Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Abril 17, 2018

Poeta estrangeiro traduz poemas de cearenses para o francês

O poeta francês Jean-Pierre Rousseau fez uma apresentação, em Fortaleza, de poemas e poetas brasileiros e cearenses. Ele contou com a parceria do professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), escritor e ator Ricardo Guilherme. Os poemas lidos e traduzidos para a língua francesa foram vendidos em seus livro, com direito a sessão de autógrafos. Jean-Pierre Rousseau é conhecido por traduzir a poesia cearense, como a de Patativa do Assaré, para o francês. A declamação de poesias aconteceu na Aliança Francesa, espaço que promove a cultura francofônica em Fortaleza. Os participantes ressaltaram que o poeta francês torna a cultura cearense mais valorizada. Confira a lista de poemas traduzidos para o francês: (FOTO: Tribuna do Ceará) Poetas brasileiros: Murilo Mendes (1901 – 1975): Estrelas, o mau Samaritano
Cecília Meireles (1901 – 1964): Lua adversa, Apresentação
Mário Quintana (1906 – 1994): Poema da gara de Astapovo
Adélia Prado (1935): A serenata Poetas cearenses: José Albano (1982 – 1923…

Projeto do Instituto Brasil Solidário em Tianguá e Ubajara incentiva a leitura

O projeto do Instituto Brasil Solidário integrará representantes das escolas de todos os distritos dos municípios de Tianguá e Ubajara, possibilitando expandir a iniciativa em cada polo escolar da região Desde julho de 2017, o Instituto Brasil Solidário, em parceria com a Echoenergia e o BNDES, vem executando ações nos municípios cearenses de Tianguá e Ubajara. Com o projeto "Ventos que transformam", estão sendo mobilizados mais de 400 educadores, alunos, coordenadores pedagógicos e técnicos das Secretarias de Educação. A partir desta terça-feira (17) até o próximo dia 26 de abril, acontece mais uma jornada intensa de formações, com seminários, palestras e oficinas práticas gratuitas para a rede pública de ensino dos dois municípios. O presidente do Instituto Brasil Solidário, Luis Salvatore, explica o conceito do projeto desde sua concepção. "Em julho do ano passado fizemos as primeiras visitas aqui, ouvimos os sonhos, as vontades dos moradores, e fizemos desenhos que …

Festival de Cannes será palco de debate sobre assédio

Atrizes se mobilizarão para ajudar vítimas de abusos (Foto: Ansa / Massimo Percossi) O Festival de Cannes, que ocorre entre os dias 8 e 19 de maio, dará destaque à mobilização contra o abuso e o assédio sexual. O anúncio foi feito pela atriz italiana Jasmine Trinca, que recebeu, nessa sexta-feira, 13, durante o Festival de Cinema Europeu, o prêmio “Oliveira de Ouro” pela sua carreira. “O nosso movimento na Itália, o ‘Dissenso Comune’, criado por um grupo de atrizes italianas, agora será divulgado para todas as mulheres”, explicou Trinca. Segundo ela, os movimentos contra a violência sexual se reunirão em Cannes para tentar criar uma “federação” que apresente “propostas concretas”. “Como a criação de um código ético, a ‘limpeza’ dos locais de trabalho, a extensão do tempo para apresentar denúncias contra abusos e a criação de um fundo pela tutela legal de vítimas”, acrescentou. As campanhas contra o assédio ganharam força em 2017, após o produtor cinematográfico Harvey Weinstein ser acusado…

Aos 97 anos, morre no Rio a sambista Dona Ivone Lara

Vitor Abdala – Repórter da Agência Brasil A sambista Dona Ivone Lara morreu na noite desta segunda-feira (16)  Portal Brasil



















A cantora e compositora Dona Ivone Lara morreu na noite de ontem (16), aos 97 anos, no Rio de Janeiro. Ela estava internada desde a última sexta-feira (13)  no Centro de Tratamento e Terapia Intensiva (CTI) da Coordenação de Emergência Regional (CER), no Leblon, com um quadro de anemia. O corpo será velado agora de manhã na quadra da Império Serrano, sua escola do coração, em Madureira, na zona norte da cidade. O sepultamento está marcado para a tarde, no cemitério de Inhaúma. A Portela, outra escola tradicional de Madureira, divulgou nota chamando dona Ivone Lara de "patrimônio do Império, da Portela e da cultura brasileira". Considerada um dos maiores nomes da música popular brasileira em todos os tempos, a cantora sempre foi muito ligada também aos compositores da Portela. Era grande amiga de Candeia, Monarco e Paulinho da Viola, por exemplo. O sambista …