Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Maio 14, 2018

Às nossas mães

Padre Geovane Saraiva*
Neste dia dedicado às mães, que nossas preces subam fervorosas aos céus, na intenção de nossas queridas mães. Preces essas associadas, evidentemente, à nossa mãe Maria, uma mãe comum de todos os seres humanos.

Que a seu exemplo, cresçamos na disposição de acolher o projeto amoroso de Deus. De Maria, e com ela, aprendamos a ouvir, no silêncio, a voz de Deus, sempre querendo falar, lá no mais profundo do nosso coração, e ao mesmo tempo agradecidos a Ele pelo dom da vida como um todo, voltando-nos, neste 13 de maio, para nossas queridas mães: as vivas e as falecidas.

Maria, mulher que soube recorrer a quem podia socorrer diante da aflição, quando o vinho veio a faltar, indicou-nos, já naquela ocasião, a aflição e o caminho da cruz, inseparáveis da vida de nossas queridas mães. Como é maravilhoso ver o vigor e a força de uma mulher-mãe! “Maria, toda bela, toda pura, toda santa, a glória de Jerusalém, a alegria de Israel, a honra de seu povo, a nossa honra, garantin…

Arteterapia estimula a compreensão de si mesmo

Ao sinalizar outros caminhos para o ser humano além da apreciação estética, a arteterapia se consolida como uma prática que estimula a vitalidade e a compreensão de si mesmo. Linguagens como as artes visuais, a música, a dança e a literatura se tornaram, também, recursos terapêuticos.


Diário do Nordeste

O GORILA

por Carlos Ribeiro Foto: Arquivo pessoal proprietário mostrava as suas terras.      - Como podem ver, são cinquenta hectares de solo fértil, cultivado com as mais modernas técnicas agrícolas, enfim, um terreno apto para quantas culturas se queira introduzir. Um negócio da China! - acrescentou, forçando um sorriso para os japoneses que o olhavam impassíveis. Ficou embaraçado com o silêncio daqueles homens - "os donos da grana!". - Então eles pensavam que lhes iria entregar assim, sem mais nem menos, a terra que tanto lhe custara domesticar? "Minha bisavó foi pega nos dentes de cachorro, camaradinhas, mas não pensem que poderão me esnobar somente porque têm hightec e coisas tais". Os japoneses (ele não sabia) estavam impressionados: agradava-lhes sobretudo a ideia de conseguir um produto assim: limpo, bonito, bem cuidado, um presentinho embrulhado com papel de seda e amarrado com lencinho azul. Mesmo que lhes custasse um pouco mais era certo que valia a pena, e din…

Videoclipes: imagens e sons de uma era

por Antonio Laudenir - Repórter Décadas atrás, ter acesso a MTV era realidade de uma minoria em Fortaleza. Na metade dos anos 1990, o serviço de televisão por assinatura ainda engatinhava no Brasil e o aquecimento no setor só alcançaria as camadas mais populares a partir da virada do século. Nesse intervalo, o canal passou a ser transmitido em sinal aberto via UHF e a vida de uma molecada que era fã de música mudou radicalmente. > Videoclipes: revoluções da indústria É certo que o sinal era medonho e muita gente recorria ao artifício de colocar palha de aço na antena para melhorar a transmissão. Mas nada diminuía a empolgação de acessar uma programação totalmente aversa ao mundo da TV aberta brasileira. Além do conteúdo, surgiam outras possibilidades estéticas e comportamentais. No epicentro desse furacão, o videoclipe ditava as regras de uma nova maneira de se consumir música. Sem muitos detalhes sobre as constantes modificações na indústria fonográfica desde então, um salto tempor…

Pint of Science: bares se tornam palco para discussões sobre ciência; veja programação

O ambiente descontraído de três bares de Fortaleza serão palco para discussões sobre temas importantes, como neurociência, física, saúde, biodiversidade, violência, genética e alimentos. O Festival Internacional Pint of Science chega a Capital cearense pela primeira vez, para realizar debates entre os dias 14 e 16 de maio.   A entrada para todos os debates do Pint of Science é gratuita, paga-se apenas o que for consumido nos estabelecimentos. Assim como Fortaleza, outras 55 cidades brasileiras receberão o evento, que busca difundir a ciência e mostrar os impactos da pesquisa científica no cotidiano da sociedade.  A programação começa no Cantinho do Frango, no dia 14, a partir das 19h30min. As abordagens do bate-papo informal também acontecerão no Brava Boteco Carnes e Frutos do Mar, no dia 15, também às 19h30min.  Por fim, o Boozer’s Pub, jovem ponto de encontro no Meireles, recebe três debates distintos no dia 16, com intuito de esclarecer dúvidas e trocar conhecimentos.  No Cantinh…

Manifestação por 'Internet livre' termina em 20 detidos em Moscou

Autorizada pela prefeitura de Moscou, a manifestação reuniu centenas de pessoas para protestar contra o bloqueio do aplicativo de mensagens Telegram.
Homem segura cartaz escrito "RKN [Roskomnadzor, o Serviço Federal de Supervisão de Comunicações, Informação Tecnológica e Mídia de Massa] leia a Constituição!" durante protesto por internet livre em Moscou, na Rússia, em 13 de maio de 2018 (AFP)
Ao menos 20 pessoas foram detidas pela Polícia de Moscou durante uma manifestação a favor de uma "Internet livre" neste domingo (13), logo após a decisão das autoridades russas de bloquear o aplicativo de mensagens Telegram.
Autorizada pela prefeitura de Moscou, a manifestação reuniu centenas de pessoas no centro da capital russa, número menor em relação ao protesto anterior no final de abril, que mobilizou 8.000 manifestantes.
Segundo a organização OVD-Info, ao menos 20 pessoas, membros de grupos nacionalistas, foram detidas pela Polícia durante o protesto.
Em abril, as autor…

Enem: pedido de atendimento especial deve ser feito na inscrição

Gestantes, idosos, lactantes, estudante em classe hospitalar, ou outra situação específica, poderão requerer atendimento específico.
Qualquer tipo de alteração está restrita a esse período, que termina em 18 de maio. (USP Images)
Os candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que precisarem de atendimento especializado têm de fazer o pedido no ato da inscrição e comprovar posteriormente a necessidade. Desde a manhã de segunda-feira (7), quando foi aberto o prazo, foram feitas mais de 3 milhões de inscrições. O prazo se encerrará aberto às 23h59 do dia 18 deste mês (horário de Brasília).
Os inscritos que apresentarem, como por exemplo, baixa visão, deficiência auditiva ou intelectual (mental), déficit de atenção, discalculia, dislexia, surdez e surdocegueira têm direito ao atendimento especializado.
Entres os recursos que podem ser disponibilizados para esses candidatos incluem-se prova em braile, tradutor-intérprete de língua brasileira de sinais (libras), videoprova em libras…

Filme sobre o Papa Francisco é apresentado mundialmente em Cannes

"Queríamos que fosse um filme para todos os tipos de público, porque a mensagem do Papa é universal", diz o cineasta alemão Foi mundialmente apresentado no Festival de Cannes o filme “Papa Francisco: um homem de palavra”, do cineasta alemão Wim Wenders. O filme não disputará a Palma de Ouro, mas terá uma sessão especial durante a mostra. Wenders declarou durante a apresentação do longa: “O Papa Francisco é o exemplo vivo de um homem que luta pelo que diz. Em nosso filme ele se dirige diretamente ao espectador, de modo sincero e espontâneo. Queríamos que fosse um filme para todos os tipos de público, porque a mensagem do Papa é universal”. Um filme com o Papa Dom Dario Edoardo Viganò, assessor da Secretaria de Comunicação da Santa Sé, deu início ao projeto junto com o cineasta alemão. Ele disse em entrevista à agência Sir: “O filme que Wenders realizou sobre o Papa é uma experiência do falar de si, por parte do Papa, através de um tecedor capaz de reconstruir e entrelaçar a nar…