria possível montar. Bem, o que sabemos depois disso é que a história do gângster Michel Poiccard - que rouba um carro, mata um policial, foge e namora uma jornalista americana - foi recebido de boca aberta pelo mundo do cinema. Não era apenas o…

Escritor traduz 36 textos ficcionais breves de Kafka

Imagem
por Dellano Rios - Editor de área Desde 1995, a obra de Franz Kafka (1883 - 1924) se encontra em domínio público no Brasil. Isso ajuda a explicar, em parte, a grande quantidade de edições de obras do autor no País. Contudo, ainda que as editoras e os tradutores variem (assim como a qualidade das versões em português publicadas), costuma-se insistir nos mesmos títulos. O problema não é tanto a redundância, mas as lacunas existentes. Afinal, Kafka é um dos grandes nomes da literatura do século passado. Sua influência e importância se estendem não apenas sobre as gerações seguintes de escritores (os de língua alemã, como ele, mas também os do Ocidente como um todo), como de filósofos. O alemão Günther Anders e a dupla Gilles Deleuze e Félix Guattari, para citar dois casos famosos, produziram monografias sobre o autor. A despeito dos muitos testemunhos acerca dos mértios do tcheco, continuamos sem ter, disponível no mercado brasileiro, a totalidade de suas narrativas breves. Também não di…

Convém pensar

Imagem
Gonzaga Mota*
Segundo Voltaire: "Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males". Dentro desta linha de raciocínio, sugiro ao leitor, para reflexão, concordando ou não, 14 citações de minha autoria: 1. É importante compreender que na vida qualquer ação deve ser realizada como se fosse o início, o final e a única vez. 2. A hipocrisia é uma atitude que revela a conduta dos fracos. 3. Os fundamentos éticos de uma justa nação formam a consciência crítica do cidadão. 4. A verdadeira liberdade encontra-se nas atitudes tomadas com dignidade. 5. Observar o futuro com paciência, coragem e fé é uma demonstração de sabedoria e maturidade. 6. Criticar sem um motivo verossímil é um comportamento desleal. 7. A arrogância, a inveja, a truculência e a vaidade são sentimentos frívolos, pois no mundo a ilusão prevalece. 8. Desde que na sua vida predomine o amor, ela não será breve, mas eterna. 9. A vitória sempre acontece quando as pessoas pro…

O desafio do desodorante e outros perigos

Imagem
A pesquisa no Youtube para “desafio do desodorante” mostra mais de 22 mil resultados. Vídeos como esses, que incitam a realização de “brincadeiras” perigosas, têm ganhado cada vez mais acessos de crianças e adolescentes. A morte de uma menina de 7 anos no último sábado colocou mais uma vez a influência desse conteúdo em evidência. Adrielly Gonçalves deu entrada em uma Unidade de Pronto Atendimento de São Bernardo do Campo, em São Paulo, com parada cardiorrespiratória e não resistiu. Parentes da criança relataram que ela inalou desodorante aerossol ao tentar imitar vídeos que circulam na internet. Um laudo do Instituto Médico Legal vai detalhar as causas da morte. Um levantamento informal do Instituto Dimicuida, feito por meio de relatos de familiares das vítimas e casos noticiados pela mídia, aponta que pelo menos 22 pessoas morreram no Brasil, nos últimos quatro anos, ao tentar reproduzir esses jogos postados nas redes sociais. A psicóloga do Dimicuida, Fabiana Vasconcelos, acredita…

Com muito carnaval, Olinda comemora o Dia do Frevo nesta sexta-feira

Imagem
O frevo mistura gêneros musicais, danças, capoeira e artesanato, e foi inscrito pelo Iphan como Patrimônio Cultural Brasileiro em 2007. Olinda celebrará o segundo dia de carnaval oficial, com muita festa e condecorações. (Divulgação)
Na data em que o estado de Pernambuco comemora o Dia do Frevo, 9 de fevereiro, Olinda celebrará o segundo dia de carnaval oficial, com muita festa e condecorações. A folia desta sexta-feira começa às 18h, na Praça do Carmo, ao som da orquestra Villa-Lobos. Às 20h, será a vez da orquestra Henrique Dias, seguida, às 21h, pela orquestra Maestro Ozéias.
As festividades contarão com homenagem aos maestros Clóvis, Henrique Dias, Ozéias, Carlos, Cézar e Serginho. Os mestres de frevo de Olinda também serão reverenciados durante a comemoração. Na lista estão os professores Wagner, Carlinhos, Walquíria, Beto, Vera, Mateus Ramos, Adriana do Frevo, Daniel e Alexandre Spain.
Desde 2012, o frevo pernambucano é considerado Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade p…

Prazo para inscrição no ProUni termina nesta sexta-feira

Imagem
Sabrina Craide – Repórter da Agência Brasil Os estudantes interessados em obter uma bolsa de estudos por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni) têm até as 23h59 (horário de Brasília) de hoje (9) para fazer sua inscrição na página do programa na internet.
O ProUni oferece bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições privadas de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica.
Podem concorrer brasileiros sem diploma de curso superior que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2017 e não tenham zerado a prova de redação.
É necessário, ainda, que o candidato atenda a pelo menos uma das seguintes condições: ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou em instituição privada como bolsista integral, ter alguma deficiência, ser professor da rede pública ou estar enquadrado no perfil de renda exigido pelo programa.
A bolsa integral é oferecida a candidatos com renda per capita mensal de até 1,5 salário…

Mais Visitadas

Espírito Santo: Dom Pascal

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

Escritora portuguesa constrói alegoria sobre passado e presente do Brasil

PRESIDENTE DE PORTUGAL FELICITA CHICO BUARQUE POR PRÊMIO CAMÕES DE LITERATURA