Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Maio 31, 2019

Tempo de Justiça

Em tempos tão difíceis, talvez seja chegado o tempo de acreditar num tempo de justiça. “Tempo de Justiça” é o nome dado a um exitoso projeto pactuado e coordenado por diversas instituições do Ceará, a saber: Vice-Governadoria do Estado, Ministério Público, Poder Judiciário, Defensoria Pública, Polícia Civil e Perícia Forense, tendo como objetivo “aumentar a eficiência da investigação, do processo e do julgamento dos crimes de homicídio ocorridos em Fortaleza, com o cumprimento dos prazos legais e o respeito aos direitos fundamentais”. Mediante essa ação integrada e essa união de esforços entre diversas instituições, o resultado tem sido bastante positivo, alcançando-se a meta de fazer com que os homicídios ocorridos em Fortaleza, de competência das varas do júri, com a autoria esclarecida, tenham o encerramento processual num prazo inferior a 400 dias, isto é, compreendendo-se aqui o período entre o cometimento do crime e o primeiro julgamento pelo Tribunal do Júri. Para o sucesso do…

Espírito Santo: Dom Pascal

Padre Geovane Saraiva*
O Papa Francisco é criticado, até mesmo insultado, por alguns católicos, por causa do seu encantamento pelo Evangelho de Jesus, com seu enorme coração, num esforço de ser coerente e fiel ao projeto do Pai. Vemos, de verdade, a realização da profecia proclamada por Jesus de Nazaré. Essa profecia divide, sendo consequente e escandalosa. A reação se torna evidente, quando pobres, estrangeiros e os últimos da sociedade entram na mesma lógica: a de uma Igreja em saída, inclusiva e com sensível clamor dos empobrecidos, dos migrantes e dos refugiados. Que nossa oração chegue aos céus, unida à oração do Santo Padre: “Rezemos por aqueles que vivem em estado grave de enfermidade. Protejamos sempre a vida, dom de Deus, desde o início até a morte natural. Não cedamos à cultura do descarte”.

Somos convencidos de que a criatura humana é para ser plenamente livre, a partir do mistério da redenção, tendo a compreensão de que, dentre os dons pascais, o maior é o do Espírito San…

"Sem Palavras": Filme mostra a aprender tudo de novo, aprender a ser um novo homem

SINOPSE E DETALHES Para o respeitado empresário Alain (Fabrice Luchini), tempo é dinheiro, e os negócios são o mais importante em sua vida. Um dia, ele sofre um grave AVC, ficando com sequelas que afetam a fala e a memória. Agora, com a ajuda da família e de uma terapeuta, ele começa a enxergar, aos poucos, que existe vida além do que ele conhecia e maneiras melhores de aproveitar o tempo. Título do Filme: Sem Palavras
Gênero: Comédia Ano de Lançamento: 2019
Duração: 1h 40Min. Assista ao trailer abaixo:


Comenda Patativa do Assaré: cerimônia de entrega será nesta terça, 4/6, no TJA

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) realiza na próxima terça-feira, 4/6, às 18h30, no Theatro José de Alencar (TJA), a cerimônia de entrega da Comenda Patativa do Assaré, condecoração é dada a personalidades, artistas, poetas, cantadores, pesquisadores(as) que se destacaram por suas relevantes contribuições à Cultura Popular Tradicional. Recebem a comenda a folclorista Elzenir Colares, o repentista e poeta Pedro Bandeira, e o também poeta popular Geraldo Gonçalves (In Memoriam). O nome dos agraciados foi divulgado na última quinta-feira, 23/5, com aprovação pelo Conselho Estadual de Política Cultural do Ceará (CEPC). Para a seleção dos agraciados, a Secult abriu ao público uma consulta, feita online. Os indicados foram avaliados por uma Comissão de Seleção composta por sete membros: três integrantes do Conselho Estadual de Política Cultural do Ceará (CEPC); dois integrantes da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará; um representante da Universidade Regional do Carir…

Escritores se reúnem na Biblioteca Estadual para discutirem o momento da literatura no Estado

Por Alexandra Silva
Escritores, livreiros e produtores culturais da área da literatura estiveram em um encontro, na ultima terça-feira (28), no auditório da Biblioteca-Parque Estadual com representantes da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do estado do Rio, (SECEC-RJ) para discutirem as novas perspectivas e ações da literatura no atual cenário do mercado editorial e os próximos eventos literários no âmbito do Estado. No encontro participaram o assessor da Secretária de Cultura e Economia Criativa, Rodrigo Gimenez, o Superintendente de Leitura e Conhecimento; Pedro Gerolimich; a Superintendente da Lei de Incentivo, Conceição Diniz; entre outros convidados. "É fundamental que a cadeia produtiva participe do debate para pensar em alternativas e saídas para a crise do mercado editorial. Precisamos fortalecer os espaços públicos de democratização à leitura e pensar em soluções dentro da economia criativa, para que os escritores e toda a população consigam ter acesso …

6ª edição do Prêmio Hermilo Borba Filho de Literatura anuncia seus vencedores

Por:Viver/Diário - Diario de Pernambuco
A 6ª edição do Prêmio Hermilo Borba Filho de Literatura teve seus vencedores anunciados nesta quarta-feira (29), durante cerimônia no Espaço Pasárgada, no bairro da Boa Vista. O Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura, da Fundarpe e da Cepe Editora, premiou cinco escritores, representantes da Região Metropolitana do Recife e da Zona da Mata.

O vencedor do primeiro lugar da Zona da Mata foi Walther Moreira Santos, com O Último dia da Senhora Stone. O segundo lugar ficou com Wander Shirukaya, e a obra Na escuridão todos somos iguais. Na RMR houve dois ganhadores para o primeiro lugar: João Paulo Parísio, com Quimera; e Luís Serguilha, com Harmátia. O segundo lugar foi para Jussara Salazar, e a obra O dia que fui Santa Joana dos Matadouros. O Grande Prêmio, escolhido dentre os premiados, ficou com Walther Moreira Santos e a obra O Último dia da Senhora Stone.

Estavam presentes na cerimônia gestores da Secretaria da Cultura, F…

Prêmio Templeton 2019 vai para físico e astrônomo brasileiro Marcelo Gleiser

Gleiser é o primeiro latino-americano a ganhar o prêmio criado em 1972 e considerado o 'Oscar da espiritualidade'. 'A ciência é a nossa metodologia mais poderosa para compreender o mundo natural', diz Gleiser. (Dartmouth College/Eli Burakia/Divulgação)
O físico e astrônomo brasileiro Marcelo Gleiser, recebeu nesta quarta-feira (29), nos Estados Unidos, com o Prêmio Templeton 2019, considerado o 'Oscar da espiritualidade'. A distinção é dada a personalidades que contribuíram para afirmar a dimensão espiritual da vida e havia sido anunciada em março.
É a primeira vez que um latino-americano é homenageado no evento, que foi criado em 1972. Como recompensa o físico receberá o equivalente a R$ 5,5 milhões.
Marcelo Gleiser, especialista em Cosmologia, nasceu no Rio de Janeiro há 60 anos e mora desde 1986 nos Estados Unidos. Ele não acredita em Deus, mas se considera agnóstico. "O ateísmo é inconsistente com o método científico", afirmou em entrevista. "…

UFMG propõe tombamento de Bento Rodrigues

O documento reúne fotos, depoimentos de moradores, dados, análises e impressões. A discussão sobre a criação de um memorial nas comunidades que foram destruídas em Mariana ocorre desde 2016. (Tânia Rêgo / Agência Brasil)
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) anunciou nesta quinta (30) ter recebido um dossiê elaborado pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) propondo o tombamento da região do distrito de Bento Rodrigues, que foi devastado na tragédia de Mariana (MG), em novembro de 2015. No episódio, o rompimento de uma barragem da mineradora Samarco causou impactos em toda a bacia do Rio Doce e deixou 19 mortos.
O documento é fruto de uma pesquisa realizada ao longo de três anos em Bento Rodrigues. Com mais de 400 páginas, ele reúne fotos, depoimentos de moradores, dados, análises e impressões dos pesquisadores que trabalharam na iniciativa. De posse do documento, o MPMG afirma que poderá embasar um eventual pedido de tombamento do distrito e de …